Páginas

Doutor Amaury , pesquisador, escritor e gentleman Por:Sousa Neto

Antônio Amaury e Sousa Neto

Desde muito tempo recebi do amigo Leandro Cardoso um convite a ir a São Paulo visitar o mestre Antonio Amaury, em minha opinião, o maior expoente nacional no estudo da temática cangaço. A receptividade do ilustre casal Amaury e Renê já era propalada por todos como irreparável e sem igual.Procurei nessa ultima edição do Cariri Cangaço me aproximar mais dessa figura tão inspiradora e gentil e beber um pouco dessa fonte sublime. Foi ai que recebi do próprio o convite para fazer uma visita a sua casa e conhecer o seu vasto acervo.


Aproveitando-me de uma viagem do amigo Leandro e família a São Paulo fiz as malas e parti. Não pude suportar a ansiedade e antes mesmo da chegada do amigo Leandro lá estava eu a bater a porta daquele homem manso e Cortez.  Foi para mim um privilegio indescritível ouvir daquele que tanto me inspirou dizer: “Sousa Neto quanta honra recebê-lo em minha casa”. Parecia não está acreditando.Durante alguns dias em São Paulo a tarde era sagrada, lá estava-mos na casa do Dr. Amaury que abriu além do seu coração, a sua série de mais de sete mil entrevistas feitas durante cinco décadas. Entre tantas, Leandro e eu pedimos para ouvir Sinhô Pereira e Cajueiro (Seu Francisco e Quinzão) foi arrebatador! Jamais pensei ouvir a voz desses dois personagens tão estudados por mim.

Sousa Neto, Antônio Amaury e Dr. Leandro Cardoso Fernandes

Buscamos ver ainda algumas obras raras, objetos da coleção do grande pesquisador. Tudo estava a nossa disposição como afirmava esse gentleman, esse paulista mais nordestino que conheci. Foi realmente inesquecível! Agradáveis tardes em São Paulo ao lado de dois formidáveis escritores.Quero aproveitar e fazer aqui um agradecimento ao Dr. Leandro Cardoso, pessoa extremamente carismática e em especial ao nosso anfitrião Dr. Antonio Amaury por nos dar esse prazer inolvidável.  

Caro Severo e amigos do Cariri Cangaço; desse encontro algo vai nascer. Preparem-se para conhecer ainda mais a Saga de Sinhô Pereira por Dr. Antonio Amaury, Dr. Leandro Cardoso, Dr. Napoleão Tavares e Sousa Neto.



Um abraço a todos!
Sousa Neto

8 comentários:

  1. Temos um orgulho muito grande dessa pessoa determinada e ousada. Sousa Neto quando quer algo é dificil convence-lo ao contrário.
    O Barro tambem se orgulha de estar inserido no cariri cangaço revelando através desse movimento o seu passado de lutas e conquistas.
    É isso ai irmão, como você diz, cangaço é cultura!
    Viva o nordeste, viva o sertão!

    Um abraço de Tony

    ResponderExcluir
  2. AMIGOS DO BLOG:

    PARA MIM, E, A MAIORIA DOS ESTUDIOSOS DO CANGAÇO, O AMIGO " SOUSA NETO " FOI UMA GRATA REVELAÇÃO DO EVENTO NESTE ANO.
    COM UMA PESQUISA MINUCIOSA, APRESENTOU E DEU O RECADO COM SUA VALIOSA SUA OBRA, " MAJOR ZÉ INÁCIO "...

    O MUNICÍPIO DO BARRO/CE, JAMAIS PODERÁ SER ESQUECIDO PELO CARIRI-CANGAÇO, UMA VEZ QUE TEM HISTÓRIA, TENDO SIDO UM GRANDE ANFITRIÃO NESTA ÚLTIMA EDIÇÃO DO SEMINÁRIO.

    ABRAÇO AMIGO SOUSA, E, DEMAIS CONFRADES.

    IVANILDO SILVEIRA
    Colecionador do cangaço
    Membro da SBEC e do CARIRI-CANGAÇO
    Natal/RN

    ResponderExcluir
  3. "O Major Zé Inácio do Barro", de Sousa Neto, foi uma das obras mais importantes lançadas durante o 3º Cariri Cangaço/2011. Cenário de estadia, de determinados períodos, de Senhor Pereira e lampião. Além de fornecer indicativos para futuras pesquisas sobre o início da epopéia lampiônica.
    Um livro que tem lugar garantido na bibliografia cangaceira.
    Um abraço
    Carlos,de Natal-RN

    ResponderExcluir
  4. esse livro de sousa neto é a real história de uma epoca não distante de minha querida terra.
    adorei o livro e espero que sousa neto continue essa investigação e nos conte mais sobre o passado de nosso municipio que nesse dia 22 de novembro completou 60 anos de existencia.
    parabens barro e parabens sousa neto.
    josé vieira (ferraz de vasconcelos - sp)

    ResponderExcluir
  5. Concordo com os senhores Tony,Ivanildo e Carlos. Infelismente não estive no Seminário Cariri Cangaço, mais conheço a capacidade de Neto.
    O livro do major Zé Inacio foi uma obra que veio em boa hora. Acredito que muitos do Barro não conheciam eesse Zé Inacio a não ser de ouvir falar. Agora temos o que dizer quando nos questionam: porque Barro de Zé Inacio?
    Abraço amigo Neto você é o cara!

    Pedro Paulo Gonçalves.

    ResponderExcluir
  6. Acho que houve um erro na legenda da segunda foto. Dr. Leandro Cardoso é uma figura inconfundível...

    Um Abraço Fraterno.

    Assis Marques - Teresina

    ResponderExcluir
  7. Caro companheiro Assis Marques, o amigo tem toda razão, houve um equivocu involuntário quanto à legenda da fotografia,já corrigido,
    grande abraço,

    Manoel Severo

    ResponderExcluir
  8. como consigo os contatos desses pesquisadores?

    ResponderExcluir