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Coronel José Osório de Farias Por:Romero Cardoso


José Osório de Farias, Zé Rufino

Considero extremamente oportuna a idéia da comissão organizadora do Cariri Cangaço 2010, a ser realizado no mês de agosto, na região do cariri, estado do Ceará, de inserir no evento a figura do Coronel José Osório de Farias, o qual ficou conhecido como Zé Rufino.
 
Sanfoneiro afamado em seu estado natal – Pernambuco – Zé Rufino diversas vezes foi convidado por Lampião para integrar o bando. Quando não encontrou outra saída, entrou na força volante para escapar de certa e inexorável vingança implacável do “rei do cangaço”. Lampião insistiu para que àquele humilde tocador de sanfona o acompanhasse pelas caatingas. Motivo? Nem mesmo Zé Rufino soube explicar direito a Paulo Gil Soares quando da filmagem de “Memória do Cangaço”, primeira película cinematográfica a inserir as célebres imagens captadas pelo síro-libanês Benjamin Abraão Botto.
 
Talvez a resposta esteja na forma como Zé Rufino se portou quando de sua inserção nas volantes baianas a fim de dar caças aos cangaceiros, pois após o ataque do bando de lampião a Mossoró recrudesceu a perseguição de forma impressionante, o que forçou Lampião a fugir, na companhia de quatro asseclas, para o estado da Bahia, ficando inativo por quase um ano. Quando retornou às atividades corriqueiras, mostrou-se extremamente violento e perigoso.

Corisco, o Diabo Louro
 
A clara vantagem desfrutada pelo bando de Lampião na Bahia, quando imprimiu a marca célebre de sua guerra de guerrilha às inexperientes forças volantes, foi alterada quando tarimbados sertanejos pernambucanos foram convocados para a campanha. Zé Rufino e os Nazarenos, implacáveis e vingativos perseguidores de Lampião, engrossaram as fileiras militares e equilibraram o Jô de força nas caatingas daquele estado, causando baixas consideráveis no bando cangaceiro.
 
José Rufino participou de inúmeros combates, tendo matado mais de duas dezenas de cangaceiros. Ele se tornou um dos mais respeitados chefes militares no ensejo da perseguição aos cangaceiros do outro lado do São Francisco. Cangaceiros conhecidos pelos apelidos de Pai Véi, Mariano, Barra Nova, Zepellin, Canjica, Zabelê, etc., foram mortos pelo comandante volante e seus soldados, sendo o último cangaceiro que matou – Corisco – o que mais notoriedade lhe rendeu.
 
Disfarçados de ciganos, Zé Rufino e sua tropa alcançaram Coriso, Dadá e uma menina, a quem a esposa do cangaceiro havia se afeiçoado, na região de Brotas de Macaúbas, na Chapada da Diamantina. Dadá quem enfrentou o tiroteio, tendo em vista que a cinco de maio de 1940 o “Diabo Louro” estava aleijado de ambos os braços. O objetivo claro era se apoderar do montante em dinheiro que o cangaceiro conduzia, bem como do ouro acumulado em anos de rapina pelo sertão. Passados os anos turbulentos das perseguições aos cangaceiros, Zé Rufino comprou fazendas na região de Jeremoabo, no estado da Bahia.

Dadá
 
Acometido de acidente vascular cerebral, Zé Rufino mandou, em diversas ocasiões, procurar Dadá, para pedir perdão, mas recebeu, em todas as oportunidades, negativas furiosas da irascível sertaneja, pois como boa parte dos de sua raça, não perdoa, ama os amigo e odeia os inimigos com a mesma intensidade.
 
Zé Rufino inspirou o personagem “Antônio das Mortes” no clássico filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, cuja característica impressiona em razão do diretor tê-lo colocado a serviço do poder em todas as formas.

José Romero Araújo Cardoso

NOTA CARIRI CANGAÇO: A Conferência de Abertura do Cariri Cangaço será com o pesquisador Antônio Amary Correia de Araujo com o Tema: Zé Rufino, o Matador de Cangaceiros, a se realizar no dia 17 de agosto de 2010, na cidade de Barbalha.


Geraldo Ferraz assume Cadeira na ALANE


Geraldo Ferraz

A Academia de Letras e Artes do Nordeste - ALANE, acolheu seu mais novo membro neste começo de semana. O confrade e amigo, escritor Geraldo Ferraz assumiu a cadeira número 29 da ALANE, entidade de grande prestígio cultural, no estado de Pernambuco. A ALANE foi fundada em 27 de janeiro de 1978 e que tem como objetivo promover o desenvolvimento e a preservação dos valores culturais da Região Nordeste do Brasil.

A entidade, que tem núcleos em outros estados do Nordeste, cada um com 15 membros, agrega escritores, atores, pintores e musicistas e conta com um quadro de 60 acadêmicos, no seu núcleo-sede, no Recife.


Nossa Senhora das Dores presente ao Cariri Cangaço 2010


Matriz de Nossa Senhora das Dores em Sergipe

Caro Manoel Severo !
Meu nome e João Paulo, sou historiador e pesquisador em Sergipe e junto com alguns amigos gostaria de participar do Cariri Cangaço. Entretanto, estamos com dúvidas quanto à data do evento, já que no banner que aparece no blog é 17 a 22 de agosto e quando clicamos no banner "confira a programação" aparece o período de 22 a 27 de setembro. Por gentileza, o senhor poderia tirar-nos esta dúvida, bem como informamos sobre a possibilidade de apresentação, de nossa parte, de um poster haverá sessão para comunicações? sobre a Presença do cangaço na história de N. Sra. das Dores/SE, cujo tema já temos artigo e documentário prontos.

