Ângelo Osmiro, Presidente do GECC
Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 05, a primeira reunião ordinária do ano de 2013 do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará. O encontro foi marcado pela apresentação dos Projetos para 2013 do Grupo e o apoio a vários empreendimentos durante o ano.
No primeiro momento o Presidente Ângelo Osmiro destacou os últimos lançamentos literários sobre a temática "nordeste" e prioritariamente Cangaço, pare em seguida passar a palavra ao Diretor de Articulação Institucional do GECC e Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, para a Apresentação Oficial do Cariri Cangaço 2013 aos membros do Grupo.
Jonasluis da Silva, de Icapuí
Tomaz Cisne e Lívio Ferraz
Afrânio Mesquita e Haroldo Felinto
Edilson Junior e Comendador Mariano
Manoel Severo fez a apresentação da construção do Cariri Cangaço 2013 "ainda mais ousado do que os dos anos anteriores", e mostrou a agenda de trabalho, de articulação e as principais diretrizes do evento para 2013. Segundo Manoel Severo "dentro de mais um ou dois meses teremos a Programação final do evento e passo a passo vamos compartilhando com todo o Brasil a feição do Cariri Cangaço 2013". Salientou ainda a forte adesão de pesquisadores e escritores e estudiosos de todo o território nacional, já são 17 estados do Brasil representados, um número nunca visto em eventos da mesma natureza. Severo também lembrou uma novidade deste ano, as prévias do Cariri Cangaço, "eventos da mesma natureza, com a mesma qualidade e responsabilidade, e que acontecerão em cidades do nordeste, já confirmadas e com sua avant premier em Lavras da Mangabeira ainda neste primeiro semestre"
Ângelo Osmiro e Manoel Severo
Ângelo Osmiro e Melquíades Pinto Paiva
GECC em sua primeira Reunião Ordinária
Em seguida o Diretor da Faculdade Integrada Grande Fortaleza - FGF, Jonasluis da Silva,de Icapuí, apresentou os dois Projetos que se avisinham e que terão forte apoio do GECC e Cariri Cangaço. O primeiro é a película "Assalto a Mossoró" , um longa metragem produzido pela FGF, Laser Vídeo e Icapuí Filmes; que vai trazer a saga da invasão de Lampião a Mossoró. O segundo é o esperado seriado "Cangaço-A história Verdadeira", em 24 capítulos, que trará a história dos sete principais cangaceiros de todos os tempos; Cabeleira, Lucas da Feira, Jesuíno Brilhante, Antônio Silvino, Sinhô Pereira, Lampião e Corisco. Para Jonasluis "o apoio do GECC e Cariri Cangaço serão fundamentais para desenvolvermos um trabalho de pesquisa de qualidade".
Jonasluis da Silva, de Icapuí
Adail Colares e Wilton Dedê
Wilton Dedê, Vicente Alencar e Edmilson Cisne
Concluindo o encontro tivemos a apresentação do Palestra do Professor Melquíades Pinto Paiva sobre os principais aspesctos do Cangaço, a referida palestra será ministrada pelo professor Melquíades no próximo mês em Pernambuco. O professor Melquíades Pinto Paiva que é filho da cidade de Lavras da Mangabeira ainda comemorou a chegada do Cariri Cangaço em sua terra "para fortalecer e resgatar a cultura de Lavras que tem uma forte presença do coronelismo através da emblemática família Augusto, da qual sou descendente".
Melquíades Pinto Paiva
Wilton Dedê
Ângelo, Melquíades, Afrânio e Haroldo Felinto
Carlos, Casal Edmilson Cisne e Comendador Mariano
Vicente Alencar, Adail Colares e Professor Zeca
Lívio Ferraz, Professor Zeca, Maristela e Aderbal Nogueira
Tomaz e Afrânio Mesquita
GECC - Cariri Cangaço
Nenhum comentário:
Postar um comentário