.
O Memorial da CHESF na cidade de Paulo Afonso ficou totalmente lotado para a maravilhosa noite de abertura do Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita. O berço da rainha do cangaço reuniu em grande estilo, destacados estudiosos, pesquisadores, escritores, universitários, empresários, lideranças políticas e classistas, para reverenciar a história de uma das sertanejas mais famosas do planeta: Maria Gomes de Oliveira, a Maria do Capitão; Maria Bonita de todos nós.
Antônio Galdino, Mestre de Cerimônia do evento
João de Sousa Lima, coordenador geral do Seminário
Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Janinho
As Conferências de Abertura tiveram a doutora Juliana Ischiara, do Ceará, sobre o Papel da Mulher no Cangaço, trazendo aspectos dos vários desafios enfrentados pelas sertanejas que participaram deste importante fenômeno nordestino, pontuando as questões do paternalismo e da sociedade machista reinante. Juliana também apresentou as mudanças ocorridas a partir da entrada das mulheres no cangaço e a força da personalidade de Maria Bonita.
Juliana Ischiara
Kiko Monteiro
A segunda conferência da noite ficou sob a responsabilidade do músico e bloqueiro Kiko Monteiro, da cidade sergipana de Lagarto. Kiko Monteiro apresentou para uma atenta platéia a força da mulher cangaceira, prepoderantemente Maria Bonita, na música brasileira e internacional. Com uma apresentação rica em imagens e som, Kiko conseguiu emocionar a todos revivendo sucessos imemoriais de grandes compositores brasileiros, com destaque para o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Nely Gonçalves e Luiz Ruben
Kiko Monteiro e José Cícero
Romário, Jack de Witt e Pawlo Cidade
Dona Fátima, Nely e Dra. Francisquinha
Gilmar Teixeira e Bosco André
Alcino Costa e casal Dr. Pedro Luiz e Mariele
Voldi e Wilson Seraine
Felicidade para todos os congressistas, melhor dizendo, seminaristas, que participaram e continuarão participando até a manhã, 26, das festividades em comemoração ao centenário da nossa amada rainha Maria Bonita.
ResponderExcluirE que Deus proteja cada família ao retornar para as suas cidades.
José Mendes Pereira - Mossoró-RN.
Sou um recém chegado do assunto e tudo que tenho a dizer é que estou mto triste de não poder estar aí (em Paulo Afonso)!!! Tantas personalidades reunidades, tantas histórias, memórias e eu não pude ir.
ResponderExcluirQuero deixar o meu parabéns ao Ilustre João de Sousa Lima (grande organizador e meu iniciador no tema) e o meu muito obrigado ao blog pela ótima cobertura do Seminário!
Felipe - Macaé/RJ
Como admiradora e seguidora do assunto Cangaço, assumo, que inveja dos participantes deste congresso.
ResponderExcluirCom certeza adquiriram tanto conhecimento...mas um dia eu vou.
Isabel Zastani
Caros amigos
ResponderExcluirO Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita foi um grande sucesso.
João de Sousa Lima está de parabéns pelo belíssimo trabalho.
Gostaria de destacar o apoio de Gilmar e Voldi que, junto com João, foram grandes anfitriões e trouxeram grandes oportunidades de conhecer a história do cangaço e as belezas de Paulo Afonso.
A sapiência desse trio de ouro foi uma fonte onde todos puderam saciar a sede de saber.
Conhecer Angiquinho, de Delmiro Gouveia, foi um sonho realizado.
Muito obrigado meus queridos amigos e, mais uma vez, parabéns pelo sucesso desse grande evento