A cada momento nos surpreendemos com a imensa riqueza de nosso chão. O Cariri Cangaço tem nos proporcionado encontrar e conhecer pedaços preciosos de nossa terra; firme e forte; pujante por entre a vegetação inigualável e bela da caatinga só encontrada por esses lados do planeta. Mais uma vez os convido a conhecer o que nos espera no Cariri Cangaço Exu no próximo mês de julho: Tabocas.
O distrito de Tabocas, encravado no município de Exu, se originou como um aglomerado de sítios, o Sítio Tabocas fazia parte do distrito de Cana Brava e pela lei municipal nº 14, de 20 de agosto de 1931, o distrito de Canabrava passou a denominar-se Tabocas. Localizado a cerca de 18 km da sede do município de Exu, no sopé da espetacular Chapada do Araripe, guarda por entre suas casas e ruas a beleza de uma época que parece que parou no tempo...
Museu Histórico de Tabocas - Memorial Antônio Saraiva Albuquerque
Patrimônio arquitetônico de Tabocas, Exu.
Tabocas é um pedaço de paraíso por entre as terras de Exu. Berço do pesquisador e escritor Bibi Saraiva; um dos organizadores do Cariri Cangaço Exu; promoverá por ocasião do evento em julho, a inauguração do Museu Histórico de Tabocas - Memorial Antônio Saraiva Albuquerque (Antonival), dentro do Projeto Audiovisual Cine Clube Araripe , quando reunirá acervo significativo; iconográfico, de documentos e peças, que fazem parte da história de Tabocas e de Exu.
Ali, o tempo parece passar mais devagar, sem pressa... A igreja de São Sebastião, a bodega de seu Barela, a praça, as casinhas com suas arquiteturas típicas, cores fortes e alegres nos transportam a lembranças imorredouras de tempos de criança quando muitos de nós festejávamos a doce vida do interior.
Seu João Barela e a tradicional bodega sertaneja
Antigo Salão de Danças de Tabocas
Chalé no centro de Tabocas
Igreja de São Sebastião de Tabocas
Tabocas no sopé da Chapada do Araripe
Casarão da Família Luna em Tabocas
Na praça o tempo parece parar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário