João de Sousa Lima
Em Sessão Solene da Casa Legislativa, a ser realizada nesta próxima sexta-feira, dia 20 de maio de 2016, nos termos do que dispõe se Regimento Interno, a Câmara Municipal de Paulo Afonso, outorga Título de Cidadão Pauloafonsino ao escritor e pesquisador João de Sousa Lima.
Um dos mais destacados pesquisadores e escritores da nova geração, autor de 13 livros sobre Cangaço e Nordeste, poeta e historiador, membro da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, membro do GECC, da Academia de Letras de Paulo Afonso, Conselheiro Cariri Cangaço, Sócio Fundador do IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, Membro e Secretário da UNEHS e Membro do CECA-NECTAS – Centro de Estudos da Memória do Cangaço – UNEB CAMPUS VIII.
João de Sousa Lima tem ao longo de sua vida profissional dignificado o elevado o nome da cidade de Paulo Afonso, dando sua inegável contribuição a cultura local e regional através das pesquisas e centenas de entrevistas, João Lima ganhou notoriedade no meio artístico através de elogiáveis livros, como Moreno e Durvinha adaptado para o cinema e o filme longa-metragem “ Os últimos Cangaceiros” que ganhou vários prêmios no Brasil e internacionais. O Decreto legislativo que concede o Título de Cidadão Pauloafonsino ao Sr. João de Souza Lima, é de autoria do vereador Regivaldo Coriolano da Silva (PT), 1º Secretário.
Fonte: Panoticias
João sabe tudo do Cangaço. Uma.dedicacao rara
ResponderExcluirJoão, gostei muito de sua explanação sobre as mulheres no cangaço, principalmente sobre a história de Moreno e Durvinha, como também sou pesquisador do assunto há mais ou menos 39 anos, pergunto; o irmão de Durvinha que aparece montado no cavalo é Pedro Gomes, conhecido como Pedrinho?Meu nome é Joselino Ribeiro, e-mail:joselinoribee@hotmail.com.Atualmente resido em Ribeira do Pombal, Bahia, onde Lampião esteve em 17 de dezembro de 1928.
ResponderExcluirUm abraço.Aguado um retorno, se possível.