Faremos o possível para estar aí no Cariri Cangaço e, certamente, aprenderemos muito sobre a saga destes homens e mulheres, levando, também, alguns detalhes sobre sua presença na história dorense.


Abraço cordial e espero vê-lo no Cariri Cangaço 2010!


Pof. João Paulo Araújo de Carvalho
Coordenador do Projeto Memórias de N. Sra. das Dores/SE

NOTA CARIRI CANGAÇO: Prezado Professor João Paulo e amigos de Dores, cidade que tivemos o privilégio de conhecer no inicio deste ano; vocês estão com a razão, ainda mantemos no Banner lateral de divulgação, a programação do ano passado, a programação do Cariri Cangaço 2010, estará sendo postada no próximo dia 06 de Junho, aguardem! Abraço fraterno e esperamos os senhores de braços abertos.

GABRIEL HENRIQUE

Eu quero meu Sertão de Volta Por: Anselmo Alves


Nos últimos dez anos tenho viajado freqüentemente pelo sertão de Pernambuco, e assistido, não sem revolta, a um processo cruel de desconstrução da cultura sertaneja com a conivência da maioria das prefeituras e rádios do interior. Em todos os espaços de convivência, praças bares e na quase maioria dos shows, o que se escuta é música de péssima qualidade que, não raro desqualifica e coisifica a mulher e embrutece o homem.
O que adianta as campanhas bem intencionadas do governo federal contra o alcoolismo e a prostituição infantil, quando a população canta “beber cair e levantar”, ou ‘dinheiro na mão e calcinha no chão”?



O que adianta o governo estadual criar novas delegacias da mulher se elas próprias também cantam e rebolam ao som de letras que incitam a violência sexual? O que dizer de homens que se divertem cantando “vou soltar uma bomba no cabaré e vai ser pedaço de puta pra todo lado”? Será que são esses trogloditas que chegam em casa, depois de beber, cair e levantar, e surram suas mulheres e abusam de suas filhas e enteadas?

Por onde andam as mulheres que fizeram movimento feminista, tão atuante nos anos 70 e 80, que não reagem contra essa onda musical grosseira e violenta? Se fazem alguma coisa, tem sido de forma muito discreta, pois leio os três jornais de maior circulação no estado todos os dias, e nada encontro que questione tamanha barbárie. E boa parte dos meios de comunicação são coniventes, pois existe muito dinheiro e interesses envolvidos na disseminação dessas músicas de baixa qualidade.

E não pense que essa avalanche de mediocridade atinge apenas os menos favorecidos da base de nossa pirâmide social, e com menor grau de instrução escolar. Cansei de ver (e ouvir) jovens que estacionam onde bem entendem, escancaram a mala de seus carros exibindo, como pavões emplumados, seus moderníssimos equipamentos de som e vídeo na execução exageradamente alta dos cds e dvds dessas bandas que se dizem forró eletrônico. O que fazem os promotores de justiça, juízes, delegados que não coíbem, dentro de suas áreas de atuação, esses abusos?

Quando Luiz Gonzaga e seus grandes parceiros, Humberto Teixeira e Zé Dantas, criaram o forró, não imaginavam que depois de suas mortes essas bandas que hoje se multiplicam pelo Brasil praticassem um estelionato poético ao usarem o nome forró para a música que fazem.

O que esses conjuntos musicais praticam não é forró! O forró é inspirado na matriz poética do sertanejo; eles se inspiram numa matriz sexual chula! O forró é uma dança alegre e sensual; eles exibem uma coreografia explicitamente sexual! O forró é gênero musical que agrega vários ritmos como o xote, o baião, o xaxado; eles criaram uma única pancada musical que, em absoluto, não corresponde aos ritmos do forró! E se apresenta como bandas de “forró eletrônico”! Na verdade, Elba Ramalho e o próprio Gonzaga já faziam o verdadeiro forró eletrônico, de qualidade, nos anos 80.

Em contrapartida, o movimento do forró pé-de-serra deixa a desejar na produção de um forró de qualidade. Na maioria das vezes as letras são pouco criativas; tornaram-se reféns de uma mesma temática. Os arranjos executados são parecidos! Pouco se pesquisa no valioso e grande arquivo gonzaguiano. A qualidade técnica e visual da maioria dos cds também deixa a desejar, e falta uma produção mais cuidadosa para as apresentações em geral.


Da dança da garrafa de Carla Perez até os dias de hoje formou-se uma geração que se acostumou com o lixo musical! Não, meus amigos: não é conservadorismo sem saudosismo! Mas não é possível o novo sem os alicerces do velho! Que o digam Chico Science e o Cordel do Fogo Encantado que, inspirados nas nossas matrizes musicais, criaram um novo som para o mundo. Não é possível qualidade de vida plena com mediocridade cultural, intolerância, incitamento à violência sexual e ao alcoolismo!

Mas, felizmente, há exemplos que podem ser seguidos. A Prefeitura do Recife tem conseguido realizar um São João e outras festas de nosso calendário cultural com uma boa curadoria musical e retorno excelente de público. A Fundarpe tem demonstrado a mesma boa vontade ao priorizar os projetos de qualidade e relevância cultural.

Escrevendo essas linhas, recordo minha infância em Serra Talhada, ouvindo o maestro Moacir Santos e meu querido tio Edésio em seus encontros musicais, cada um com o seu sax, em verdadeiros diálogos poéticos! Hoje são estrelas no céu do Pajeú das Flores! Eu quero o meu sertão de volta!

Anselmo Alves
Pesquisador e documentarista.
Pernambucano de Serra Talhada.

NOTA CARIRI CANGAÇO: Artigo nos enviado por Kydelmir Dantas - Mossoró RN


Lançamento DVD Cariri Cangaço 2009 em Crato




É neste próximo dia primeiro de junho, terça-feira, a solenidade oficial de Lançamento do DVD Cariri Cangaço 2009 - Lampião no Ceará "Verdades e Mentiras".

DATA: 01 de junho 2010
LOCAL: Teatro do Centro Cultural da RFFSA - Crato
HORA: 19:30 h

Você é nosso Convidado

Produção Cariri Cangaço

Com o advento do GPS os Labirintos se Desfazem Por: Paulo Britto


Paulo Britto e o filho Benner, no Cariri Cangaço 2009


Em resposta a matéria “Os labirintos de Lampião” por Alcino Alves.

Antes de mais nada, registro meu mais profundo respeito e admiração pelo autor sertanejo, de onde é minha essência alagoana. Pois minha mãe Cyra Britto Bezerra, nasceu nas barrancas do Rio São Francisco, margem sergipana, na Fazenda Gerimun.

Alcino é um vitorioso por tudo que já fez, incluindo no campo dos escritos. Só peço vênia, para discordar com a maior veemência e vindo do mais profundo substrato do meu coração, com as suas colocações contidas em parte da matéria que fala da minha querida Piranhas e do combate travado por meu pai Cel. João Bezerra da Silva e sua volante, na Grota de Angico.

As suas colocações instigantes, que não vem de hoje, vem desde a edição do seu livro“Lampião Além da Versão. Mentiras e Mistérios de Angico”, que se coloca como sendo o único conhecedor, ou vislumbrador de uma verdade, que segundo ele, até hoje não foi relatada por nenhum participante do referido combate, que não foram poucos e pelas autoridades civis e militares da época, referentes a 07 Estados da Federação, que Lampião devastou e as que se seguiram, juntamente com grandes e renomados pesquisadores e historiadores.


Tenente João Bezerra, sentado à esquerda 

O autor, em seu texto diz: “Precisa-se urgentemente que se faça à última e definitiva tentativa de não eternizar as grandiosas mentiras que se tornaram verdades na Grota de Angico”


Aqui respondo: Eu me junto ao amigo neste apelo, mas que seja uma obra de credibilidade sem desmerecer as de credibilidade já existentes.Mais adiante comenta: “Tudo que se relaciona com aquele fatídico combate à inteligência humana é incapaz de compreender ou explicar”.

Desculpe-me mais uma vez discordar, pois sendo filho de quem sou, com a convivência que tive com diversos personagens dessa história, escritores e historiadores e a biblioteca que possuo, posso asseverar que o combate de Angico não poderia ter sido mais dissecado do que já foi.


Paulo Britto em entrevista no Cariri Cangaço 2009 

O autor ainda diz: “Fico deveras abismado com a inércia dos pesquisadores, historiadores e autoridades”...Decorridos 72 anos do combate de Angico, você coloca como sendo uma inércia massacrante. Quem sabe não seja porque não se tenha mais o que dizer ou do que duvidar.

Tenho no rol dos grandes e sérios escritores do tema, queridos amigos que me orgulho de desfrutar da amizade de cada um e que diante de exaustivo trabalho de pesquisas e entrevistas não deixam qualquer margem de dúvida quanto ao que já foi relatado sobre o combate de Angico.

Portanto, meu querido Alcino, já é hora de se por um basta nestas colocações que como você bem o diz “que mesmo com o passar dos anos ninguém as descobriu nem as descobrirá”. Talvez, quem sabe, não há o que descobrir.

A minha admiração, o meu respeito, não só pelo “Caipira de Poço Redondo”, mas, também pelo sertanejo de Canindé do São Francisco, de Piranhas, um patrimônio da região sertaneja.

Paulo Britto

NOTA CARIRI CANGAÇO: Paulo Britto é filho do tenente João Bezerra e dona Cyra Britto, nos deu o prazer de estar presente ao Cariri Cangaço 2009 e é presença certa no Cariri Cangaço 2010.

Os Labirintos de Lampião Por: Alcino Alves Costa



Entardecer na cidade de Piranhas, Alagoas


Aproxima-se mais um aniversário da morte de Virgulino Ferreira da Silva, o maior bandoleiro da América Latina. Turistas do Brasil e de outros países chegam às margens e barrancos do “Velho Chico” e se destinam ao porto da Forquilha. Dali a multidão segue para o célebre riacho, abarrotando a veredinha de pessoas ávidas por conhecer o lendário local onde aconteceu o fim de Lampião, Maria Bonita e mais nove de seus companheiros, além da derrocada final do cangaço nordestino; grande flagelo que desgraçou a vida dos povos interioranos de sete estados brasileiros. 

Piranhas, nas Alagoas, Canindé de São Francisco e Poço Redondo, em Sergipe, procuram, na medida do possível, prestigiar esse tão esperado dia com palestras, encontros e missas. Tudo muito bonito. Tudo muito merecido. Os turistas se aglomeram em volta e pelo meio do riacho, sentados nos barrancos e nas pedras, para assistir o culto religioso onde um padre, todo paramentado, discorre em seu sermão a magnitude daquela data. Contudo, precisa-se, urgentemente, que se faça à última e definitiva tentativa de não eternizar as grandiosas mentiras que se tornaram verdades da Grota de Angico. 

Sabemos perfeitamente que tudo que se relaciona com aquele fatídico combate à inteligência humana é incapaz de compreender ou explicar. Ali em Angico, o rei cego, numa trama genial e fabulosa, fincou o seu maior mistério, e com a finalidade única de estontear os caçadores de sua saga, deixou que se enraizassem grandes mentiras que mesmo com o passar dos anos ninguém as descobriu e nem jamais as descobrirá.

 Angico, município de Poço Redondo, Sergipe

Fico deveras abismado com a inércia dos pesquisadores, historiadores e autoridades outras, que se deixaram envolver e acreditar nas mentiras de Angico. Fazendo assim, com que se perpetuem como verdadeiros os depoimentos sabidamente mentirosos e contraditórios dos que participaram, no teatro da luta, daquela hora final do homem das barrancas do riacho São Domingos e seus companheiros.

As atitudes e estratégias de Lampião estavam muito além de tudo aquilo que a inteligência humana é capaz – ou incapaz – de explicar ou compreender. Podendo-se afirmar que os labirintos criados pelo notável bandoleiro dos tabuleiros da Serra Vermelha se constituem num enigma que ninguém conseguiu descobri-lo com o passar dos anos. Inexplicavelmente a trama de Angico ficou oculta para todo o sempre.

Lampião, você é realmente um bravo, um herói invulgar. O homem brasileiro tem a obrigação de se curvar perante a sua sabedoria e aceitar que você, lá do Além, não se canse de gargalhar desdenhosamente da quase nenhuma inteligência de todos nós, pobres pecadores que não temos forças para enfrentarmos um mito de sua grandeza. Como se fosse um bruxo – e bruxo ele era – Lampião fez com que todos os que viveram a agonia de Angico ficassem envoltos em intermináveis contradições. Cada um, seguindo ditames diferentes e misteriosos, querendo contar os fatos conforme as suas próprias vontades, e assim, deixando aqueles que precisavam registrar o grandioso épico na mais completa desilusão.

 Velho Chico; à margem esquerda: Piranhas; na direita: Poço Redondo

Os que viveram acompanharam e participaram daquele lendário instante da agonia e morte do cangaço nordestino, desde muito, estão ameaçados pelo avanço da idade. Os poucos que ainda vivem estão próximos, muito próximos, do ciclo final de suas vidas, escasseando, assim, os que se envolveram direta ou indiretamente naquela epopéia sertaneja.

E os mistérios que ali se eternizaram como é que ficam? Será que os pesquisadores e historiadores irão continuar fazendo pouco caso desses inexplicáveis fatos que cercam a Grota de Angico e assim deixar que os falsos depoimentos continuem com a auréola de verdade da História? Sou de opinião que ainda existem algumas pedras que não estão corretamente assentadas no tabuleiro da história do cerco e ataque de Angico. E eu não compreendo o porquê dos que vivem rastejando as pegadas históricas do homem do sertão de Pernambuco não sentirem o menor interesse em desvendar esses mistérios. E, ainda mais, fugir, “como o diabo foge da cruz”, quando se projeta em consertar as distorções gritantes que repousam nas páginas da literatura do cangaço, sem se falar na monumental má vontade de pelo menos se tentar desvendar algumas – eu disse algumas – das famosas fábulas de Angico. Algumas dessas fábulas me atormentam. 

Vejam partes delas no próximo artigo.


Alcino Alves Costa
O Caipira de Poço Redondo


O Abraço de Tarciso Leite

 


Professor Tarciso Leite, presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora

Prezado Manoel Severo,

 Gostei do Cariri Cangaço; é muito importante para a história do cançago aurorense e caririense. Parabéns. 
Abraço do Tarciso Leite.

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Moreno e a Vingança Implacável de Lampião Por: Romero Cardoso



Sebastião Pereira e Silva (Sinhô Pereira) ocupa posição destacada na grande saga do cangaço nordestino, tendo sido um dos seus comandantes. Era neto de Andrelino Pereira, o Barão do Pajeú. Em suas andanças pelo sertão, na vida bandoleira, Sinhô Pereira se comportou como homem honesto e nobre, tendo como meta a vingança de dois parentes, vítimas da violenta luta entre as famílias Pereira e Carvalho, que encharcou de sangue e ódio o vale do Pajeú, desde o ano de 1848.

Sob o comando de Sinhô Pereira, como chefe de cangaço, esteve Joaquim Laurindo de Sousa, cearense nascido em Missão Velha no ano de 1898, que passou a ser conhecido pelo apelido de Moreno, devido a cor da sua pele.  Ele se destacou como cabra de confiança do seu chefe, entre tantos que compunham o bando cangaceiro.
Antes de ingressar no cangaço, sob as ordens de Sinhô Pereira, Joaquim Laurindo residiu na fazenda Bom Nome, na comarca de Vila Bela (hoje Serra Talhada, Estado de Pernambuco), de propriedade de João (Janjão) Pereira, irmão de Sinhô Pereira, onde conheceu e fez amizade com muitos cangaceiros, mais tarde seus companheiros na vida bandoleira.

