Páginas

O Nordestino é Antes de Tudo um Forte.... e o que mais?


"O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.

É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela. Caminhando, mesmo a passo rápido, não traça trajetória retilínea e firme. Avança celeremente, num bambolear característico, de que parecem ser o traço geométrico os meandros das trilhas sertanejas. (...)
É o homem permanentemente fatigado."

Euclides da Cunha, Os Sertões

3 comentários:

  1. Orgulho de ser nordestino. Ana Vasconcelos

    ResponderExcluir
  2. O poema os sertões de Euclides da Cunha, tem fatos verdadeiros, porém, ele falhou porque generalizou todo nordestino.

    O nordestinos rico, tem cara de homem superior, é bonito, fala bem, é inteligente, investidor, fala outros idiomas, é líder e estiloso.

    O escritor acima, deveria ter feito ressalvas. Claro que o nordestino é um forte em tudo, o que não concordo é com os esteriótipos que ele menciona e abrange todos.

    ResponderExcluir
  3. E Dilermando sendo simpático com Ana.

    ResponderExcluir