Páginas

Roteiro Histórico e Anotações do Cariri Cangaço Poço Redondo


Há poucos instantes recebi uma mensagem do amigo Rangel Alves da Costa a informando que os exemplares do livro "Roteiro Histórico e Anotações do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018" já estão prontos. Sairam da gráfica hoje. E, nesta quinta-feira dia 31 de Maio os exemplares já estarão em Poço Redondo.
O que era para ser um folheto como estes de cordel ou uma cartilha, teve que virar livro devido a riqueza do conteúdo. O livro trata dos lugares históricos de Curralinho em Poço Redondo, a Rua Velha na Serra Negra onde acontecerão as palestras e visitas técnicas no Cariri Cangaço Poço Redondo 2018.
A partir de amanhã os exemplares do livro "Roteiro Histórico e Anotações do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018" de autoria de Rangel Alves da Costa e Manoel Belarmino estarão no Memorial Alcino Alves Costa e também durante o Cariri Cangaço Poço Redondo, de 14 à 17 de junho, até lá.

Manoel Belarmino, 30 de Maio de 2018
Pesquisador e Escritor
Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Poço Redondo




O Conselheiro e sua Quixeramobim no Cariri Cangaço 2018 Por Bruno Paulino


Professor Bruno Paulino e o Conselheiro de Quixeramobim...
Fonte Youtube - Canal Aderbal Nogueira

Mais uma grande conferência do segundo dia de Cariri Cangaço Fortaleza teve o professor, poeta e escritor de Quixeramobim Bruno Paulino, lançando seu livro Pequenos Assombros. Bruno Paulino brindou ainda aos convidados do Cariri Cangaço Fortaleza com um olhar diferenciado sobre Antônio Vicente Mendes Maciel; o Conselheiro; a partir de sua terra natal, o município de Quixeramobim no sertão central cearense. Vamos nos valer do pesquisador de Natal, Carlos Alberto : "A GUERRA DE CANUDOS NARRADA PELOS SERTÕES, "A Gaiola de Ouro", de Euclides da Cunha, esplanada por Bruno Paulino, de Quixeramobim-CE. O jovem e talentoso Professor destacou a importância d'Os Sertões na narrativa da Guerra de Canudos, a atuação de Antônio Conselheiro a partir da Terra Quixeramobinense, a visão dos cordelistas, etc. O Livro Os Sertões, também conhecido por "A Gaiola de Ouro", nas palavras de José Calasans. E no final um excelente debate com a participação especial da professora Luitgarde Barros." 


Luitgarde Barros no debate sobre o Conselheiro de Quixeramobim...
na conferencia de Bruno Paulino
Fonte Youtube - Canal Aderbal Nogueira


Conferencia:Antonio Conselheiro e Quixeramobim
Por Bruno Paulino - Cangaço Fortaleza 2018
Casa Jose de Alencar, 27 de abril de 2018
Imagens por Laser Video de Aderbal Nogueira

Fontes para a Historia do Ceará Colonial no Cariri Cangaço 2018 Por Professor Francisco Pinheiro


Professor Pinheiro no Cariri Cangaço Fortaleza 2018

Outro sensacional momento do Cariri Cangaço Fortaleza teve como protagonista o professor Francisco Pinheiro, com uma apresentação sobre as Fontes para a Historia do Ceará Colonial; trabalho capitaneado por sua equipe e que reside na transição da documentação do arquivo histórico ultramarino período 1619-1825Com uma apresentação precisa e cheia de detalhes, Pinheiro nos transportou, através de vasta documentação manuscrita; objeto de sua pesquisa; aos idos do cotidiano dos anos 1600, 1700 e 1800. Eram transcrições de vários atos da sociedade da época, retratando entre outros: Nomeações para cargos na Colônia, atos da igreja e até inquéritos policiais. "Há uma vasta documentação neste nosso trabalho que talvez ajude os pesquisadores do tema , principalmente documentos entre os séculos XVIII e XIX" revela o professor Pinheiro.


Conferencia Fontes para a Historia do Ceará Colonial
Por Professor Pinheiro Cariri Cangaço Fortaleza 2018
Casa Jose de Alencar, 27 de abril de 2018
Imagens por Laser Video de Aderbal Nogueira

Documentos para a História de Missão Velha no Cariri Cangaço 2018 Por João Bosco André

Bosco Andre no Cariri Cangaço Fortaleza 2018

O portal do Cariri, terra dos Terésios; Missão Velha, se fez presente em grande estilo na tarde do segundo dia de Cariri Cangaço Fortaleza, com o lançamento da obra do memorialista, pesquisador e escritor João Bosco André. Documentos para a História de Missão Velha, resultado de 48 anos de pesquisa do mestre caririense nos traz "as raízes da gleba, dados do município, formação administrativa e religiosa, evolução política, o poder da roça, geografia rural, lampião pelas terras de Missão Velha, filhos ilustres, destaques no campo da saúde e da educação, pioneirismo na indústria, etc, dividido em 17 capítulos e mais de 300 páginas." Uma obra prima não só sobre Missão Velha, mas sobre toda agênese do próprio cariri e sul cearense.


Conferencia Documentos para a História de Missão Velha - Os Coronéis das Terras dos Teresios 
Por Bosco Andre no Cariri Cangaço Fortaleza 2018
Casa Jose de Alencar, 27 de abril de 2018
Imagens por Laser Video de Aderbal Nogueira

Lampião Decurião:Mito e Mistério no Cariri Cangaço 2018 Por Paulo Quezado

Paulo Quezado no Cariri Cangaço Fortaleza 2018

O renomado jurista Paulo Quezado foi o primeiro conferencista da tarde. Com uma temática polêmica e arrebatadora, Quezado nos levarias às terras do Vale do Salgado e ao município de Aurora. Ali tendo como protagonista o Sítio Coxá , suas minas de ouro e a Ordem Santa Cruz; dos penitentes, e Virgulino Ferreira da Silva. A conferência Lampião Decurião:Mito e Mistério , traz a incrível historia da iniciação do rei do cangaço à Ordem do Penitentes da Santa Cruz e sua Baraúna Sagrada. 


Conferencia Lampião Decurião Mito e Misterio
Por Paulo Quezado no Cariri Cangaço Fortaleza 2018
Casa Jose de Alencar, 27 de abril de 2018
Imagens por Laser Video de Aderbal Nogueira

A Igrejinha do Curralinho Por Rangel Alves da Costa

Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Curralinho, Igreja do Conselheiro, Igreja da Ribeira da Fe, Igreja do Alto majestoso do Velho Chico. Tanto nome e um só nome: IGREJINHA DE CURRALINHO. Do seu majestoso alto, sob as bençãos do Velho Chico, um dos momentos mágicos do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018. Nas alturas de sua calçada, a aclamação ao Conselheiro, a voz se elevando para contar a história de um povo através da fé. E nas palavras os passos antigos abrindo veredas, abrindo os caminhos, a saga do Conselheiro e suas andanças pelos sertões sergipanos, pelo chão de Poço Redondo. Na manhã do dia 15, será na calçada desta igrejinha a primeira palestra do grandioso evento, e pelos arredores os sertanejos e os visitantes encantados com tudo e todo maravilhamento. E a igreja, de roupa nova por dentro e por fora, de anel dourado no dedo e flor brotando na cruz lá no alto, a todos abençoará e dirá: Venham a mim, sempre. Curralinho e Poço Redondo merecem eternizar essa festa em suas vidas!
Rangel Alves da Costa - Conselheiro Cariri Cangaço 
Vem ai Cariri Cangaço Poco Redondo
14 a 17 de Junho de 2018


O Coronelismo e sua Capilaridade Histórica no Cariri Cangaço 2018 Por Fátima Pinho

Professora Fátima Pinho no Cariri Cangaço Fortaleza 2018 por Laser Video 

"Brilhante conferencia - CORONELISMO E SUA CAPILARIDADE HISTÓRICA, proferida por Fátima Pinho, professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus do Crato-CE e doutoranda pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que também trouxe o tema PADRE CÍCERO NA IMPRENSA. O conteúdo começou a ser exposto pelo conceito de coronelismo, referenciado nas obras de Víctor Nunes Leal, Maria Isaura Pereira de Queiroz, José Murilo de Carvalho, Joaryvar Macedo, além de Outros; o fenômeno contemplado na literatura, e, até o coronelismo local, onde foi destacado o contexto de atuação de Padre Cícero no Cariri cearense". Pesquisador Carlos Alberto, Natal -RN

A primeira conferência do dia 27 de abril, dentro do Cariri Cangaço Fortaleza na Casa Jose de Alencar, teve como tema principal Coronelismo e sua Capilaridade Histórica com a professora mestra da Universidade Regional do Cariri - URCA, Fátima Pinho, que numa apresentação magistral proporcionou a todos um olhar lucido sobre o fenômeno do coronelismo brasileiro e nordestino, passando pelos mais variados conceitos históricos e a visão da imprensa sobre esse importante recorte da vida e da história de nossos rincões.


Conferencia Coronelismo e sua Capilaridade Histórica
Por Fátima Pinho no Cariri Cangaço Fortaleza 2018
Casa Jose de Alencar, 27 de abril de 2018
Imagens por Laser Video de Aderbal Nogueira

O Triste Desfecho do Reino Encantado Por:Valdir José Nogueira


Após ouvir a narrativa do fugitivo, identificado no processo como José Gomes, o major Manuel Pereira, então chefe de polícia, partiu para a sede da Comarca (Flores), onde comunicou os fatos ao juiz de Direito, que ordenou a mobilização de alguns homens para, juntamente com a força policial, seguir para o local dos acontecimentos. O major Manuel Pereira convocou seus três irmãos, Simplício, Cipriano e Alexandre, e mais 30 moradores da cidade, os quais, ao todo, formaram uma força de 60 combatentes.

No dia 18 de maio, a tropa deslocou-se em cavalgada, atingindo a região dos eventos ao entardecer do dia seguinte. Foi cerrado, então, grande combate. Depois de mais de uma hora de luta corpo-a-corpo, inúmeros cadáveres jaziam no chão, dentre eles, dois irmãos do major Manuel Pereira: Alexandre e Cipriano. Foram feitos também muitos presos. Alguns fugitivos foram chacinados pela força do capitão Simplício Pereira da Silva.

A maioria dos homens teve que enfrentar a justiça. Alguns foram levados acorrentados em lúgubre procissão de sombras esqueléticas e esfarrapadas, para os cárceres da ilha de Fernando de Noronha. As mulheres tiveram penas variadas, em função dos crimes apurados, e as crianças foram postas em liberdade e distribuídas com a população de Flores para que as criassem.


Quanto a João Antônio – o primeiro rei da Pedra Bonita – foi perseguido e capturado no Estado de Minas Gerais, juntamente com sua mulher, Maria. Algemados foram transportados de regresso a Pernambuco. Todavia, durante a viagem, a polícia com medo que os presos sucumbissem de uma febre palustre que foram atacados, resolveram matar João Antônio. Quanto a Maria, foi levada para a prisão, sendo posteriormente indultada por decreto do presidente da Província de Pernambuco, o barão Francisco do Rego Barros (futuro conde da Boa Vista).

No dia 25 de maio de 1838, o então prefeito de Flores, o coronel Francisco Barbosa Nogueira Paz, escreveu uma carta ao presidente da Província de Pernambuco, Francisco do Rego Barros, dando-lhe ciência do “Caso mais extraordinário, mais terrível, nunca visto, quase incapaz de acreditar-se”, ocorrido na Pedra Bonita. Essa carta foi publicada no Diário de Pernambuco, em 16 de junho de 1838.

O padre José Francisco Correia, o mesmo que tentara demover João Antônio de suas idéias, esteve no local dois meses depois, reuniu as ossadas das vítimas e lhes deu sepultura. Sobre elas levantou uma cruz de madeira e rezou uma missa. Encerrou a cerimônia com um pedido de perdão para os sebastianistas.Estes fatos aconteceram há 180 anos.

Valdir José Nogueira de Moura
Pesquisador e Escritor
Presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Sao Jose de Belmonte

E em Outubro...

O Cariri Cangaço já está Acontecendo nas Escolas de Poço Redondo Por:Rangel Alves da Costa


Orgulhoso, feliz e realizado, afirmo: O Cariri Cangaço já é realidade em Poço Redondo, pois já está acontecendo nas escolas municipais. O grandioso evento que terá início oficial no dia 14 de junho e se estenderá até o dia 17, já foi antecipado na rotina escolar de milhares de estudantes e professores. Com efeito, a rede municipal de ensino já levou o Cariri Cangaço Poço Redondo 2018 para os seus espaços e estão desenvolvendo os temas com presteza e perfeição. Elaboraram projetos e passaram a desenvolver atividades internas, e mais adiante, durante a realização do evento, todas as atividades propostas serão apresentadas à população.
Jamais houve tamanho envolvimento da comunidade escolar com um evento histórico-cultural como o que agora se observa. São alunos cada vez mais interessados pelo real significado do Cariri Cangaço, quais suas propostas de estudo e como realiza seus eventos. Alunos que a todo instante querem saber o porquê de ter o nome Cariri Cangaço e quais os seus reais objetivos de estudo. 



Os professores então, que chamaram para si a prazerosa responsabilidade de não apenas conhecer em profundidade como será o evento em Poço Redondo como pesquisar sobre tudo que envolva o Cariri Cangaço, o que é, seus objetivos, desde quando existe, quais as cidades e estados que já sediaram, os textos escritos, absolutamente tudo que diga respeito ao seminário permanente de estudo histórico, cultural, religioso, sociológico, etc.

O interesse é tamanho que a maioria dos professores já acessou - e por diversas vezes - o site oficial do Cariri Cangaço  (http://cariricangaco.blogspot.com.br/). O mesmo ocorre com relação aos alunos. Tanto assim que quando sou convidado a proferir palestras ou apenas dialogar sobre o que será o evento em Poço Redondo, logo encontro uma comunidade escolar já conhecedora de quase tudo. Fácil observar isso nas perguntas sempre pertinentes e instigantes que fazem.

E mais. Turmas escolares já apresentaram projetos cujas ações deram vida ao cangaço em Poço Redondo, já mostraram Alcino como o grande expoente da saga sertaneja, já se vestiram daquelas pessoas em luta debaixo do sol e da lua, já teatralizaram essa mesma luta, já mostraram as belezas históricas e incentivaram a compreensão dos demais sobre tão importante contexto do passado sertanejo e de Poço Redondo.


As demais escolas farão o mesmo, pois trarão aos olhos da população local e de todos aqueles que estiverem em Poço Redondo durante o evento, a demonstração da força de nossa saga. Hoje ainda estão se apresentando e se preparando no ambiente escolar, mas depois sairão às ruas, tomarão as praças, tornarão todo o Poço Redondo num grande livro aberto. Chamamos a isso de pleno envolvimento com os objetivos do evento Cariri Cangaço: Celebrar o Chão Sagrado de Alcino através de suas riquezas históricas, culturais, geográficas, etc.

De vez em quando aparecem as fotografias dos projetos apresentados nas escolas e dos trabalhos já realizados. E por todo o Poço Redondo há esse clima de compartilhamento e comunhão entre a escola e o evento em si. Como dito, o evento já está acontecendo, o Cariri Cangaço já está produzindo efeitos indescritíveis. Nunca se estudou tanto a história de Poço Redondo como agora, nunca a comunidade escolar se envolveu tanto com suas riquezas históricas e culturais como agora. 