Numa festa no Bom Nome, Joaquim Laurindo conheceu, em meados de 1914, uma moça de nome Luísa Alves Batista, filha do vaqueiro Tomás, misto de agregado e capataz da fazenda Pitombeira, também situada na comarca e Vila Bela, pertencente a Antônio Pereira, filho do Barão do Pajeú e tio de Sinhô Pereira. Havia inimizade entre os dois por causa de divergências corriqueiras. Desde logo, Joaquim Laurindo começou a namorar a filha do vaqueiro Tomás, contra a vontade do “Coronel” Antônio Pereira, que para ela tinha um outro pretendente ao casamento. Luísa estava decidida a se unir por laço matrimonial ao jovem cearense de Missão Velha, o que de fato aconteceu, acompanhando-o até o fim de sua jornada de infortúnios.

Luísa Alves Batista nasceu no dia 25 de agosto de 1894, na fazenda Pitombeira, onde se criou, possuindo razoável grau de instrução para a época. Como Joaquim Laurindo era analfabeto, ela logo tratou de alfabetizá-lo aos pouco, conseguindo bons resultados. Apesar da oposição do “Coronel” Antônio Pereira, Luísa e Joaquim Laurindo se casaram em 1916 e foram residir na fazenda de Janjão Pereira, porque nenhum outro proprietário de terras da comarca de Vila Bela ousaria aceitar o casal como seus moradores, para não desagradar o intransigente dono da fazenda Pitombeira.

Logo após o casamento, deu-se o ingresso de Joaquim Laurindo no bando de Sinhô Pereira, pois a fazenda Bom Nome era um dos coitos preferidos pelo grupo.  Um outro local de concentração de cangaceiros na comarca de Vila Bela, era a fazenda Abóboras, pertencente ao “Coronel” Marçal Florentino Diniz, mais tarde propriedade do “Coronel” José (Zé) Pereira Lima, genro e cunhado do antecessor.

Então, já com o apelido de Moreno, Joaquim Laurindo serviu lealmente a Sinhô Pereira em seus propósitos cangaceiros. No bando, Moreno conheceu e conviveu com importantes companheiros, entre os quais Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) e seus irmãos. A primeira retirada de Sinhô Pereira para o Estado de Goiás ocorreu em dezembro de 1918. Por isto, Moreno decidiu abandonar o cangaço, indo se fixar no Barro (Estado do Ceará), onde não chegou a desfrutar da proteção do “Major” José Inácio de Sousa. Em março de 1920, com o retorno de Sinhô Pereira ao sertão do Pajeú, Moreno voltou à vida cangaceira, nela permanecendo na companhia do seu chefe, até que se largou em definitivo o cangaço e regressou a Goiás, o que se deu no dia 8 de agosto de 1922. Em decorrência disto, o bando passou a ser comandado por Lampião.

 Dona Alexandrina Pereira Lima (Dona Xandu) 

Moreno, então, recebeu convites entusiásticos, da parte do novo chefe, para permanecer no cangaço, não os tendo levado em consideração. Tal recusa lhe trouxe a aversão de Lampião.Depois disso, Moreno e sua família passaram a morar na fazenda Saco dos Caçulas, pertencente a Marcolino Pereira Diniz, situada nas proximidades do povoado Patos de Irerê, no município de Princesa (Estado da Paraíba). Ele logo mereceu a confiança de todos que ali viviam, dedicando-se tão-somente à agricultura e ao pastoreio. Por sua vez, Luísa muito se aproximou da senhora Alexandrina Pereira Lima (Dona Xandu), esposa e sobrinha do “Coronel”     Zé Pereira Lima, a ponto de se tornar a sua queijeira preferida.

Continua...
Romero Cardoso

O Abraço de Cláudia Leitão



Cláudia Leitão, ex-Secretária de Cultura do estado do Ceará

Caro Manoel Severo,

Parabéns pelo evento Cariri Cangaço!!
Saudades do Cariri! Grande abraço.

Cláudia Leitão

Zé Lourenço e Antônio Conselheiro se Encontram no Cariri Cangaço 2010


Capela de Santo Inácio de Loyola no Sítio Caldeirão

O Sítio Histórico do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato; palco da vida e obra do Beato José Lourenço, acolhe os convidados do Cariri Cangaço 2010, na manhã do segundo dia do evento.



O Caldeirão foi um dos movimentos messiânicos mais significativos da história do Nordeste; acontecido em terras cearenses, a comunidade formada por cerca de mil pessoas era liderada pelo paraibano de Pilões de Dentro, José Lourenço Gomes da Silva, mais conhecido por Beato Zé Lourenço. No Caldeirão, os romeiros e imigrantes trabalhavam todos em favor da comunidade e recebiam uma quota da produção. A comunidade era pautada no trabalho, na igualdade e na religiosidade, sob as benções do Padre Cícero Romão Batista. Após a morte do sacerdote de Juazeiro, os seguidores de Zé Lourenço foram obrigados a sair do Caldeirão, até que foram vítimas de chacina ainda no ano de 1937, na Mata dos Cavalos, Serra do Araripe.



Já Antônio Conselheiro, cearense de Quixeramobim, seguidor de Padre Ibiapina, construiu no final do século XIX a espetacular comunidade no arraial de Canudos, no sertão baiano. Também perseguido pelas forças governamentais foi vítima junto com sua comunidade em outubro de 1897 de uma das maiores tragédias do nordeste, quando foram mortas cerca de vinte e cinco mil pessoas e arrasadas e queimadas mais de cinco mil casas.


Professor Lemuel Rodrigues, Professor Sandro Leonel e Danielle Esmeraldo

Professor Domingos Sávio

Pesquisador Múcio Procópio


Depois de todos esses anos, Zé Lourenço e Antônio Conselheiro se encontram no Cariri Cangaço. Na abertura de seu segundo dia, na Capela de Santo Inácio de Loyola, no Sítio Caldeirão do Deserto, a partir das 9:30 H, teremos as Conferências: Religiosidades, Memórias e Movimentos Sociais, com o professor doutor, Lemuel Rodrigues, e a Conferência: Antônio Conselheiro – O Perfil, com o pesquisador e professor Múcio Procópio.



O Moderador do Debate será o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo; teremos ainda como Debatedores dos Temas Apresentados; o professor Domingos Sávio Cordeiro e o professor Sandro Leonel, bisneto de Severino Tavares.



Cariri Cangaço, a história contada como você nunca viu! 



SERVIÇO: Dia 18 de agosto de 2010 – 9:30 H Manhã do segundo dia do Cariri Cangaço – Sítio Caldeirão do Deserto – Crato – Ceará.



Produção Cariri Cangaço

Lampião pelas Terras de Missão Velha Por:Bosco André


Natinho da Caiçara, Manoel Severo e Bosco André

Em conversa com o Sr. Miguel Pinto, antigo morador do Sítio Tuncas, já falecido, o mesmo contou-me que em um dado momento, isso no mês de junho de 1927, se encontrava em sua casa, no Sítio Tuncas, cuja moradia se localizava nas imediações da casa do seu sogro Amâncio Alves; quando viu chegar muitos homens a cavalo;os cangaceiros de Lampião; e de imediato começaram a lascar uns cortiços de abelhas que o seu sogro conservava em frente a sua casa da fazenda e passaram a comer o mel e o saburá existentes nos cortiços; pelo visto estavam com muita fome.

Em seguida chegou um homem franzino, alto, de chapéu de couro, lenço vermelho ao pescoço, tratava-se de Lampião e repreendendo aos seus cangaceiros, com palavras de ordem, “que não se faz aquilo em propriedade de ninguém” e, aí Lampião se dirigiu ao seu sogro, Sr. Amâncio Alves, que a essa altura já se encontrava em meio a cabroeira, para perguntar quanto custava aquele estrago feito na sua propriedade, ao que o seu sogro respondeu, nada haver a pagar, foi aí que o Sr. Amâncio, se ofereceu para mandar preparar um almoço; era cerca de 10 horas do dia; para o bando, tendo Lampião agradecido.

No ato, Lampião pediu para deixar um animal ali em sua propriedade, que era de um amigo de Floresta-Pernambuco, e que depois mandaria apanhá-lo, pedindo ainda, um cavalo emprestado e uma pessoa para guiá-lo até a casa do seu amigo Zezé Tavares, no sítio Caiçara, pois não conhecia o caminho por alí. De pronto, o Sr. Amâncio, emprestou o animal e destacou ao próprio Miguel Pinto, seu genro e meu entrevistado, para ensinar o caminho para a Caiçara.

Seu Lino, filho de Lino Tavares; se encontrava no ventre materno quando sua casa foi invadida

Aqui Miguel Pinto, observa e lembra que Lampião, sempre ficava arredio, distante da cabroeira, cerca de umas duzentas ou mais braças. Foi quando aí chegaram a casa do Sr. Lino Tavares, no mesmo sítio Tuncas, se encontrando no alpendre o Sr. Lino, os cangaceiros dirigiram-se ao mesmo, perguntando se tinha alguma coisa para comer naquela casa, ao que ouviram de resposta de Lino, que nada tinha para oferecer, os cangaceiros entraram de casa a dentro e ao chegar a cozinha, onde se encontrava a mulher do Sr. Lino, preparando um pão de milho (cuscús) e feijão já pronto, os cangaceiros, comeram o feijão, o pão de milho e quebraram as panelas e voltaram para o alpendre, encostando o Sr. Lino, na parede com os rifles encostados a sua cabeça ameaçando-o de matá-lo, foi quando se aproximou o Capitão Virgulino, que mandou seguir e que deixasse o homem em paz.

Ao chegarem ao sítio Caiçara, na casa do amigo Zezé Tavares, o mesmo não se encontrava em casa, mais a sua mulher Dona Lídia Cavalcante, os recebeu e mandou logo matar uma ovelha para a feitura de comida para o bando, mandou colocar em uma mesa grande, farinha, queijo e rapadura para os homens que vinham muito famintos. Em seguida chegou Lampião, agradeceu a boa acolhida por parte da matrona e disse a Miguel Pinto, que podia voltar, levando também o animal do seu sogro e que o agradecesse, Miguel Pinto, aliviado, criou alma nova, pois pensava que iria ser até morto (foi aí que o Sr. Miguel Pinto, contou-me que ao ser abordado, por um cangaceiro de Lampião a pedido do seu sogro, na sua casa lá nas Tuncas, para ir ensinar o caminho, se encontrava com uma febre muito alta, más ao receber a ordem, para guiar os cangaceiros, o medo foi tão grande, que a febre cessou na mesma hora). 

