Cariri Cangaço homenageia a realização da I Flican em Canudos
Professor Luiz Paulo Neiva
De acordo com o professor Luiz Paulo Neiva"o evento é fundamental para celebração do livro, da literatura, da cultura e da arte. Aqui o público vai encontrar uma programação rica, com forte compromisso de preservação da memória, da história desse lugar e da cultura regional”. Além do grande significado cultural e histórico da Feira, também foi possível confirmar a grande movimentação que refletiu em toda a economia local. Toda rede de hospedagem ficou totalmente lotada como também os reflexos mais que positivos puderam ser sentidos nas áreas de alimentação, transporte e comércio em geral.
Cariri Cangaço presente na I FLICAN
o
o
Pesquisador e escritor Bruno Paulino representando o Cariri Cangaço na I Flican
o
A I FLICAN acontecida no município de Canudos contou com forte participação do Cariri Cangaço, representado pelos escritores; Bruno Paulino, Oleone Coelho Fontes, José Bezerra Lima Irmão, Pedro Igor Pimentel e a artista Rita Pinheiro; tendo como ponto alto dessa participação a entrega solene de Comenda ao curador Luiz Paulo Neiva pela realização do encontro.
Escritores Oleone Coelho Fontes, Bruno Paulino, Zé Bezerra e Pedro Igor passam às mãos do professor Luiz Paulo Neiva, comenda do Cariri Cangaço pela realização da Flican
Para os organizadores a I Feira Literária de Canudos - Flican, abre uma espetacular janela para a consolidação de um turismo diferenciado Rica em atrativos naturais e culturais, a região tem vocação para o turismo, e o evento abre uma janela de oportunidades para geração de emprego e renda. Canudos oferece diversas opções de lazer aos visitantes que querem conhecer sua história e belezas. Algumas delas, inclusive, fazem parte do roteiro das visitas guiadas que serão oferecidas no último dia de evento, das 7h às 11h, e levarão o público ao Parque Estadual de Canudos, Mirante do Conselheiro, Instituto Memorial Popular de Canudos e ao Museu Manoel Travessa.
Quixeramobim berço de Antônio Vicente Mendes Maciel; estreita a cada dia a profunda ligação com o berço do Peregrino Antônio Conselheiro.
Paula, Neto Camorim, Pedro Igor, Bruno Paulino e Antônio Rabelo: "Com essa galera massa, fazendo o que o famigerado Moreira César prometeu, mas não cumpriu: almoçando em Canudos!" Diz Pedro Igor Pimentel
o
Rita Pinheiro, a "Garimpeira da Cultura"
o
"No município de Canudos há também o Museu Histórico de Canudos, cuidado por particulares e com mais vestígios do conflito. Outras opções são apreciar a bela vista do Mirante do Conselheiro, com a cidade de um lado e o açude do outro, ou caminhar até o topo da Serra do Cocorobó, o local mais alto da região.Ir à Toca das Araras, uma reserva biológica situada nos arredores da cidade, é mais um passeio recomendado. Composta por morros, é um dos raros lugares onde ainda se observa a ararinha-azul."
Em Canudos, durante a FLICAN, escritor Oleone Fontes saúda o Bom Jesus Conselheiro de quem ora escreve biografia.
Canudos é uma Festa !
Com a palavra Oleone Coelho Fontes, "a Feira Literária de Canudos (Flican), entre os dias 21 e 24 passados, foi sucesso sem precedente no município. O curador da Flican, prof. Luiz Paulo Neiva foi alvo de elogios, homenagens e reconhecimento por conta da organização e funcionalidade do evento a que não faltaram exposição de livros, sessão coletiva de autógrafos, show musical, rodas de conversa e de diálogos, mostras de desenho, pintura e artesanato, apresentação teatral. Foram conferencistas, entre muitos: Leopoldo Bernucci, Pedro Lima Vasconcelos, Éldon Canário, Oleone Coelho Fontes, Dionísio Nóbrega, Marielson Carvalho, Pedro Barbosa, Manoel Neto e Antônio Olavo."
Zé Bezerra, Oleone Fontes e Leopoldo Bernucci, euclidianista de escol, professor nos Estados Unidos; em Canudos durante a FLICAN.
Antônio Barreto Cordel, Roberto Maciel (de
Quixeramobim), Oleone Fontes e o José Bezerra Lima Irmão, durante a
Feira de Livros de Canudos.
E continua o escritor Oleone Coelho Fontes, "o Cariri Cangaço se fez presente por intermédio dos professores Bruno Paulino, Neto Camorim e Pedro Igor, assim como Roberto Maciel, por mim e por Zé Bezerra. Assim em solenidade, entregamos ao curador do evento, prof. Luiz Paulo Neiva uma comenda assinada pelo curador Manoel Severo Barbosa. Duas orquestras e os cantores Gereba e Fábio Paes complementaram festa cultural que marcou época e deixou saudades e que venha o Cariri Cangaço Canudos 2021."
I FLICAN - Feira Literária de Canudos
22 a 24 de Novembro de 2019
Canudos, Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário