José Voltaire e José Peixoto Júnior
Há algum tempo fomos apresentados ao livro "Bom de Veras e Seus Irmãos", espetacular obra que nos traz a incrível história da vida e morte dos cangaceiros da Serra do Araripe, Irmãos Marcelinos: Bom de Veras, João Vinte Dois e Lua Branca. Ao iniciar a leitura, de pronto, nos transportamos como por mágica ao universo sertanejo do cariri cearense e da serra do Araripe da época do começo dos anos 20, tal a forma e o magnetismo emprestado ao texto pelo grande escritor José Peixoto Junior.
Peixoto Júnior, o "poeta vaqueiro", nasceu no Caririzinho, no lado pernambucano da Serra do Araripe; casou com Dona Mundinha, de tradicional família de Barbalha e está radicado em Brasília desde 1975; tivemos o privilégio de termos o relançamento de seu livro sobre Bom de Veras e seus Irmãos, na edição 2009 do Cariri Cangaço, quando o mesmo nos brindou com sua palestra sobre os Marcelinos.
José Peixoto Junior
Pedro Barbosa e Peixoto Jr
Danielle, Severo, Rafaela, Pedro e Peixoto Junior
José Voltaire, Danielle, Peixoto Júnior e Severo
Neste sábado; agora a pouco; tivemos a satisfação de almoçar com esse grande poeta e escritor vaqueiro, aqui em Brasília. Peixoto Júnior ao lado filho, José Voltaire, nos ofereceu um almoço no Restaurante Dom Francisco.Eu, Danielle, meu filho Pedro e minha nora Rafaela, passamos momentos muito agradáveis ao lado do grande amigo.
De conversa fácil, de riso sincero e um coração imenso, Peixoto Junior já confirmou sua presença, juntamente com o filho Voltaire, em nosso Cariri Cangaço 2010; fazendo uma ressalva: "Quer o mesmo rojão do ano passado! De manhã, tarde e noite!" mas já o tranquilizei, informando que durante as tardes teremos um pouco de descanso.
Peixoto me confidenciava; "Severo o mais incrível no Cariri Cangaço é sem dúvidas a reunião desta grande confraria de amigos, isso não tem preço". Antes de nos despedirmos, Peixoto me fez um pedido:"Já que você está em Brasília poderia convidar alguns políticos para o Cariri Cangaço, alguns deles possuem grande semelhança com os Cangaceiros!!!!"
Vou pensar no assunto. Aceitamos sugestões.
Grande abraço amigo Paixoto, até agosto no Cariri Cangaço.
Manoel Severo.
Caro Manoel Severo, que bom!!!
ResponderExcluirIsso é muito importante para a valorização do evento!!
Parabéns pelo seu empenho, se considere um vencedor!!!
Abraços!!
Professora Célia Magalhães.
O livro de Peixoto Junior é espetacular, como diz o texto, nos sentimos dentro da história.
ResponderExcluirPouca gente do Ceará e da região do cariri conhece a história dos cangaceiros marcelinos.
Esperamos poder visitar o alto do leitão neste cariri cangaço, uma vez que ano passado ficaram devendo.
obrigada
MARILIA LOPES
Zé Peixoto é um desses matutos que se guarda no coração, valeu severo pela visita e por nos trazer mais um pouco deste grande poeta.
ResponderExcluirLindomar Reinaldo , Barbalha-Ceara
Professora Célia e Lindomar, muito obrigado.
ResponderExcluirCara Marília e Rui, estamos nos esforçando para neste ano, com certeza irmos até o Alto do Leitão, 95% de confirmação.
Abraços,
Manoel Severo