 Local da Antiga Casa de Zezé Tavares na Caiçara


Danielle Esmeraldo na Fazenda Caiçara de Zezé Tavares

Bosco André e Natinho da Caiçara

Depois de deixar a propriedade do Sr. Zezé Tavares, após percorrer cerca de dois quilômetros voltando para as Tuncas, fora seguido por um dos cangaceiros de Lampião, que lhe dera o recado de que o Capitão desejava falar-lhe, deixou um dos animais amarrado na estrada e voltou pensando de que seria morto por Lampião, ao chegar na presença do temido bandoleiro, este, lhe perguntou se usava camisas de mangas compridas ou curtas, tendo Miguel Pinto, informado que usava de mangas compridas, foi aí que Lampião ordenou a um dos seus cangaceiros, que desse a Miguel Pinto, dois cortes de tecidos para fazer duas roupas (calças e camisas) da mais nobre mescla da época. O Capitão saiu da fazenda de Zezé Tavares direto para a Ipueiras, em Aurora onde foi arquitetado o plano para invadir Mossoró

Bosco André
Historiador

NOTA CARIRI CANGAÇO: Tivemos o privilégio de acompanhar o confrade Bosco André pelas terras de Zezè Tavares, um dos grandes coiteiros de Lampião em terras cearenses. Entrevistamos o Senhor Natinho da Caiçara e o senhor Lino Tavares, remanescentes daquele fatídico junho de 1927.

Bahia de Todas as Letras Por: Pawlo Cidade


Dia 02 de junho acontece uma das maiores celebrações da literatura em nosso município. É o primeiro de muito eventos que virão por aí. Trata-se do Bahia de Todas as Letras. Diálogos sobre literatura, lançamento de livros, homenagens e bate-papo com escritores serão alguns dos ingredientes que irão compor a premiação da 4ª edição do Concurso Literário Bahia de Todas as Letras, realizado pelas editoras Via Litterarum e Editus, com o patrocínio da Fundação Chaves e apoio da Fundação Cultural de Ilhéus. Nesta oportunidade também estarei lançando uma coleção de livros infanto-juvenis, às 11:20 da manhã e às 20:30 horas.



Local: Teatro Municipal de Ilhéus. As inscrições são gratuitas! Conto com vocês.

Maiores Informações com o amigo Pawlo Cidade


A Seca Por: Leandro Cardoso





Meu sertão ‘stá cinzento, sim sinhô!
Quando nele se abate grande sede,
Todo dia é cristão dentro da rede,
Esqueleto que a morte carregou.

A família que cedo desertou
Já vai longe, num carro atrás do verde.
Pergunta, olha e grita: “meu Deus quêde
A fartura que o sol esturricou?”

Na estrada, silente, segue a vida,
Sem direito sequer à despedida,
Pra quem deixa ou quem fica, tudo em vão...
Não se chora! Chorar não vale a pena!
A lágrima não deixa mais amena
A sêca que abrasa o coração.


Para os amigos Manoel Severo e Dílson Tavares
Leandro Cardoso Fernandes

Amélia Macedo Linard e o Cariri Cangaço




Adorei essa reunião, e as fotos!Pena não estar presente!!
Fico muito feliz, esse Cariri Cangaço promete ser ótimo. Parabéns às minhas tias-avós pela forma. Estaremos juntas no Tipi. Um abraço
Amélia Linard, Amelinha; sobre a reunião do Cariri Cangaço com a 
família Macedo do Tipi.

"Para quem não sabe,  a autora do comentário acima; nossa querida amiga Amelinha, ou Amelia Maria Macedo Linard; tem uma profunda afinidade com o Cariri Cangaço, explico: Além de ser bisneta de Marica Macedo, é filha de dona Eailce e Maraton Linard, é também portanto, neta de Antônio Linard; ferramenteiro e mecânico, que pelos idos de 1927 limpou o armamento de Lampião; e tem mais: Amelinha está a frente da equipe Cariri Cangaço de Missão Velha, como Secretária de Administração de nosso amigo prefeito Washington. Querida Amelinha, saiba que vamos nos esforçar sim, para o Cariri Cangaço 2010, corresponder as expectativas de todos os nossos amigos, principalmente pela parceria vital de todos vocês".
Manoel Severo.

Zé Rufino de Sanfoneiro a Matador de Cangaceiro Por:Ivanildo Silveira


Zé Rufino e sua volante, em foto de 1936


Em 1936, em um período em que Lampião já vivia uma discreta decadência, Zé Rufino eliminou o bando de Mariano, um cangaceiro da velha guarda que acompanhava o Rei do Cangaço há 13 anos. O bando foi destruído em Cangaleixo (SE), o que ajudou a torná-lo o maior matador de cangaceiros.

Segundo afirmou ao cineasta Paulo Gil Soares, Ele eliminou cerca de vinte integrantes dos bandos ligados a Lampião. Os homens de Mariano usavam roupas muito ricas, com peças de ouro e moedas de prata nos chapéus de couro. As cabeças dos bandoleiros foram cortadas e expostas em vários locais com o objetivo de provar à população que eles haviam sido eliminados.

Um ano depois Zé Rufino, um simples civil ;sanfoneiro; contratado para combater os cangaceiros, enfrentou os grupos de Lampião e Zé Sereno no episódio conhecido como Fogo de Domingo João, na Fazenda Crauá. Aparentemente, esse foi o último combate de Lampião. O cangaceiro “ BARRA NOVA” foi morto no confronto e o soldado da volante Antônio Izidoro saiu ferido no braço.
De acordo com a descrição do pesquisador Antônio Amaury Corrêa de Araújo, o combate se deu da seguinte forma:

Rosalvo Marinho, amigo e coiteiro de Lampião, chegou à fazenda correndo e avisou os cangaceiros:
"Foge que vem aí! Sai daí! Sai já, que a força vem aí!"
Lampião, calmamente, perguntou:
"Força de quem?"
O coiteiro respondeu que era de Zé Rufino.

Mais tenso, Zé Sereno ordenou a seu bando que se equipasse (pegasse as armas e demais equipamentos). Lampião, ainda mais tranqüilo, disse:
"Se a força vier, nós vamos brigar; se não vier, vamos comer. A comida já está no fogo e não vamos deixar pros macacos. Ou comemos ou briguemos."

Pouco tempo depois rajadas de metralhadora espalharam as brasas do fogo e atingiram nas costas o cangaceiro Barra Nova, cozinheiro de plantão. O cangaceiro Novo Tempo também foi ferido. Os cangaceiros fugiram depois de garantir a retirada de Maria Bonita e das cangaceiras Sila e Dulce.

Ivanildo Silveira
Colecionador do Cangaço

Fonte: lampiaoaceso.blogspot.com

NOTA CARIRI CANGAÇO: Zé Rufino é o tema da Conferência de Abertura do Cariri Cangaço 2010, dia 17 de agosto na cidade de Barbalha, com o pesquisador Antônio Amaury Correia de Araujo.

O Bandido e seus Encantos Por:Wescley Rodrigues


 
"Lampião! Grito de dor, brado de guerra, chocalhar de dentes de tanto pavor, chispa de ódio, gemido de desalento, esturro de vaidade, lampejo de ambição, grandeza de valentia - signo de uma época, fim de uma era."


Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros


O bandido, assim como o herói, se fazem cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos. Muitos desses passam de uma existência real para uma ficcional – ou vice-versa - já que subjetivamente os sujeitos vão atribuindo a eles toda uma gama de narrativas e, sobre essas suas “histórias reais”, são criadas narrativas exóticas, heróicas, covardes, misteriosas, tentando, assim, legitimar o lado bom ou mal do bandido, o heróico ou o cruel.

Fato é que o herói e o bandido são faces de uma mesma moeda e a maior parte deles são admirados no Ocidente. Quem, nos seus tempos de criança, não se viu encantado ou boquiaberto assistindo, no cinema ou na televisão, os filmes de faroeste americano, onde os trajes típicos dos “mal-feitores” e do Xerife fascinavam em meio ao ambiente desértico? A ousadia dos assaltos, o linguajar típico, os constantes roubos de comboios e de “mocinhas inocentes” nos deixavam atônitos nas poltronas, enquanto na tela, entre tiros - às vezes certeiros outros não –, aqueles “camaradas”, que roubavam por longo tempo nossa atenção, iam embora montados nos seus cavalos deixando para trás somente a poeira que levantava quando rompiam rapidamente os caminhos íngremes.

Professora Ana Lúcia, Lili Gonçalves e Professor Wescley Rodrigues, no Cariri Cangaço 2009
Bestificados ficávamos admirando aqueles “foras-da-lei” e, no nosso cotidiano íamos gradativamente alimentando esta admiração sem sabermos o porquê. Muitas vezes queríamos transportar, das telas, uma figura fictícia para a vida real, quem sabe para que eles pudessem vir a fazer a justiça que tanto almejamos. Mas nem só de figuras do cinema Hollywoodiano vive o homem! A maior parte das vezes a ficção parte da vida real, de sujeitos que viveram em uma temporalidade específica, bandidos que, no seu tempo, foram amados e odiados ao extremo. Muitos se tornaram, posteriormente, mitos, servindo de exemplo de luta para aqueles que querem ver uma sociedade melhor e contestam a força despótica do Estado. 

Esses se apropriam da história desses bandidos elevando-os a uma nova categoria, ressignificando-os e usando-os como bandeira de luta.Outras vezes, o bandido temido torna-se o santo milagroso, aquele que ouve o clamor dos sofredores e intercede ao Sagrado em favor dos “miseráveis mortais”. Tornam-se santos extremamente populares – sem serem beatificados oficialmente – por serem identificados pelo “povo sofredor” como alguém que viveu as agruras e incertezas que cercam a vida humana; que tiveram uma vida sofrida e, mesmo que nela tenham trilhado um caminho errante, mereceram o perdão, alcançado, muitas vezes, devido à crueldade da morte que lhes foi imposta. A morte seria, assim, um meio de purgar todos os seus pecados e erros.

Não sabemos ao certo o que chama a nossa atenção sobre um tema tão violento e regado de sangue como o cangaço, talvez ele esteja tão vivo na nossa subjetividade por representar a coragem que nunca tivemos, a ousadia reprimida, o desejo de mudança de um sistema.

Prof. Wescley Rodrigues