Páginas

Celebração e Festa na Abertura dos 10 Anos de Cariri Cangaço


A noite da última quarta-feira, 24 de julho de 2019, marcou a celebração em grande estilo dos dez anos do Cariri Cangaço. Em noite solene, o Salão de Atos da URCA - Universidade Regional do Cariri, na cidade de Crato, recebeu um qualificado público; representado por diversas autoridades, instituições culturais e educacionais, pesquisadores, escritores, estudantes e admiradores das temáticas nordestinas, vindos de todo o Brasil.
o
 Cerimonialista Rossi Magne
Mesa Solene de Abertura
oo
Com o cerimonial sob a responsabilidade do pesquisador e poeta sergipano de Propriá, Rossi Magne, foi formada a mesa solene de abertura que contou com o Reitor da URCA - Universidade Regional do Cariri, Francisco Lima Junior, com o representante do Prefeito do Municipal de Crato, Secretario de Cultura, Wilton Silva, com o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa, com o Deputado Inacio Loiola, representando a Assembléia Legislativa de Alagoas, com o Presidente da SBEC, Benedito Vasconcelos; do GECC, Angelo Osmiro; do GPEC, Narciso Dias, além do Presidente do ICC - Instituto Cultural do Cariri, Heitor Feitosa Macedo, da Academia Lavrense de Letras, Cristina Couto, do representante do IHGRN -Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Dr Honorio de Medeiros e da representante do Conselho Alcino Alves Costa, Elane Marques.   
o
 Entrada do Estandarte do Cariri Cangaço 10 Anos...
 Célia Maria conduz o Estandarte dos 10 Anos
o
Logo após a execução do hino nacional brasileiro houve a entrada solene e festiva do Estandarte comemorativo aos dez anos do Cariri Cangaço, uma confecção da artesã paraibana Célia Maria e um presente do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço. O estandarte celebra os dez anos do Cariri Cangaço como tema principal e apresenta ainda os brasões dos grupos de estudos ligados ao evento: SBEC, GECC, GPEC e GFEC. O estandarte comemorativo entrou no Salão de Atos da URCA sob o som do frevo pernambucano e tendo como testemunha, além dos presentes, de todas as bandeiras de estados nordestinos, dispostas nas laterais do auditório da Universidade.
o
 Benedito Vasconcelos, Heitor Macedo, Wilton Silva, Lima Junior, 
Manoel Severo e Inácio Loiola
 Conselheiro João de Sousa Lima
 Manoel Severo e João de Sousa Lima
o
O primeiro momento da noite marcou a apresentação do Cariri Cangaço que foi realizada pelo Presidente do IGHPA - Instituto Geografico e Histórico de Paulo Afonso, Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor João de Sousa Lima, que em suas palavras lembrou o inicio do exitoso empreendimento: "Lembro bem quando Manoel Severo esteve ao nosso lado no Seminário de Nascimento de Maria Bonita em Paulo Afonso, isso em 2008, e lá começamos a construir este grande evento que passou a ser o Cariri Cangaço", além disso João de Sousa Lima ressaltou a história e os números expressivos do Cariri Cangaço ao longo de seus dez anos.
o
 Neli Conceição e Rossi Magne
 João de Sousa Lima, Neli Conceição e Elane Marques
 João de Sousa Lima e Ivanildo Silveira
João de Sousa Lima e Ângelo Osmiro
João de Sousa Lima e Narciso Dias
o
Em seguida o Conselheiro João de Sousa Lima, representando o IGHPA - Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso prestou homenagens a várias personalidades que receberam "Menção Honrosa" pelo IGHPA. Foram agraciados o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, a filha dos ex-cangaceiros Moreno e Durvinha, também Conselheira do Cariri Cangaço, Neli Conceição, o pesquisador potiguar Ivanildo Silveira, o presidente do GPEC, Narciso Dias e o presidente do GECC, Ângelo Osmiro; todos igualmente, Conselheiros do Cariri Cangaço.
o
Honório de Medeiros, Cristina Couto, Ângelo Osmiro, Benedito Vasconcelos, Heitor Feitosa Macedo, Wilton Silva, Lima Junior, Manoel Severo, Inácio Loiola, Elane Marques, Narciso Dias, Rossi Magne e João de Sousa Lima; Mesa Solene de Abertura do 
Cariri Cangaço 10 Anos
Reitor Lima Junior e a "honra da URCA receber o Cariri Cangaço"
o
O magnífico Reitor da URCA, professor Francisco Lima Junior em suas palavras lembrou o compromisso da URCA com o desenvolvimento e fomento à cultura regional e ressaltou a presença da URCA "desde os primeiro momentos do Cariri Cangaço, ainda em 2009", deu as boas vindas a todos os participantes do evento em nome da Universidade e que era uma grande satisfação receber tão grande evento na celebração de seus dez anos.
o
 Deputado Inacio Loiola de Alagoas dá as boas vindas a todos os pesquisadores
Lima Junior, Manoel Severo, Inacio Loiola, Narciso Dias e Rossi Magne
o
Em seguida houve a palavra do Deputado Estadual pelo estado de Alagoas, Inácio Loiola, também destacado pesquisador da temática "cangaço" que agradeceu a oportunidade de estar ao lado de tantos amigos neste momento ímpar de celebração do Cariri Cangaço, lembrou ainda sua forte ligação com a região do Cariri, notadamente com Juazeiro do Norte, quando homenageou a figura do pesquisador Daniel Walker, falecido recentemente, como também enalteceu o grande trabalho realizado pelo curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo.
o
 Secretário de Cultura de Crato, Wilton Silva
o
O Secretário de Cultura, Wilton Silva "Dedê", representando o prefeito Aílton Brasil, disse da alegria de Crato esta sediando de maneira festiva e solene o aniversário de 10 anos do Cariri Cangaço e que em nome do prefeito municipal dava as boas vindas a todos os amigos pesquisadores que vieram de vários estados brasileiros testemunhar a força da cultura regional.
o
 Elane Marques representando o Conselho Alcino Alves Costa
 Manoel Severo, homenageado da noite
 Manoel Severo recebe Placa Comemorativa das mãos de Elane Marques
o
Representando o Conselho Curador Alcino Alves Costa, a pesquisadora e escritora sergipana, Elane Marques, resgatou um pouco do imenso significado da noite quando falou do grande trabalho desenvolvido pelo Cariri Cangaço em resgatar a memoria e a história sertaneja. Logo em seguida a representante do Conselho passou às mãos do Curador do evento, Manoel Severo, placa comemorativa pelo transcurso dos dez anos do empreendimento, não sem antes convidar a todos para "cantar os parabéns" para o próprio curador Manoel Severo, aniversariante do ultimo dia 18 de julho.

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço dedicou a noite a "quatro gigantes:
Alcino Alves Costa, Jonas Luis da Silva de Icapuí, Paulo Medeiros Gastão 
e Daniel Walker". 
o
Dando prosseguimento a solenidade, Rossi Magne convidou para fazer uso da palavra o curador do Cariri Cangaço Manoel Severo Barbosa, que em suas palavras de boas vindas, dedicou a noite de abertura do grandioso evento a "quatro grandes personalidades do estudo e pesquisa de temas nordestinos, a quatro gigantes que junto conosco ajudaram a consolidar este sonho chamado Cariri Cangaço e que com certeza festejam de onde estão, a grande festa dos dez anos: Alcino Alves Costa, Jonas Luis da Silva de Icapuí, Paulo Medeiros Gastão e Daniel Walker", Manoel Severo ainda ressaltou o esforço de "muitos parceiros na direção da construção do grande empreendimento,como municípios, instituições, pessoas e sentimentos" e relembrou que foi ali em Crato, juntamente com os municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, que tudo começou ha dez anos atras.
o
 Presença qualificada de pesquisadores de todo o Brasil...
0o
As homenagens da noite seguiram com o curador Manoel Severo Barbosa nomeando as instituições que receberiam na solenidade o Título de "Equipamento Imprescindível a Perpetuação da Memória e Tradições do Sertão". Foram contempladas com a comenda, a URCA-Universidade Regional do Cariri, o ICC - Instituto Cultural do Cariri, a Academia de Cordelistas do Crato e o Museu de Luiz Gonzaga, de Dom Quintino no Crato.
o
Manoel Severo comunica as Instituiçoes que receberiam as Comendas na noite 
 Conselheiro Honório de Medeiros, Reitor Lima Junior e Wilton Silva
o
O Reitor Francisco Lima Junior recebeu o Diploma das mãos do Conselheiro Cariri Cangaço; na solenidade representando também o IHGRN -Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; escritor Honório de Medeiros e do Secretário de Cultura de Crato, Wilton Silva; o presidente do ICC - Instituto Cultural do Cariri, escritor Heitor Feitosa Macedo recebeu das mãos do representante da Associação Cultural da Pedra do Reino, pesquisador Valdir Nogueira sua comenda.
o
 Valdir Nogueira e Heitor Feitosa Macedo, presidente do ICC
o
Já a Academia de Cordelistas do Crato, representada pelas cordelistas Anilda Figueiredo e Nezite Alencar receberam das mãos dos Conselheiros Cariri Cangaço, Antônio Vilela e Wescley Rodrigues a comeda do Cariri Cangaço. Por fim o Museu de Luiz Gonzaga, de Dom Quintino no Crato, representado por seu idealizador o jovem Pedro Lucas Feitosa, recebeu de seus pequenos companheiros; Cecília do Acordeon e Pedro Popoff, numa autentica festa infanto-juvenil no Cariri Cangaço o registro de reconhecimento do Cariri Cangaço.
o
Conselheiros Antônio Vilela e Wescley Rodrigues passam às mãos de Anilda Figueiredo e Nezite Alencar da Academia de Cordelistas do Crato
  Pedro Popoff, Cecília do Acordeon e Manoel Severo
Pedro Lucas e os agradecimentos ao Cariri Cangaço
o
Representando as instituições homenageadas falou o presidente do ICC, escritor Heitor Feitosa Macedo que ressaltou "o lançamento dentro da noite da grande revista Itaytera celebrando o Cariri Cangaço, como também ressaltou a importância da região do cariri cearense para a historia de toda a região nordeste e o trabalho de Severo que consegue agregar tantos amigos em torno de um tema tão forte".
o
 Heitor Feitosa Macedo, presidente do ICC fala em nome dos homenageados
Manoel Severo e Salão de Atos da URCA
o
