Páginas

Mulheres e mais mulheres no Cangaço...

Amigo Severo,

Este final de semana tive a visita de uma amiga jornalista que está defendendo a sua tese sobre o tema "As mulheres no Cangaço", fazendo um paralelo com a mulher sertaneja de hoje e a mulher sertaneja na época de Lampião. A amiga Nicole de França já é familiarizada com as histórias cangaceiras, pois há cerca de 8 anos ela esteve com a nossa equipe gravando um Seminário em Mossoró, sobre Cangaço. Na época, o nosso monossilábico Paulo Gastão era o nosso presidente, e desde então a amiga Nicole vem interessada no tema.
 

Nicole de França,  a mais nova integrante da Família Cariri Cangaço

Em breve ela irá em uma de nossas reuniões para entrevistar os amigos pesquisadores e também pretende ir a Angico em julho para participar da missa e entrevistar algumas pessoas lá também, para a sua tese de mestrado na FIC - Faculdade Integrada do Ceara.

Abraços
Aderbal Nogueira
.

7 comentários:

  1. é verdade que maria bonita tinha um caso com luis pedro ,e tambem ouvi falar que tinha um caso com sabonete
    isso e verdade obrigado desde já,perfeito o blog!

    ResponderExcluir
  2. Que bom!
    Que a verdadeira história do cangaço nordestino possa recuperar o tempo perdio, digo, sair definbitivamente das brumas da escuridão e do esquecimento(forçado que foi durante muito tempo pela chamada história oficial)e assim possa se fazer de vez Universal.
    José Cícero
    Auora-CE
    www.prosaeversojc.blogspot.com
    www.blogdaaurorajc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O "monossilábico Paulo Gastão"... muito boa essa definição....

    E o cangaço ganhando mais espaço na Academia.
    Parabéns à Nicole e que seu trabalho esteja disponível em breve.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabéms pelo trabalho que está sendo realisado,pois o tema em questão vai desmistificar um cangaço tipicamente masculino,gostaria de ter acesso ao mesmo, após a apresentação.

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo não é sabido em nenhuma literatura no cangaço que Maria Bonita tivesse traído lampião,até porque a traição no cangaço era paga com a morte,veja o caso de Lili a mulher de Moita Brava traiu-o com o cangaceiro Pó Corante,Lídia mulher do psicopata Zé Baiano traiu ele com bem-ti-vi e foi morta a pauladas,Cristina a mulher de Português traiu ele com Gitirana o forrozeiro do grupo de Corisco ,foi morta por Candieiro,Luíz Pedro e outro cangaceiro quando ela ia chegando a sua casa.

    ResponderExcluir
  6. Quanto a Luíz Pedro era apaixonado por Durvinha,como o preferido dela foi o Moderno( apelido de Virgínio viúvo de Maria Angélica irmã de Lampião,de Antônio,de Livino e de Ezequiel)e depois Moreno, o Luíz Pedro arranjou outra companheira a Neném.

    ResponderExcluir
  7. breve,breve serei eu,outra mulher que estudo o cangaço,escrevi o meu projeto no edital da chamada pública do centro cultural banco do nordeste sobre uma palestra sobre as mulheres no cangaço e também estou me interessando pelo tema sobre a invasão dos cangaceiros a Mossoró e o contra-ataque dos mossoroenses.

    ResponderExcluir