Páginas

Cariri Cangaço chega com força ao facebook


Querida família Cariri Cangaço, às vésperas de nosso Cariri Cangaço 2011, temos a grata satisfação de inaugurar mais um espetacular canal de comunicação e aproximação com nossos muitos amigos de todo o Brasil e do planeta. O Cariri Cangaço que já se consolida como uma das páginas mais visitadas do país sobre a temática cangaço e coisas do nordeste, chega com força ás redes sociais, através do facebook.

Sob a coordenação da área de comunicãção do Cariri Cangaço, que tem a frente o jornalista Heldemar Garcia e Micheline Andrade, o Cariri Cangaço inaugura sua nova fase. Se nossa página na internet já se tornou visita obrigatória para os amantes da cultura nordestina, agora vamos invadir todo o Brasil com essa magia contagiante que só encontramos por aqui...

Jornalista Heldemar Garcia e Micheline; equipe de comunicação e marketing Cariri Cangaço

A você que gosta das coisas de nosso nordeste, que navega pelas redes sociais, te faço um convite: adicione Cariri Cangaço no facebook,e se torne mais um amigo desta grande idéia.

Adicione hoje mesmo Cariri Cangaço no facebook e venha fazer parte desta grande família !

Tudo pronto para mais um Cariri Cangaço Por:José Cícero

Sete importantes municípios da região caririense já se preparam para sediar a 3ª edição do Cariri Cangaço 2011 - o grande encontro da história do Cariri e do Nordeste brasileiro.


Todos os pesquisadores, historiadores e demais adeptos da história do Cangaço, do Nordeste e do Ceará estão sendo convidados para participar de 20 a 25 de setembro da III edição do CARIRI CANGAÇO – O maior e mais interessante evento do país a tratar da temática lampiônica e congenêres. Mas de 150 pesquisadores convidados do Brasil inteiro, assim como renomados estudiosos do assunto estarão abrilhantando o Cariri Cangaço 2011 que acontece nas cidades de Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Porteiras, Barro e AURORA(conforme programação abaixo). O tema central deste ano é: "Da Insurreição à Sedição".

A expectativa de todos quantos compõem a organização do CC é de que este ano o acontecimento possa superar as edições dos anos anteriores, notadamente pela grande notoriedade que o evento alcançou junto a comunidade científica, acadêmica e na opinião pública de um modo geral. Tanto que o próprio curador Manoel Severo vem tendo dificuldade no sentido de conseguir administrar a contento toda a demanda de participações e discussões temáticas para os seminários que acontecerão nos seis municípios que sediarão a iniciativa este ano.

Com uma programação bem elaborada e bastante diversificada, o CC 2011 tem tudo para agradar por assim, dizer gregos e troianos em face da organização primorosa e, sobretudo por conta da abrangência dos assuntos postos na pauta para os palestrantes e debatedores, enfatizou o professor José Cícero, secretário de cultura de Aurora onde inclusive o evento acontece pela segunda vez com o tema: A Trama da Ipueiras e a Invasão de Mossoró, cujo palestrante será o historiador e memorialista missãovelhense Bosco André.

Secretário José Cícero e o Cariri Cangaço 2010, nas Ipueiras

Em Aurora a comitiva de pesquisadores convidados fará uma visitação turísticas a alguns pontos marcantes da passagem de Lampião e seu bando pelo território aurorense, além de outros acontecimentos históricos de grande monta, tais como: A Fazenda Impueiras do coronel Izaías Arruda e Zé Cardoso onde ocorreu a trama com vistas a invasão de Mossoró e o suposto cerco, traição e tentativa de envenenamento de Virgulino junto com seu bando. Como também o sítio Taveira( do fogo do Taveira), as minas do Coxá pertencentes ao padre Cícero, a antiga estação ferroviária onde ocorreu o bárbaro assassinato do Cel. Izaías Arruda, além da necrópole da bailarina dentre outros.

Mais uma vez, a Prefeitura municipal através do prefeito Adailton Macedo juntamente com a sua secretaria de Cultura vem dado total apoio ao evento.O II Seminário CARIRI CANGAÇO seção de AURORO acontece a partir das 19:30h no auditório do Salão Paroquial (ao lado da matriz) no centro da cidade. Sob o tema: A trama da Ipueiras e a invasão de Mossoró proferida pelo pesquisador Bosco André.

José Cícero
Secretario de Cultura de Aurora
Pesquisador e Escritor do Cangaço

Exposição Cangaceiros no Cariri Cangaço 2011

Ricardo Albuquerque e Manoel Severo

Um dos destaques especiais do Cariri Cangaço 2011, será a Exposição "Cangaceiros"; o mais espetacular conjunto de imagens já produzidas sobre o cangaço do ciclo lampiônico, fruto do espírito empreendedor do cearense Ademar Albuquerque, fundador da Abafilm e  grande mentor da aventura vivida pelo mascate Benjamin Abrahão, no desafio de filmar e fotografar o Rei do Cangaço. A Exposição "Cangaceiros" que já esteve presente em vários estados brasileiros e também no exterior, é presença certa e honrosa no Cariri Cangaço 2011.

 Ângelo Osmiro e a preparação das Peças de "Cangaceiros" que se preparam para estar no Cariri Cangaço 2011
Cariri Cangaço e Exposição "Cangaceiros" mais um presente a quem participar do Cariri Cangaço 2011
                                               Ângelo Osmiro e Ricardo Albuquerque
  
Na tarde deste último dia 29, a Curadoria do Cariri Cangaço, representada por Manoel Severo, esteve ao lado do confrade Ângelo Osmiro fechando a participação da Exposição "Cangaceiros" no Cariri Cangaço 2011. Na oportunidade em reunião com Ricardo Albuquerque, ficou acertado lançamento da Exposição no dia de abertura do evento, 20 de setembro, no Centro Cultural do Araripe, Galeria de Arte da RFFSA, logo após a solenidade de abertura do evento, que acontecerá no Teatro Municipal de Crato,  a partir das 19 horas.

Para Ricardo Albuquerque "será muito importante termos a Exposição Cangaceiros dentro da programação do Cariri Cangaço, uma vez que teremos um número muito grande de pesquisadores, escritores, enfim, e sem dúvidas é um grande evento". Para Ângelo Osmiro, pesquisador e escritor do cangaço a presença da Exposição Cangaceiros "traz mais um diferencial ao evento, que já é o maior do Brasil, quando possibilitará a todos os participantes conhecer o que temos de melhor em termos de imagens do Bando de Lampião".

Benjamim Abrahão e o Rei do Cangaço

A mostra reúne 86 fotografias que ilustram etapas da trajetória dos grupos cangaceiros entre 1926 e 1938, parte das fotografias foram feitas por Benjamin Abrahão, o famoso mascate libanês que ganhou a confiança de Lampião, em 1926, e tornou-se seu fotógrafo “oficial”, a partir da parceria com Ademar Albuquerque, da Abafilm. Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo "a chegada da Exposição Cangaceiros, é mais uma conquista de todos que fazem o Cariri Cangaço, é sem dúvida o maior e mais qualificado conjunto de imagens de Virgulino Ferreira, dessa forma, só temos a agradecer a gentileza do amigo Ricardo Albuquerque e ressaltar a grande honra de receber e acolher a Exposição no Cariri Cangaço 2011".

Agora é com você, venha ao Cariri Cangaço 2011 e viva também esse grande presente: Exposição Cangaceiros !

Serviço:
Exposição Cangaceiros
Abertura, dia 20 de setembro de 2011
Largo da RFFSA - Centro Cultural do Araripe, Crato Ceará
Hora: 22 horas,
após solenidade oficial de abertura do Cariri Cangaço 2011

Imagens valem mais que mil palavras...

Realmente imagens valem mais que mil palavras; Jadilson Ferraz, um dos mais espetaculares personagens de nossa amada família Cariri Cangaço... Apesar de ter consciência de todos os riscos que corria, resolveu assumir sua verdadeira identidade...seu alterego... Bin !
 
 
E ainda fez  a mais espetacular revelação de todos os tempos; revelou seu real mentor; Napoleão Tavares Neves. É isso, contra fatos não há argumentos...
Em setembro, Bin Laden, mais uma grande atração Cariri Cangaço 2011 !

Todos os personagens do Cariri Cangaço 2011

A família aumentou, a cada dia mais e mais confrades se unem a este grande desafio de fortalecer nossa história, nossa cultura e a memória que nos faz um dos povos mais marcantes do Brasil.
Com vocês, alguns dos
personagens principais do
Cariri Cangaço 2011...

aderbal nogueira, livio ferraz, lemuel rodrigues, carlos eduardo, leo kaswiner, antonio junior, wilton dede, dihelson mendonça, dario castro alves, narciso dias, angelo osmiro, mucio procopio, antonio tomaz, emanuel braz, honorio de medeiros, antonio amaury, afranio cisne, paulo sergio, ana lucia granja, rubens antônio, capitão raimundo marins, joao de sousa lima, barros alves, wilson bernardo, ocelio teixeira, sabino bassetti, paulo moura, joão nobrega bezerra, carlos elydio, paulo gastão, antonio vilela, rostand medeiros, napoleão tavares neves, kiko monteiro, magerbio de lucena, wilson seraine, jadilson ferraz, réclus d'pla, leandro cardoso, caca araujo, hugo rodrigues, soares neto, ivanildo silveira, carlos rafael, jose humberto dias, valentim antunes, heldemar garcia, tania peixoto, juliana ischiara, cacau, comendador mariano, jackson bantim, josenir lacerda, julio ischiara, kaika luis, danielle esmeraldo, ricardo albuquerque, jose flavio, edilma rocha, voldi ribeiro, manoel neto, alcino alves costa, rubinho, jairo luiz, luiz ruben, wescley rodrigues, fabio carneirinho, bendimar,  barbara medeiros, diana lopes, adair nunes, huberto cabral, daniel abreu, vilma maciel, celia magalhaes, jonasluis de icapui,
dra francisquinha, neli gonçalves, mano granjeiro, rosario lustosa, vilson leite, carlos santos, rodrigo sampaio, totonho, amelia linard, nemezio barbosa, alessandra bandeira, moreira paz, melquiades pinto paiva, edvaldo nascimento, diana lopes, assis timoteo, isabel zastine, savio cordeiro, daiana ferreira, ulisses germano, armando rafael, pedro nunes filho, gilmar teixeria, louise farias, geraldo ferraz, alfredo bonessi, pedro luis, professor pereira, archimedes marques, luiz zanotti, joão paulo, aldo anisio, domingos luna, manuel moura, felipe marques, luiz alberto, inacio de loiola, ricardo albuquerque, pedro nunes filho, epitacio andrade, jose alves, bosco andre, dr vasques, joao macedo coelho, fernando pinto, renato cassimiro, claude bloc, melquiades pinto paiva, felipe caixeta, alexandre lucas, dorivan amaro, jose cicero, sousa neto,
antonio vicelmo...e muito mais


Bem, só falta você...
e só faltam 22 dias para o
Cariri Cangaço 2011 !

Reunião de Família, em Natal Por:Manoel Severo

Neste último final de semana estivemos participando de compromissos pessoais na capital potiguar e para nossa satisfação tivemos a oportunidade de rever alguns amigos que fazem parte da família Cariri Cangaço e que são presenças certas e marcantes no evento deste ano de 2011.

Manoel Severo, Carlos Santos, Honório de Medeiros e Frankilin Jorge
Naturalmente encontrar estimados amigos, colocar a conversa em dia, rever conceitos, descortinar novas informações, tudo isso já faria com que a noite fosse de muita valia; entretanto; a partir do convite do confrade Honório de Medeiros, pudemos compartilhar com sua família; Michaela, Diogo e Bárbara, momentos marcantes e inesquecíveis, daqueles que se guarda no coração, para sempre.

"Quando levamos alguém para nossa cozinha, é sinal de que o consideramos um irmão!". Pois bem, fomos brindados com  mais um talento desse grande anfitrião chamado Honório de Medeiros, já conhecia o grande gestor público, o sensível e lúcido pesquisador, o escritor talentoso e dedicado, mas o cozinheiro Honório me surpreendeu. Dom é dom, méritos concedidos. Essa sexta-feira certamente será registrada nos anais de minha memória.

Manoel Severo Frankilin Jorge

Além da grata surpresa do cozinheiro Honório, ter a surpreendente oportunidade de reencontrar em Natal, o amigo jornalista e bloqueiro, dos mais prestigiados do Rio Grande do Norte, Carlos Santos; e conhecer outra personalidade de igual quilate e valor, o amigo Frankilin Jorge, já seria algo a ser festejado. Na verdade nem precisaria discorrer o resultado. A vocês queridos amigos, o nosso muito obrigado, certamente vamos nos esforçar para compensar em nosso amado cariri, terra do Cariri Cangaço.

Manoel Severo

Imagens valem mais que mil palavras...

A fornalha do engenho parece desejar nos dizer que aquela visita ao universo da cana-de-açucar na terra dos verdes canaviais, Barbalha, seria inesquecível e reveladora; na verdade: Imagens valem mais que mil palavras...
 
 
...esse Cariri Cangaço é realmente surpreendente !
Valeu Barbalha, até 2011.

Filha de peixe...peixinho é !!!! Por:Bárbara Medeiros

Tendo um pai profundamente envolvido com o estudo do cangaço, era de se esperar que eu soubesse bastante sobre o assunto. Mas não, na verdade. E aqui, aproveito para ressaltar a importância de ensinar corretamente as matérias para crianças.

Quando eu tinha uns sete anos, meu pai já demonstrava sinais de seu amor pelo cangaço. Quando eu soube que iria estudar exatamente isso, podem imaginar a minha alegria: Finalmente iria entender as conversas extremamente sem sentido (para mim) mas interessantes (para meu pai e seus amigos) sobre o assunto. Eu deixaria de ser uma “outsider” na conversa.

Pois bem. Qual não foi a minha decepção quando eu descobri que dessa matéria tão importante para a história não só da nossa região, mas também do nosso país, só havia um parágrafo no fim de uma página constituído de quatro linhas. E nenhuma das quatro continha uma informação verdadeira. Eu aprendi, ainda cedo, na escola, que o cangaço era um movimento liderado pelos cangaceiros contra seus coronéis, que matavam seus pais e se recusavam a pagar dinheiro pelos serviços feitos pelos cangaceiros. Então, revoltados, eles invadiam as casas dos tais coronéis, tocavam fogo, estupravam suas mulheres, roubavam seu dinheiro e pegavam seus filhos para eles se tornarem cangaceiros também.


Eu precisei que o meu pai explicasse o cangaço umas seis vezes para que eu finalmente entendesse. Talvez eu nunca chegue a entender completamente. A imagem daquele parágrafo no fim da página falando dos cangaceiros tão erradicamente ainda invade os meus pesadelos, pois o meu maior medo é que outras crianças venham depois de mim e acreditem piamente no que o livro disse. Talvez elas não tenham seus pais para explicar a verdade. Talvez elas cresçam com a informação errada. Talvez morram sem nunca descobrir a verdade, sem nunca entender a importância desse movimento para a história do seu país. Quem sabe?

Bárbara de Medeiros

NOTA CARIRI CANGAÇO: Bem; para quem não conhece, permita apresentar essa pequena sobrinha que é puro encanto, em todos os sentidos. Pela inteligência, pela sensibilidade, pela dedicação em tudo o que faz e principalmente pelos muitos talentos que possui. Bárbara tem 13 aninhos de vida, mas que poderia  ser 13 mil... diante de tanta Luz e Força que imprime à sua vida; é filha de Michaela e de Honório de Medeiros, e é uma das convidadas especiais do Cariri Cangaço 2011.

Sedição de Juazeiro lançamento no Cariri Cangaço 2011

 Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Jonasluiz de Icapuí

Tudo pronto para o mais esperado lançamento do ano: Minisérie A Sedição de Juazeiro, super produção cearense que traz a saga da Guerra de 1914, quando se consolida a força do
Padre Cícero e Floro Bartolomeu, 
no sul do Ceará...


Na manhã da última quinta-feira, a Curadoria do Cariri Cangaço esteve visitando o Produtor da Minisérie, Jonasluis de Icapuí, quando foi fechado o lançamento da película dentro da Programação do Cariri Cangaço 2011. Para Aderbal Nogueira, Conselheiro do Cariri Cangaço "o lançamento dentro do evento será um dos pontos altos, uma vez que estaremos ao lado dos maiores pesquisadores do Brasil, que terão a oportunidade de conhecer mais de perto esse capitulo espetacular da história do Ceará e do nordeste".

Manoel Severo e Daniel Abreu, durante a visita à produtora de A Sedição de Juazeiro

A Avantpremier da Minisérie Sedição de Juazeiro acontecera na manha do dia 22 de Setembro no SESC Crato, quando em primeira mao os convidados do Cariri Cangaço conhecerao  a mais espetacular producao epica da Tv dos ultimos tempos. Logo apos a apresentacao do primeiro capitulo, teremos Mesa de Debates tendo como principais debatedores, o Produtor da Miniserie, JonasLuis de Icapui, o Diretor Daniel Abreu e ainda os pesquisadores Renato Cassimiro, Huberto Cabral e Renato Dantas, quem for vivo vera......

 Cariri Cangaço em visita a Sedição de Juazeiro
Sedição



Sedição de Juazeiro...Na segunda década do século XX, o poder central no Brasil era exercido pelo chamado homem forte do regime, Pinheiro Machado, presidente do senado. O presidente da república, Hermes da Fonseca, homem medíocre e fraco, lhe era submisso. Pinheiro Machado trata de criar condições para, a menos de dois anos da sucessão presidencial suprema, substituí-lo com o apoio das chefias dos Estados. Em Juazeiro reúne-se uma assembléia estadual insubmissa, sob a presidência de Floro Bartolomeu, aliado do Senador Pinheiro Machado. Declara-se assim uma dualidade de poderes legislativos no Estado. Na segunda quinzena de janeiro de 1914, tropas enviadas de Fortaleza pelo governador Franco Rabelo atacam Juazeiro. Floro e seus soldados esperavam o ataque.

As forças atacantes foram logo repelidas e postas em fuga. Os sediciosos de Floro Bartolomeu marcharam-lhes ao encalço e não deixaram pedra sobre pedra. Invadiram e saquearam sucessivamente o Crato, Barbalha, Missão Velha e Iguatu. Dali os combatentes de Floro tomam o trem e saem ocupando as cidades de Quixeramobim, Quixadá, Baturité, Redenção, até atingem a periferia da Capital, em Parangaba. O governo central decreta a intervenção federal no Ceará a 14 de março de 1914. Os jagunços de Floro Bartolomeu chegam a capital Fortaleza. Franco Rabelo embarca de volta ao Rio de Janeiro. Triunfa a SEDIÇÃO DE JUAZEIRO: A GUERRA DE 1914.

Memoria Digital... Memorial 2010


Múcio Procópio e Paulo Gastão

Mossoró possui dois grandes trunfos diante de toda historiografia do cangaço. Explico: Não só por ter protagonizado um dos mais marcantes episódios do cilco Lampiônico, quando em março de 1927, tendo à frente Rodolpho Fernandes e Tenente Laurentino, imprimiu uma das mais terríveis derrotas ao Líder cangaceiro, mas e acima de tudo por ser o berço de nossa querida SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, a partir do confrade Paulo Gastão, Kydelmir, Lemuel....

 Múcio, Paulo e Vilela
 Danielle, Paulo e Aninha
Paulo e Aninha
 Múcio, Paulo e Vilela
 
Kydelmir Dantas e Emanuel Braz

Quem vai a Mossoró além de reverenciar essa maravilhosa iniciativa, precisa também conhecer o fenomenal Memorial da Ressistência que conta a história do inesquecível 13 de junho de 1927. Hoje trazemos a memória de uma de nossas visitas a querida Mossoró, em  2010.

Ângelo Osmiro e Danielle Esmeraldo
 Manoel Severo, Múcio Procópio e Paulo Gastão

Bastidores da visita ao Memorial da Ressistência, Mossoró
 Rio Grande do Norte ,
 junho de 2010

Nasce o Conselho Consultivo do Cariri Cangaço

Sempre tivemos o cuidado de registrar que o êxito da realização do Cariri Cangaço; com toda sua capilaridade e todas as repercussões alcançadas; foram na verdade o resultado da dedicação e responsabilidade de uma grande equipe de trabalho.

Desde os apoiadores nos vários municípios anfitriões, passando pelas academias culturais, universidades, instituições governamentais e não-governamentais, além do zelo da equipe de produção e encerrando com o magnífico apoio dos grandes responsáveis pela perpetuação da memória em nossa região; os pesquisadores, estudiosos e escritores de todo o Brasil.

Se hoje o Cariri Cangaço realiza sua terceira edição, reunindo mais de 150 personalidades de todo o Brasil, com solidez e responsabilidade; no sul do estado do Ceará, na Região Metropolitana do Cariri; unindo saberes de todos os lugares e trazendo temáticas fortes e envolventes, unindo cultura, história e arte, nos municípios do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras, é fruto do trabalho, determinação e zelo, de todos esses homens e mulheres, que acreditam que podemos construir um novo momento.

No momento em que nos preparamos para o Cariri Cangaço 2011, trazemos; em sinal de nosso profundo respeito, gratidão e verdadeiro reconhecimento; o Grupo de Conselheiros do Cariri Cangaço, a todos esses vaqueiros da história o nosso muito obrigado e a certeza que estamos trilhando o caminho certo.

O Conselho do Cariri Cangaço se caracteriza pela pluralidade, pela união de personalidades, talentos e dons; se caracteriza pelo forte sentimento de união e construção; Na verdade o Conselho já desenvolve de maneira informal, desde nossa primeira edição; o apoio vital e significativo no pensar e formatar o evento, possui natureza consultiva e terá a duração de 2 anos, sua posse acontece dentro da Programação Cariri Cangaço 2011.

Danielle Esmeraldo e Manoel Severo


Conselho Consultivo Cariri Cangaço

Presidente: Manoel Severo Gurgel Barbosa
Vice-Presidente: Danielle Maria Ferreira Esmeraldo
e mais...
20 Membros Efetivos 
serão empossados dentro da programação do Cariri Cangaço 2011
Nos próximos dias você irá conhecer um a um os 
Conselheiros do Cariri Cangaço...

SBEC com novo e moderno site na internet


A SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço inaugura nosso novo site, você é nosso convidado, visite, comente e fique por dentro do que acontece no universo das temáticas nordestinas.

Memória Digital....Casa Grande das Almas 2009


Casa Grande das Almas, mais um resgate a partir de nossa memória digital. O ano era 2009 , o mês era abril, a cidade Triunfo...o resto as imagens falam por si.

 
Triunfo, uma das cidades mais bonitas e aconchegantes de Pernambuco, se localiza bem na divisa do estado com a Paraíba; esse cenário foi marcante para o ciclo do Cangaço de Virgulino Ferreira; do outro lado da fronteira se encontra a também emblemática Princesa, essa na Paraíba, a dividí-las: A Casa Grande das Almas; de um lado da sala Pernambuco, do outro, Paraíba... Propriedade que era costumeiramente visitada por um ilustre, desejável e ás vezes indejesável convidado: Lampião.

 Assis Timóteo e Danielle Esmeraldo
 
Beleza, requinte e charme, desde o século XIX

 
 
O proprietário do lugar, pesquisador do cangaço, Assis Timóteo e Manoel Severo

Casa Grande da Almas, Princesa, Pernambuco, abril de 2009...