Páginas

O Fogo de Serrinha do Catimbau. Por:Manoel Severo



João Caxeado, um dos defensores de Serrinha do Catimbau

Também na região do agreste pernambucano, o Rei do Cangaço; Virgulino Ferreira, encontrava abrigo e acolhida à sua epopéia nômade cangaceira. Fazendas nas vastas terras entre municípios como Bom Conselho, Águas Belas e Itaiba, traziam oportunamente momentos de descanso e ajuste de negócios entre o líder cangaceiro e seus protetores. Em uma dessas paragens junto ao poderoso coronel Zezé Abílio, lider político e maioral de Bom Conselho, possivelmente pode ter se iniciada a trama do terrível assassinato de José Gomes no sítio Queimada do André e o fogo de Serrinha do Catimbau, quando Maria Bonita é ferida.


Severo e Vilela em visita ao túmulo de Zé Gomes em Paranatama (Serrinha)


Detalhe na sepultura de Zé Gomes

Algumas versões são apresentadas para explicar os episódios daquele Julho de 1935; é Antônio Vilela, dedicado pesquisador de Garanhuns com excelente trabalho sobre a presença de Lampião no agreste pernambucano, que nos conta: "Algumas versões são apresentadas para a ação de Virgulino e seu grupo naquela época, mas a verdade é que o chefe cangaceiro estava em missão a serviço do Coronel Zezé Abílio; a princípio, naquele 20 de julho de 1935, foi até o sítio Queimada do André, ajustar uma conta que o fazendeiro José Gomes Bezerra possuia junto a Zezé Abílio; o fazendeiro conhecido pelos modos rudes e fortes, chegou até a afrontar com palavras o rei do cangaço, que sem titubear, ordenou a morte do mesmo."


 Fachada da Casa de Chiquito, centro de Serrinha



Destas casas partiram os tiros dos moradores de Serrinha


Detalhe da atual praça do fogo de Serrinha do Catimbau, à nossa esquerda a casa de Chiquito, à nossa direita o casário onde estavam os defensores. (Na época não havia a praça)

Continua Vilela: "A notícia do assassinato de João Gomes correu como rastro de pólvora pela redondeza, deixando em alerta as comunidades vizinhas; em Serrinha do Catimbau, cerca de uma légua do ocorrido, a população se organiza sob o comando de João Caxeado, inspetor de quarteirão e seu auxiliar Oséias Correia. De fato Lampião; ao lado de Cabo Velho, Medalha, Maçarico, Gato, Moita Brava e ainda Maria Bonita e Maria Ema, entram pelo principal arrudado do lugar. O chefe cangaceiro tinha endereço certo, novamente sob missão lhe confiada pelo Coronel Zezé Abílio, ruma célere à residencia do indivíduo Chiquito; que mantinha contas a ajustar com o poderoso coronel. A horda cangaceira não tem tempo de concluir seu intento, ao bater à porta da casa de Chiquito é surpreendida com saraivada de balas, vinda das casas situadas do outro lado da rua; no combate , Maria Bonita e Maria Ema foram baleadas e o cachorro Dourado morreu crivado de balas, obrigando o bando a fuga prematura", conta o pesquisador.

Manoel Severo.

8 comentários:

  1. Interessante que mais cidades do nordeste possam se organizar para realizar debates a cerca do cangaço. Não conhecia essa história do Catimbau, nem muito menos que Maria Bonita havia sido baleada antes do dia de sua morte e nem que havia tido uma cangaceira chamada Maria Ema. para nós que somos curiosos e interessados no tema, esse tipo matéria é muito importante.

    Parabens ao município e que possam realizar o debate programado.

    Ricardo Lima.

    ResponderExcluir
  2. interesante essa historia do cangaço estou lendo um livro interesante pois o titulo e lampião o rei do cangaço e conta exatamente como escrito aqui parabens aos historiadores,

    ResponderExcluir
  3. AGORA ESTOU LENDO O LIVRO [O INCRIVEL MUNDO DO CANGAÇO MUITO INTERESANTE E CONTA HISTORIAS E PASSAGENS POR LUGARES QUE VIRGULINO E SEU BANDO PASSOU QUE EU NUNCA IMAGINEI MAIS UMA VEZ PARABÉNS AO ESCRITOR DESSA OBRA PRIMA BELISSIMO LIVRO UM ABRAÇO AO CARIRI CANGAÇO.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!!!
    Moro em Paranatama, a antiga Serrinha do Catimbal, cresci ouvindo as milhares de verssões sobre o fato.

    ResponderExcluir
  5. Esta história eu já conhecia desde criança pois o Sr Oseias correia era meu avo. (Jeovane) .

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a matéria. Fico pensando se Lampião não foi usado algumas vezes por Coronéis (endividados ou não), sem saber o risco que corria. Ousabia do risco mas não era Home de voltar a trás.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Eunice Maria Da costa16 de julho de 2024 às 10:08

      Boa tarde, Minha familia era Toda de Serrinha do Catimbau, a maioria foi pra Sao Paulo, onde nasci. Diz uma prima que minha avo era Irma de Joao Caxiado, estou fazendo minha arvore genealogica, poderia os trocar informacoes sobre essa familia? Obrigada

      Excluir