Clementino José Furtado, Quelé, deu seus primeiros passos na história do cangaço como “inspetor de Quarteirão” espécie de autoridade policial comissionada que para exercer tal função, o sujeito tinha de ser um “homem das armas”; assim Clementino fez valer sua autoridade matando dois ladrões de cavalos; mas os ladrões mortos eram de famílias importantes, demandando daí perseguições e mandado de prisão.
Páginas
A reputação de Clementino Quelé no cangaço e na volante Por:João Costa
GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço Completa 10 Anos
- João Bezerra da Nóbrega (In memorian)
- Jorge Remígio
- Jair Tavares
- Emmanuel Arruda
- Catarina Venâncio
- Lúcia Holanda
- Ivanildo Silveira
- Bismarck Martins
- Luiz Firmo
- Quirino Silva
- Célia Maria
- Francisco Pereira
- Roberto Sávio
- Kiko Monteiro
- Alan dos Santos
- Luiz Ruben
- José Tavares
Grande abraço a todos ; Narciso Dias - Presidente
NOTA CARIRI CANGAÇO
É com muita satisfação que nos unimos ao sentimento de júbilo pelo aniversário de 10 anos do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, uma das mais sérias instituições de estudo e aprofundamento da temática cangaço, sempre lúcido e responsável, o GPEC a partir de seus ilustres membros formam uma trincheira importante e vital para a perpetuação da memória do cangaço.
Tudo Pronto para a Grande Festa: Que Venha o Cariri Cangaço 2022
Tudo Sobre o Cariri Cangaço com Manoel Severo na Tela do "Conversa e Convidados" Por: Adriano Carvalho
Rede Municipal de Ensino Participará do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022
Continuam as reuniões preparativas para o Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022, na manha do ultimo dia 19 o presidente da Comissão Organizadora do evento, Conselheiro João de Sousa Lima esteve na sede da SEDUC - Secretaria de Educação de Paulo Afonso. Na oportunidade, João de Sousa, que também é Presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, apresentou aos participantes da reunião os principais pontos do Projeto Cariri Cangaço.
Estiveram presentes ao encontro, além de João de Sousa Lima, a professora Elza Brito; Secretária Municipal de Educação; o professor Pedro Gomes; Subsecretário Municipal de Educação; e a professora Bel Anjos, técnica daquela secretaria. "Paulo Afonso estará recebendo esse renomado acontecimento entre os dias 24 e 27 de março e sem dúvidas alunos e professores da Rede Municipal de Ensino estarão participando desse importante evento que é o Cariri Cangaço, que esclarecerá fatos históricos vividos em diversos povoados de Paulo Afonso" confirma a representante da SEDUC.
"Para nós que fazemos o Cariri Cangaço esta manhã tem um significado muito grande e extremamente importante, quando recebemos o apoio da SEDUC através da secretária Elza Brito e dos professores Pedro Gomes e Bel Anjos; a certeza da participação dos professores e principalmente dos filhos e filhas de Paulo Afonso, através dos alunos da rede municipal de ensino, nos enche de entusiasmo e aumenta nossa responsabilidade, sem dúvidas teremos um grande Cariri Cangaço" reforça o Conselheiro João de Sousa Lima.
O Misterioso Lampião Por: Antônio Corrêa Sobrinho
Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022 já Trabalha na Programação do Evento
Passo a passo se consolida o grande Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022. O evento que já contava com a parceria vital da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, da Câmara dos Vereadores, do IGH-Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, da Casa de Cultura, da Academia de Letras de Paulo Afonso e da Associação de Guias Turísticos fechou no inicio da ultima semana a parceria com o Memorial da CHESF, para a realização do esperado encontro que acontecerá entre os dias 24 e 27 de março do corrente ano.
Os Espetaculares Roteiros do Cariri Cangaço em Paulo Afonso 2022
"Depois das visitas ao Povoado do Riacho, à Cruz de Zé Pretinho, à Vila de Dona Generosa e ao Museu da Casa de Maria Bonita, o Cariri Cangaço prepara um conjunto de visitas vitais para todos aqueles que estarão presentes ao grande Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022, começando pelo povoado de Arrasta Pé, onde nasceu a ex-cangaceira Durvinha" pontua Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.
Durvalina Gomes de Sá, cangaceira nascida no povoado Arrasta Pé, recebeu o apelido no cangaço de Durvinha, nascida em 1915. Sua residência foi muito visitada por Lampião e seus sub grupos e nessas passagens, em 1930, ela já apaixonada, seguiu o cangaceiro Virgínio, depois da morte do cunhado de Lampião passou a ser companheira do cangaceiro Moreno.
Um dos mais belos cenários de Paulo Afonso e que traduz sobremaneira o Bioma Caatinga é o Raso da Catarina, são trinta e oito mil quilômetros quadrados de área com ecorregião de solos muito arenosos, profundos e pouco férteis, de relevo muito plano. Apresenta Cânions na parte oeste. É a região mais seca do sertão baiano, com clima semiárido bastante quente e seco, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. A precipitação média anual é 350 mm e em algumas regiões chega a 300 mm.
O Raso recebe esse nome porque seu relevo é quase toda sua totalidade, plano com vegetação rasteira e Catarina é em homenagem a proprietária da Fazenda Catarina, que existe até hoje na região. Conta a lenda, que a fazendeira lutou contra a seca, mas foi derrotada por uma nuvem de gafanhotos que devorou a plantação de milho e feijão, deixando-a em estado de loucura e sozinha até o fim da vida. Dizem que seu espírito vaga a localidade ajudando vaqueiros a encontrar animais perdidos.