Páginas

Piranhas, Patrimonio Nacional

.
Diário de Viagem - Piranhas
Dia 27, 16h 45min


Saimos de Nazaré, percorremos  mais 40 km até Floresta, 65 Km para a Petrolândia do amigo Bin Laden, 55 km para o entrocamento para Paulo Afonso, passamos pela emblemática Delmiro Gouveia, Olho D'agua do Casado e por fim, as 16h e 15min, chegamos a princesa do Velho Chico: Piranhas.

Piranhas é simplesmente linda, parece que foi tirada de um conto de fadas para o sertão das Alagoas, para o baixo São Francisco; é a única cidade do semiárido nordestino a ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Lá atras era chamada de Tapera ainda no século XVIII tendo sua emancipação em 03 de junho de 1887. "Conta-se que, num riacho da Tapera, um caboclo pescou uma grande piranha e quando chegou em casa, lembrou que tinha deixado a faca e falou para o filho: "vá ao porto da piranha e traga o meu cutelo", e assim a antiga Tapera virou a promissora Piranhas.





Piranhas mantem um patrimonio arquitetônico invejável, as pequenas casas e pousadas com suas fachadas coloridas e extremamente bem cuidadas; as ruas de paralelepipetos, limpas e bem sinalizadas, suas igrejas, praças, seu Museu do Sertão, o majestoso Velho Chico e seu pequeno porto: Dali saiu João Bezerra na noite de 27 de julho de 1938 rumo a Angico...

Atualmente a cidade em sua parte histórica é movida pelo turismo. Bares e botecos de fino gosto e comida muito boa, unida a calma e tranquilidade do lugar, fazem de Piranhas o quinto destino turistico de Alagoas. Todos os anos recebe milhares de turistas, notamente em função de sua grande ligação com o tema Cangaço. Mas seu grande visitante apareceu ainda no século XIX, ainda em 1859 foi visitada pelo Imperador D. Pedro II, e a partir dali ganhou impulso comercial com a navegação a vapor pelo Rio São Francisco e posteriormente, a chegada da estrada de ferro construída pelos ingleses.

Sejam bem vindos a Piranhas...
Amanhã: Angico e muito cangaço!
.

Nazaré do Pico, e um encardido Nazareno...

.
Diário de Viagem - Nazaré do Pico
Floresta, Dia 27, 10h 25min

Tenente João Gomes de Lira e a homenagem do Cariri Cangaço

Da fazenda São Miguel, novamente retornando à PE 390, seguimos rumo a Floresta, não sem antes pararmos para também prestar uma das mais justas homenagens do Cariri Cangaço. Depois de 19 km chegamos a famosa Nazaré, antes Carqueja, Nazaré do Pico, enfim... o solo sagrado onde nasceram e viveram os mais ferrenhos e corajosos perseguidores de Lampião: Os nazarenos , terra de João Gomes de Lira.




Quem chega ou passa por Nazaré, muitas vezes não percebe aquela figura notável, sentado sob uma sombra imensa de uma das poucas árvores defronte áquela simpática casa de alpendre, bem de frente ao cemitério da pequena localidade. Pelas manhãs e sempre ao final da tarde, o Tenente João Gomes de Lira, um dos últimos combatentes de Lampião que ainda estão com vida, e um dos lendários nazarenos, se mantém ali, em sua cadeira de rodas, como o grande paladino e guardião protetor, de sua Nazaré.
.

Danielle Esmeraldo e Ricardo Sabadia em visita ao Tenente

Nascido em 03 de Julho de 1913, hoje com 97 anos; impossível não se contagiar com a elegancia, a atenção e a delicadeza deste grande e bravo combatente das caatingas. Filho do lendário Gomes Jurubeba, primo dos não menos famosos; Euclides, Manoel e Odilon Flor, David Jurubeba, Manoel Neto, e tantos outros que deram sua vida ao combate do banditismo, Tenente João Gomes de Lira, recebeu do Cariri Cangaço um justo Certificado de Honra ao Mérito por toda sua história em prol da justiça e da cidadania.

Manoel Severo

Nazaré, uma história a parte dentro do cangaço

.
Diário de Viagem - Nazarenos
Floresta, Dia 27, 10h 35min

Igrejinha de Nazaré, construida em 1921

Impossível para qualquer estudioso, pesquisador ou mesmo um mero curioso dos assuntos ligados ao cangaço, não perder pelo menos boas horas de suas pesquisas dedicadas ao bravo povo de Nazaré. Atualmente guardados na memória por sua valentia e destemor e pelas muitas batalhas travadas com seu pior inimigo: Virgulino Ferreira da Silva.

Os embates começaram quase que na mesma época da criação da vila, na ainda fazenda Carqueja ; em 1923, já mudados da Passagem das Pedras para as proximidades de Carqueja, os irmãos: Antônio, Virgulino e Levino Ferreira começaram a fazer história e conheceriam ali seus mais ferrenhos e encardidos perseguidores: Os Nazarenos.

Odilon e Luiz Flor

Odilon Flor, Euclides Flor, Manoel Jurubeba e Pedro Tomaz

Gomes Jurubeba, pai de João Gomes de Lira

Ildefonso de Sousa Ferraz, Manoel Gomes de Lira, João Jurubeba e João Gomes 

Nomes como João Flor e seus filhos: Odilon, Manoel, Euclides, Ildefonso; Manoel Neto, David e João Jurubeba, João e Manoel Gomes de Lira, Lero, Pedro Tomaz e muitos outros viriam a escrever seus nomes; muitos com o próprio sangue; nesta inigualável saga do cangaço. Visitar Nazaré é reverenciar a memória desses grandes sertanejos.

.
Tenente Coronel Manoel Neto; "Cachorro Azedo", um dos mais ferozes Nazarenos

Monumento aos filhos de Nazaré que tombaram em armas...

Aqui repousam muitos dos que enfrentaram Lampião e os seus

Paulinho...O guardião do Tenente

.
"Tem coragem ir tomar conta de pai,
em Nazaré?"

Tenente João Gomes, Severo e Paulo Sérgio, o nosso amigo Paulino, recebendo o presente enviado pelo confrade Aderbal Nogueira

Paulo Sérgio, ou Paulinho, para os muitos amigos do Tenente João Gomes de Lira, já faz parte da família. De sorriso fácil, amável, sincero e super atencioso, cuida do grande nazareno há nove anos. Aqui em Nazaré chegou logo depois de casado, criou desde criancinha seu primeiro filho, o pequeno Mawell; e foi aqui que ganhou seu segundo pai: João Gomes de Lira.

"Aqui é bom porque é calmo e ruim
porque é calmo demais..."

O arruado de Nazaré talvez venha a ter em suas duas ruas principais, cerca de 100 casas, talvez 500 a 700 moradores, um lugar verdadeiramente mantido por uma única família. Ali o tempo passa devagar, bem devagar, nos sábados e domingos ainda se ouve aqui e acolá, um ou outro "som" tocando um sertanejo manso, um Roberto Carlos, ou mesmo um "Aviões do Forró"... Meninos e meninas correm daqui "pra'li" , rapazes e mocinhas andam pela calçada da pequena igreja, conversam de frente às suas casas e por entre uma partida e outra de sinuca, os moradores vão se encontrando, palestrando e mantendo os fatos em dia...Aqui pouco se fala da façanha de seus primeiros e inesquecíveis filhos.

Sempre ao lado do amigo e pai

Para variar, nunca deixa uma visita sair "abanando" as mãos; que o diga Ricardo Sabadia e o saco lotado de mangas.

Quem visita ao Tenente João Gomes de Lira, já se acostumou ao seu fiel escudeiro. É quem arruma, quem leva para a calçada, quem coloca para almoçar, quem ajuda à sesta do meio dia, quem nos lembra de assinar o famoso livro de presenças, quem nos mostra as fotos da família e quem nos faz ver que vale a pena acreditar na bondade de coração.

Paulo Sérgio...Paulinho, parabéns por ser a pessoa humana que é, por seu exemplo de desprendimento e dedicação, por sua simplicidade e amor incondicional, parabens por ser mais um bravo filho de Nazaré.

Manoel Severo
.

O centenário Luiz de Cazuza...

.
Diário de Viagem,Serra Talhada
Fazenda São Miguel,
Dia 27 , 8h 30min


Euclides falava que o "nordestino é antes de tudo um forte". Quem conhece Luiz de Cazuza, vai compreender o que essas palavras representam. Saindo de Serra Talhada, percorremos 5 km até entrar na PE 390, rumo ao município de Floresta, daí a 31 km entramos na estrada "José Saturnino" a mesma que nos leva à Passagem das Pedras,  onde Virgulino nasceu. Depois de 5km de chão batido se chega a Fazenda São Miguel; berço e morada do centenário Luiz de Cazuza.




Homenagem do Cariri Cangaço a Luiz de Cazuza

Ainda rebuscando o que lhes resta da espetacular memória, seu Luiz nos traz inúmeras lembranças de seu tempo de menino e rapazola, quando por mais de "14 vezes se deu com Virgulino". Nascido ali mesmo na Fazenda São Miguel; Luiz, filho de Cazuza e seus irmãos; eram vizinhos de seu Zé Ferreira, pai dos irmãos Ferreira, e ali desde meninote lembra dos momentos que se deram, primeiro com o almocreve Virgolino e tempos depois com o cangaceiro Lampião. Na oportunidade o Cariri Cangaço entregou a "Seu Luiz de Cazuza", um diploma de reconhecimento por toda uma vida dedicada ao nosso sertão.


Danielle, Marisa, João, Sabadia, Lia e Sophia na Fazenda São Miguel
Manoel Severo
.

Presépios Campeões...

.
Diário de Viagem, Triunfo
Dia 27, 2h 15min


Por toda a história da humanidade, os presépios foram se consolidando como uma maravilhosa manifestação de fé e devoção a apartir do nascimento de Jesus Cristo. Em todo o mundo cristão, podemos vislumbrar as mais variadas formas e encantamentos nascidas do coração dos fiéis.

Diana Lopes e Danielle Esmeraldo

Virgem Maria de Triunfo e de Vassourinha

Dani e dois dos tres Reis Magos sertanejos

Em Triunfo, nossa querida pesquisadora, professora, escritora e fantástica anfitriã, Diana Lopes, a cada ano nos brinda com seus Presépios Campeões. Esse 2010 Diana nos traz uma criação simplesmente fantástica; confeccionado com  materiais regionais e preponderantemente vassourinhas, Diana nos apresenta um grande presente de Natal, como vocês o Presépio de Vassourinhas, de Diana Lopes.

Menino Deus...

Caretas, a grande paixão de Diana Lopes

São José do sertão...

Manoel Severo, de Triunfo, mas já em Piranhas...Alagoas: Desafio, encontrar sinal de internet para deixar todos os amigos informados. Agora é:

Cangaço...aguardem!
.

Festival de Natal de Triunfo

.=
Diário de Viagem - Noites de Natal
Dia 27, 1h 10min


Durante todo o mês de dezembro, o município de Triunfo se enche de encanto e luzes coloridas para celebrar o Natal. A iniciativa é do Sesc Pernambuco que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Triunfo e do Sebrae. É o 5° ano do Projeto Natal Triunfo, evento que reúne atividades esportivas, culturais e religiosas em diversos pontos da cidade, com entrada gratuita. A abertura oficial da programação aconteceu no úlitmo dia 18 com a Serenata de Natal, seguida de um cortejo pelas ruas da cidade e de lá até hoje, a maravilhosa cidade serrana vive um verdadeiro encanto de natal. Nós da Caravana Cariri Cangaço viemos até aqui para contar como é essa maravilhosa festa, para vocês.

Cine Theatro Guarani na noite deste dia 26

A Festa se dá ininterrupta encantando os principais pontos turisticos da bela Triunfo, como a Igreja do Rosário, a Igreja Matriz, o Lago João Barbosa Sitônio e o majestoso Theatro Cinema Guarany, palco  do Concerto da Cidade. Triunfo ainda reservou uma grande surpresa para todos: O público pode se divertir  conhecendo a cidade de trem. Os passeios estão sendo feitos desde o dia 23 e se encerram neste dia 26, com saídas às 9h, 16h e 19h30, do Sesc Triunfo, pelas ruas da cidade até o Museu do Cangaço; nesta noite tivemos um Grande Recital de Natal homenageando Luiz Lua Gonzaga.

Coral Aboios de Serrita abriram as homenagens ao Rei do Baião


Murilo, Diretor de Cultura de Serrita, Danielle e o Coral Aboios

Manoel Severo e André Vasconcelos, SESC Triunfo



Triunfo parou para homenagear Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

Manoel Severo e pesquisadora Diana Lopes

Grande artista e produtor cultural Zé Manoel, André Vasconcelos e Danielle Esmeraldo

Danielle Esmeraldo
.

Casa Grande das Almas

.
Diário de Viagem,
Casa Grande das Almas, Dia 26,
21h 39min


Do centro de Triunfo, pegando uma das ladeiras que desembocam no açude, cerca de 2km nos separam da chácara da família Timóteo, do grande amigo, pesquisador do cangaço, Assis Timóteo. A Casa Grande das Almas, propriedade que já chamaria atenção pelo próprio título; é cercada de história, memória e encantamento.

Dona Geraldina, Severo e Sabadia


A chácara fica na área rural de Triunfo , no alto do Sítio das Almas, já na divisa dos estados de Pernambuco com a Paraíba. Seus mais de 15 cômodos mantêm como num grande museu, peças e artefatos da época de sua construção; final do Século XIX; e que pertenceram ao  alferes João Timóteo de Lima, avô de nosso confrade Assis Timóteo. Metade do casarão fica em território pernambucano e outros cômodos em solo paraibano.




De um lado Pernambuco,
do outro, Paraíba;
e o Rei do Cangaço

Um dos pontos curiosos da Casa Grande das Almas é uma de suas salas; de um lado da sala estamos em Pernambuco, do outro lado, Paraíba. É a divisa entre os municipios de Triunfo e Princesa. Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, mantinha um bom relacionamento com a elite de Triunfo e na década de 20, esteve por diversas vezes hospedado na Casa Grande pelo coronel João Tomóteo, onde passava noites jogando cartas ao lado de seu estado maior. Quando sofrendo perseguição, conta-se que abrigava-se nas Almas, daí,quando a volante pernambucana chegava ali, o rei do cangaço passava para o lado paraibano da casa , onde a policia pernambucana não podia atuar, e quando era perseguido pelos paraibanos, fazia o inverso...

Ao mesanino onde Lampião costumava jogar cartas...

Alferes João Timóteo, foto acima e o fardão da Guarda Nacional

Do lado de cá, Triunfo, do lado de lá, Princesa...

A Capela e o Mausoléu...

A chácara do Sítio das Almas possui uma singular Capelinha entre os jardins smpre muito bem cuidados, que acabam ligando a casa grande ao Maosoléu da Família, edificado mais ao fundo da propriedade. Pelo magnetismo e beleza ímpar do lugar, a Capelinha é lugar comum para os enlaces matrimoniais da elite de Triunfo.



O Divino Espírito Santo abençoa a Capela




Manoel Severo
.