O segundo momento de homenagens por parte do Cariri Cangaço apresentou um conjunto de personalidades de destaque na vida cultural, das artes e educacional do cariri cearense. Foram homenageados o médico, pesquisador, escritor e memorialista de Barbalha, Dr Napoleão Tavares Neves; o memorialista Huberto Cabral, o jornalista e radialista Antônio Vicelmo, o festejado artesão  e designer de couro Espedito Celeiro e o jornalista e apresentador Francisco José de Brito.
o
 Dra Raíssa Neves, Reitor Lima Junior e Dr Leandro Cardoso: 
Homenagem a Napoleão Tavares Neves.
Geraldo Ferraz e homenagem ao memorialista Huberto Cabral
o
O Conselheiro Cariri Cangaço, médico e escritor Leandro Cardoso e sua esposa Dra Raíssa Neves, filha do homenageado, receberam a comenda em representação ao Dr Napoleão Tavares Neves das mãos do Reitor Lima Junior; já o memorialista cratense Huberto Cabral recebeu das mãos do Conselheiro Cariri Cangaço, Geraldo Ferraz; Antônio Vicelmo, uma das legendas do radio cearense recebeu das mãos do Conselheiro Cariri Cangaço Rangel Alves da Costa.
o
Antônio Vicelmo e Conselheiro Rangel Alves da Costa
 Antônio Vicelmo e Manoel Severo
o
Espedito Celeiro recebeu das mãos de Ingrid Rebouças e o jornalista Francisco Jose recebeu das mãos de Narciso Dias. Chico José falou representando a todos os homenageados, em suas palavras Chico José falou de sua emoção em participar do Cariri Cangaço, "a vida é um eterno aprendizado... nesta noite em aprendi muito, vi que nesta união de pesquisadores o cangaço é muito mais extenso do que nós já conseguimos mostrar."
 o
 Ingrid Rebouças e Espedito Celeiro
 Espedito Celeiro e Manoel Severo
 Narciso Dias e Chico José
 Chico José e Manoel Severo
o
A próxima apresentação da noite coube a Antônio Ribeiro da Conceição; musico, repentista, escritor e poeta baiano, autor de obras de cordel e considerado um mantenedor das tradições musicais sertanejas da Bahia; subiu ao palco do Cariri Cangaço o consagrado Mestre Bule Bule para em seguida haver um dos momentos mais emocionantes e de grande significação para todos os presentes à noite de abertura dos dez anos do Cariri Cangaço que seriam homenagens  à grandes personalidades que já não se encontram entre nós.
o
Mestre Bule Bule na festa de dez anos do Cariri Cangaço
o
As homenagens solenes do Conselho Alcino Alves Costa foram para; pesquisador Paulo Medeiros Gastão e Coronel João Bezerra da Silva, ambos; in memoriam; que receberam a Comenda de "Personalidade Eterna do Sertão" e para o escritor Daniel Walker, falecido neste mesmo mês de julho, que recebeu a comenda "Mérito Histórico e Cultural do Sertão".
o
Graça Gastão, Juliana Pereira e Patricia Gastão
Patrícia Gastão agradece em nome da família Gastão
o
A Conselheira Cariri Cangaço Juliana Pereira, passou às mãos das senhoras Maria das Graças Gastão; viúva; e Patricia Gastão, filha; a comenda ao inesquecível Paulo Medeiros Gastão. O casal Ane Ranzon e Paulo Britto, recebeu em nome de seu pai, Coronel João Bezerra da Silva; o comandante das tropas que mataram o rei do cangaço em Angico; a comenda de Personalidade Eterna do Sertão das mãos dos Conselheiros Cariri Cangaço, Ivanildo Silveira e Professor Pereira. Coube ao Deputado Inácio Loiola passar às mãos da escritora Tereza Neuma; viúva do grande pesquisador e escritor Daniel Walker a sua comenda de mérito histórico e cultural do sertão.
o
 Professor Pereira, Paulo Britto e Ivanildo Silveira
Paulo Britto fala em nome de seu pai, Coronel João Bezerra
Deputado Inácio Loiola e Tereza Neuma, viúva de Daniel Walker

o

Manoel Severo Barbosa em seguida, empossou os mais novos Conselheiros do Cariri Cangaço. Tomaram posse os pesquisadores; Valdir Nogueira, da cidade pernambucana de São José de Belmonte, Manoel Belarmino, da cidade sergipana de Poço Redondo; João Tavares Calixto Junior, da cidade cearense de Juazeiro do Norte, Quirino Silva, da cidade paraibana de João Pessoa e Jorge Figueiredo, da cidade Baiana de Entre Rios. 
o
Jorge Figueiredo, Valdir Nogueira, Calixto Junior, Manoel Belarmino e Quirino Silva, novos Conselheiros do Cariri Cangaço
o
Dessa forma, o Conselho Consultivo Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço passa a ter 40 membros  em seus assentos, numa demonstração da enorme força da integração da alma nordestina.
o



O poeta sergipano Rossi Magne homenageia o Curador do Cariri Cangaço 
Manoel Severo Barbosa
Emerson Monteiro apresenta a Edição Histórica da Revista Itaytera 
celebrando os 10 Anos de Cariri Cangaço
Calixto Junior apresenta a Revista da Academia Lavrense de Letraso


Dois importantes lançamentos ainda estariam na programação da grande noite de abertura do Cariri Cangaço por ocasião de seus dez anos. Coube ao pesquisador e escritor Emerson Monteiro apresentar a mais nova edição da prestigiada Revista Itaytera do ICC - Instituto Cultural do Cariri, edição comemorativa e dedicada inteiramente à temática cangaço e aos dez anos do Cariri Cangaço. Em seguida o mais novo Conselheiro Cariri Cangaço, escritor João Tavares Calixto Junior fez a apresentação da mais nova edição da Revista da Academia Lavrense de Letras, comemorando seus dez anos.
o

 Dra Susana, Dra Welma Meneses, Graça Gastão, Patrícia Gastão e Benedito Vasconcelos
o
Em seguida o presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; professor Benedito Vasconcelos; dentro da programação de abertura do Cariri Cangaço em Crato, conferiu a Medalha Paulo Gastão à juíza de direito da comarca de Mossoró, Dra Welma Meneses. 
o
 Calixto Junior, Dr Marcus Cunha, Fátima Lemos e Cristina Couto
 Professor Jorge Emicles
Heitor Feitosa, Divani Cabral, Marcus Cunha, Jorge Emicles, Otonite Cortez, 
Fátima Lemos e Cristina Couto
o
Finalizando a solenidade na URCA - Universidade Regional do Cariri, a presidente da Academia Lavrense de Letras e Conselheira Cariri Cangaço Cristina Couto, concedeu ao médico Marcus Cunha o Diploma de Sócio Honorário do sodalício lavrense e apresentou a Medalha Fideralina Augusto Lima, no mesmo ato foi concedida a honraria a duas personalidades caririenses, a professora Otonite Cortez, ex-reitora da URCA e Divani Cabral, renomada gestora da SCAC - Sociedade de Cultura Artística do Crato, com apresentação das laureadas pelo pesquisador Jorge Emicles.
o
Cordelista Rosário Lustosa encerra a programação com homenagem
 a memória de Paulo Gastão

Cariri Cangaço 10 Anos
Salão de Atos - URCA Universidade Regional do Cariri
Crato, 24 de Julho de 2019
Fotos:Ingrid Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário