Sousa Neto e Bosco André na fazenda do Major Zé Inácio
O município do Barro, terra do poderoso major José Inácio de Sousa, um dos mais novos anfitriões do Cariri Cangaço 2011, se prepara para acolher a terceira edição deste grande evento no próximo dia 21 de setembro, segundo dia de realização do Cariri Cangaço. Barro não poderia ficar fora do Cariri Cangaço, pois é berço de uma das mais significativas sagas desse fenômeno que é o Cangaço, com a ação do major Zé Inácio, além de Luiz Padre e Sinhô Pereira., em Barro tudo começou.
Manoel Severo, prefeito Marquinélio e Sousa Neto
Bosco André e Sousa Neto diante dos balaços da "Casa das André"
Sob o monumento repousa os restos portais de Chiquinha Pereira
A lendária Fazenda Baixa Grande, do não menos lendário e emblemático "Major Zé Inácio do Barro", para nós que estudamos a temática cangaço, é no mínimo emocionante, foi aqui que tudo começou, foi dessas terras que ainda em 1918 saíram os primeiros homens de Sebastião Pereira e Luiz Padre, foi nessas terras que tres dos filhos do almocreve do Pajeú, Zé Ferreira, vieram morar, ali formariam ao lado dee muitos outros os cabras de Sinhô Pereira; foi dessas terras e dessa casa que partiram os celerados, e daí, o Mito.
Aqui vamos encontrar a Casa das André; a primeira edificação da cidade, mantendo sua arquitetura original e com as testemunhas mudas dos balaços de um dos mais famosos episódios do lugar; à frente, a Praça da Matriz e sob o monumento repousa os restos mortais de Dona Chiquinha Pereira. Seja Bem Vindo a Barro, terra de história, de memória, terra de Cariri Cangaço!
Quarta-Feira, Dia 21 de Setembro de 2011
Clube Recreativo - Barro - CE
13:00 H - Conferência
MAJOR JOSÉ INÁCIO DO BARRO
Jornalista Sousa Neto
Em qual localidade fica essa casa com a janela furada de bala
ResponderExcluirEstamos a procurá de parente de Maria Adília Gomes de Melo e Silvino Gomes de Melo pois a muito tempo foram afastados sua filha Letícia Gomes de Melo HOJE residente em Resife de Jussara Bahia informações 77 999159807 Dulce filha de Letícia Gomes de Melo
ResponderExcluir