Por consequência, a sensação de pertencimento a esse mundo-sertão, a autoestima de ser e fazer parte desse mundo-sertão, certamente enraizará em cada um o prazer de dizer: Tenho orgulho de ser de Poço Redondo, de ser filho deste chão guerreiro, de fazer parte do seu passado e do seu destino. Tais portas já foram abertas. E que se imagine quando o evento chegar: a festa maior de um povo!

Rangel Alves da Costa
Pesquisador e escritor, Poço Redondo
Conselheiro Cariri Cangaço

Lagoa das Areias: Local onde foi Encontrado o Corpo de Zé de Julião Por:Manoel Belarmino

No dia 16 de março do corrente ano, estivemos, eu (este que escreve), Rangel, Maria Oliveira, o secretário de Obras Ronivaldo e o estudante de engenharia civil Geferson, no assentamento Lagoa das Areias, nas proximidades da Estrada de Curralinho, em Poço Redondo, local onde foi encontrado o corpo do sertanejo de Poço Redondo, cangaceiro, construtor e político Zé de Julião em 19 de fevereiro de 1961. A equipe da Prefeitura esteve ali já providenciando as melhorias nos locais onde acontecerão as visitas técnicas e as palestras durante o Cariri Cangaço PoçoRedondo. Zé de Julião, José Francisco do Nascimento, é uma das figuras importantes do nosso município, desde o cangaço à política do município.
Zé de Julião foi, no cangaço, o cangaceiro Cajazeira. Casado com Enedina. A mesma Enedina que morreu em Angico em 28 de julho de 1938, juntamente com Maria Bonita e Lampião e os outros cangaceiros. Zé de Julião é o mesmo Zé que virou mestre de obras no Rio de Janeiro e participou da construção de Brasília. Zé de Julião é o mesmo Zé poço-redondense que foi duas vezes candidato a prefeito nas duas primeiras eleições depois que Poço Redondo foi emancipado. É o mesmo Zé que escapou das balas assassinas do cangaço e das volantes, mas não escapou das artimanhas e das balas da política. Zé de Julião foi assassinado naquele 19 de fevereiro de 1961, e teve seu corpo desovado nas Pedras da Bastiana na Lagoa das Areias.

Sua vida e sua história já inspirou poetas e escritores, romances, filmes e documentários.As Pedras da Bastiana é um pedacinho da historia deste solo sagrado do mestre Alcino Alves Costa. É assim que será o nosso Cariri Cangaço Poço Redondo e Serra Negra 2018, de 14 a 17 de junho.

Manoel Belarmino
Pesquisador e escritor
Poço Redondo-SE

Os Benefícios do Cariri Cangaço para Poço Redondo Por:Rangel Alves da Costa

Rangel Alves da Costa e Manoel Severo

Estamos certos assim: de 14 a 17 de junho de 2018, o maior evento nordestino, sertanejo e poço-redondense de todos os tempos, pois vem aí o Cariri Cangaço Poço Redondo. E dois aspectos merecem logo explicação. Por que não desejamos apenas uma edição, dizemos Cariri Cangaço Poço Redondo 2018 para, mais tarde, surgir o 2019, 2020 e assim por diante, definindo as recordações e as saudades perante o ano de realização. E por que entre 14 a 17 de junho e não outra data? Precisamente para que a sua culminância seja na data em que Alcino Alves Costa completaria 78 anos: 17 de junho. E nesta data - como nas demais - haverá uma comemoração digna de sua eterna presença entre nós. 

O lema do evento, tendo sido escolhido “Celebrando o Chão Sagrado de Alcino”, também possui sua razão de ser. Ora, será a celebração, a homenagem maior, a comemoração de sua importância, a valorização e o reconhecimento deste sertanejo que sempre teve o sertão no seu coração, que tão bem soube levar ao mundo a saga e a luta do homem sertanejo, que cavou as raízes mais profundas para contar sua história, que cantou em versos o seu povo e o seu chão e elevou o nome de sua terra natal a um prestígio de mais alto patamar.

Celebrando o chão sagrado de Alcino Alves Costa

Considerando o sertão como chão sagrado de Alcino, então serão abertas as páginas de sua história, de sua cultura, de suas tradições, como se fosse o próprio Alcino quem estivesse levando os estudiosos, escritores, turistas, alunos, a população em geral e seus amigos do Cariri Cangaço, ao conhecimento de cada página desse grandioso livro: 
Estrada Histórica Antônio Conselheiro (marcos de Canário, da Cruz dos Soldados, de Zé de Julião, de Antônio Canela, da Igreja do Conselheiro, etc.); Curralinho e sua histórica arquitetura e o seu rio de tantas histórias; Estrada da Maranduba (marco de Zé Joaquim) e Fazenda Maranduba (Fogo da Maranduba e Cruz dos Falecidos em Batalha), Santa Rosa e a casa do fundador Ermírio Torres Machado; Serra Negra (João Maria de Carvalho, Liberato de Carvalho. Zé Rufino, Rua Velha, etc.); Avenida Alcino Alves Costa, a Nova Praça Lampião, Praça de Eventos, Memorial Alcino Alves Costa, etc. E muito mais. 

Muita mais por que também nossa cavalhada, nossa cavalgada, carreatas de carros-de-bois, nossa vaqueirama, nossos grupos folclóricos, nosso xaxado adulto e mirim, a Orquestra de Pífanos da Família Vito, a Orquestra Sanfônica de Poço Redondo, os artistas da terra, os aboios e as toadas, as cantorias e os repentes. E também o desenvolvimento de atividades pelos alunos da rede municipal de ensino.

Será a partir desse livro aberto que o Cariri Cangaço possibilitará o início de um novo tempo de reconhecimento e valorização da história, da cultura e das tradições de Poço Redondo. E assim por que o evento em si se constituirá como num abrir de portas para a continuidade de ações. As obras realizadas pela gestão municipal para o evento, por exemplo, continuarão como obras entregues à população, como equipamentos que a partir de então servirão não só para o embelezamento da cidade e do município como para colocar Poço Redondo - e definitivamente - na rota do turismo histórico. E o turismo permitirá emprego e geração de renda para grande parcela da população.

Caravana Cariri Cangaço em visita ao Memorial Alcino Alves Costa

A Estrada Histórica Antônio Conselheiro (Estrada de Curralinho) exemplifica bem esse descortinamento das potencialidades. Até o mês de junho continuará vista apenas como uma estrada que leva até a beira do rio. Mas depois não. As obras que serão feitas ao longo de todo o seu percurso - onde nada menos que cinco locais receberão marcos, placas e sinalizações - permitirão que a cada passo seja encontrada uma importante informação histórica. E tudo isso se traduz em conhecimento da população, em visitação, em turismo e geração de renda.

Outro exemplo diz respeito à Praça Lampião. Criada na administração Alcino Alves Costa e reformada na gestão Enoque Salvador de Melo, até hoje se constitui no único local da cidade que reverencia a história do cangaço no município. Contudo, uma construção tão modesta que nem de longe permite reconhecer a importância de Poço Redondo no contexto do fenômeno cangaço. Ainda assim, é local onde os viajantes param para fotografar e levar nos seus álbuns de recordações. Mas outra feição será dada à praça para o evento e para a posteridade. As obras ali previstas permitirão que, enfim, todos sintam prazer em visitar e se deixar fotografar.

E por todo lugar será assim. Onde o Cariri Cangaço passar ficará aberta a porta para o desenvolvimento turístico do município. Os frutos logo surgirão para benefício de todos. E mais ainda considerando que a administração municipal logo iniciará o resgate de todas as potencialidades, desde a Gruta de Angico a Serra da Guia, desde o Poço de Cima às ribeiras de Bonsucesso e mais ribeiras. Então, Avante Cariri Cangaço. Avante!

Rangel Alves da Costa
Pesquisador e escritor, Poço Redondo
Conselheiro Cariri Cangaço

Programação Poço Redondo 2018



PROGRAMAÇÃO CARIRI CANGAÇO 
POÇO REDONDO 2018

CELEBRANDO O CHÃO SAGRADO DE ALCINO

QUINTA-FEIRA 
Dia 14 de Junho de 2018 

6h00min - Alvorada Festiva e Queima de Fogos

19h00min – Noite Solene de Abertura 
Praça de Eventos
Poço Redondo-Sergipe

19h20min – Formação da Mesa de Autoridades
19h30min – Hino Nacional e Hino de Poço Redondo

19h40min – Apresentação do Cariri Cangaço
ROSSI MÁGNE 
Propriá-SE

19h50min - Fala das Autoridades

20h20min - Entrega de Comendas
Por Conselheiros 
CELSINHO RODRIGUES E ANTONIO VILELA

20h20min - Entrega de Diplomas de Honra ao Mérito
Por Pesquisadores 
RODRIGO HONORATO E IVANILDO SILVEIRA

Homenageados
Padre Mário César de Souza
Zefa da Guia
Guiomar Vito
Manoel Dionízio da Cruz - "in memoriam"

20h50min - Cariri Cangaço, 
Mais que um Evento, um Sentimento 
MANOEL SEVERO BARBOSA

21h15min - Lançamento de Livro
Roteiro Histórico e Anotações do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018
RANGEL ALVES DA COSTA
MANOEL BELARMINO

21h30min - Apresentação de Grupos Folclóricos
Feira de Cordéis, Xilogravuras e Literatura do Cangaço

22h00min - Show em Praça Pública

SEXTA-FEIRA
Dia 15 de Junho de 2018

8h30min - Saída para Curralinho

9h00min - Inauguração dos Marcos Históricos 
na Estrada Antônio Conselheiro

Cangaceiro Canário
Zé de Julião
As Cruzes dos Soldados
Tonho Canela
RANGEL ALVES DA COSTA
Poço Redondo-SE
MANOEL BELARMINO
Poço Redondo-SE

10h00min - Alto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Conferencia - Antônio Conselheiro: O Mito
CARLOS ALBERTO SILVA
Natal-RN
WESCLEY RODRIGUES
Sousa-PB
OLEONE COELHO FONTES
Salvador-BA

10h40min - Caminhada pelas ruas do povoado de Curralinho

12h00min - ALMOÇO

14h00min - Saída para Fazenda Maranduba

Visitações aos Marcos Históricos
Brió e Zé Joaquim
RANGEL ALVES DA COSTA
Poço Redondo-SE
MANOEL BELARMINO
Poço Redondo-SE

15h00min - Recepção na Fazenda Maranduba
GRUPO TEATRAL RAÍZES NORDESTINAS
Rafaela Alves

15h30min - Inauguração dos Marcos Históricos
Serrote da Maranduba 
Cruz dos Nazarenos

16h30min - Capela da Maranduba
Conferência - O Fogo da Maranduba: Vitoria de Lampião ou Derrota 
das Forças Volantes?
IVANILDO SILVEIRA
Natal-RN

19h00min - Lançamentos de Livros
Praça de Eventos
Poço Redondo-SE

A Revolução Praieira no Sertão
LEONARDO FERRAZ GOMINHO

Lampião e o Cangaço na Historiografia de Sergipe
ARCHIMEDES MARQUES

As Quatro Vidas de Volta Seca
ROBÉRIO SANTOS

Lampião, o Cangaço e outros fatos no Agreste Pernambucano
JUNIOR ALMEIDA

21h00min - Shows na Praça de Eventos
CECÍLIA DO ACORDEON - PEDRO LUCAS FEITOSA
IASMIM ALMEIDA
SÁVIO DO ACORDEON

SÁBADO
Dia 16 de Junho de 2018

8h30min - Saída para Serra Negra
Pedro Alexandre - Bahia

9h30min - Solenidade de Abertura
Câmara de Vereadores de Pedro Alexandre

9h50min - Fala das Autoridades

10h00min - Entrega de Comendas por Conselheiros
ANA LUCIA SOUZA e LUIZ RUBEN BONFIM

10h15min - Conferência
A Importância de Serra Negra para a História do Cangaço
ORLANDO DE CARVALHO
Serra Negra - BA

10h50min - Visitação aos pontos Históricos de Pedro Alexandre

Quartel das Volantes
Praça João Maria de Carvalho
Rua Velha 
Praça General Liberato de Carvalho

12h30min - ALMOÇO

14h00min - Retorno para Poço Redondo

15h00min - Visita ao Memorial Alcino Alves Costa
RANGEL ALVES DA COSTA

15h30min - Inauguração do Centro de Artesanato e Turismo

16h30min - Inauguração da Reforma da Praça Lampião

17h00min - Feira de Livros e Artesanato
Praça da Matriz

15h30min - Inauguração do Marco em Homenagem a


ALCINO ALVES COSTA
19h00min - Praça de Eventos
Poço Redondo - SE

19h20min - Entrega de Certificados
FAMILIARES DE REMANESCENTES DO CANGAÇO
Por Conselheiros
ELANE MARQUES - ARCHIMEDES MARQUES - LOURO TELES
 ANTONIO VILELA - EDVALDO FEITOSA - RANGEL ALVES A COSTA
JUNIOR CHAGAS - MARCIAL ALVES DA COSTA

Homenageados:

Família dos ex-cangaceiros Sila, Novo Tempo , Mergulhão e Marinheiro 
  Família dos ex-cangaceiros Adília e Delicado 
  Família do ex-cangaceiro Cajazeira (Zé de Julião)
  Família da ex-cangaceira Enedina 
  Família das ex-cangaceiras Rosinha e Adelaide 
 Família da ex-cangaceira Áurea 
 Família do ex-cangaceiro Zabelê
  Família do ex-cangaceiro Canário
  Família do  coiteiro Manoel Félix 
  Família do coiteiro Adauto Félix 
  Família do coiteiro Messias Caduda  

19h30min - Conferência
O Legado de Alcino Alves Costa: Vida e Obra
RANGEL ALVES DA COSTA
Poço Redondo-SE

Depoimentos
Pesquisadores de todo o Brasil

21h00min - Apresentações Artísticas
RITA PINHEIRO
VAL SANTOS
BETO PATRIOTA E XAXADO NA PISADA DE LAMPIÃO


DOMINGO
Dia 17 de Junho de 2018

Aniversário de Nascimento de Alcino Alves Costa
O Caipira de Poço Redondo

6h00min - Alvorada Festiva e Queima de Fogos

7h00min - Missa de Aniversário
78 Anos de Nascimento de Alcino Alves Costa
MEMORIAL ALCINO ALVES COSTA
Padre Mário Cesar
Padre Agostinho

Cariri Cangaço Poço Redondo 2018
Realização
INSTITUTO CARIRI DO BRASIL
Co-realização
PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO REDONDO
MEMORIAL ALCINO ALVES COSTA

Apoio
SBEC- SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO
GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ
ICC - INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI
GPEC-GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PAJEÚ

Mídia e Redes Sociais
GRUPO LAMPIÃO CANGAÇO E NORDESTE
GRUPO OFICIO DAS ESPINGARDAS
COMUNIDADE O CANGAÇO
GRUPO HISTORIOGRAFIA DO CANGAÇO
GRUPO DE ESTUDOS CANGACEIROS
O CANGAÇO NA LITERATURA
GRUPO SERTÃO NORDESTINO