Hélio Santos e Manoel Severo
Uma das mais preciosas obras literárias sobre um recorte importante da historia do coronelismo nordestino; tendo o sul do estado do Ceará do final do século 19 e começo do século 20, mais precisamente a emblemática região do cariri; o Império do Bacamarte nos apresenta de maneira aprofundada, a partir da entrega e talento de seu autor; Joaryvar Macedo; sertanejo da “gema” nascido no Sítio Calabaço na emblemática cidade de Lavras da Mangabeira, centro sul do Ceará; um dos mais importantes e surpreendentes períodos do coronelismo de barranco, de todo o país. Fundamentada em vasta bibliografia, pesquisa em periódicos da época, entrevistas com remanescentes e acima de tudo, com a responsabilidade de um filho que fala de sua terra, de sua casa, de seu quintal e de sua gente, Joaryvar Macedo consolida o Império do Bacamarte como um marco no estudo do coronelismo nordestino.
Com a maestria e a sensibilidade que lhes são tão próprias, Joaryvar une mestres como João Brígido, Abelardo Montenegro, Otacílio Anselmo, Rodolfo Teófilo, Leonardo Mota, Nertan Macedo, Amália Xavier e tantos outros talentosos e obstinados garimpeiros da história sertaneja para nos ajudar a compreender esse que foi um dos períodos mais conturbados da historia recente de nosso nordeste. As áridas terras de nosso sertão aprenderam e sofreram desde os tempos da colonização, passando pelo império e desaguando nos tempos da velha república, com as intempéries do clima, a pobreza e desigualdade, a ausência do Estado e com a força e o poder do coronelismo, simbiose perfeita para outros flagelos no sertão nordestino: os “cabras”, os jagunços e os cangaceiros. Notadamente com o presidente Campos Sales; entre 1898 e 1902; e seu sucessor Rodrigues Alves; entre 1902 a 1906; consolidadores da famigerada “políticas dos governadores”, instituto que ensejou por todo o país a expansão e fortalecimento das oligarquias rurais, daí viríamos a conhecer um dos mais sombrios e violentos períodos da história de nosso sertão, destacando o cariri cearense, berço e palco de algumas das mais extraordinárias sagas de deposições, à força e à bala, de todo o Brasil daquela época.
Hélio Santos e Manoel Severo, planejamento da Agenda de Lançamentos de
o Império do Bacamarte, clássico de Joaryvar Macedo.
"A Nova Edição de o Império do Bacamarte tem seu lançamento marcado para o próximo mês de março em Crato, na região do Cariri cearense, a partir daí ao lado do Cariri Cangaço teremos a satisfação de realizar os lançamentos em Fortaleza, Paulo Afonso, Piranhas e Serra Talhada." Hélio Santos.
Joaryvar Macedo em seu Império do Bacamarte nos traz a partir de uma leitura envolvente os principais aspectos da conturbada época das oligarquias e do mandonismo dos coronéis de barranco; com cheiro de chumbo e morte; que por muito tempo ainda viria a pontuar por esses rincões sertanejos. Traçando as principais causas, as principais características de seus protagonistas e ainda as repercussões politicas, o Império do Bacamarte é obra obrigatória a todos que pretendem conhecer um pouco mais dessa feição do coronelismo nordestino. Uma obra há muito aguardada e que agora chega até os leitores.
Redação Cariri Cangaço
10 de Fevereiro de 2022
Pois é, há muito que nós os familiares de Joaryvar Macedo da mesma linhagem esperamos essa nova reedição... ele doou e autografou para meu pai que fez diversos rabiscos como era costumes em seus livros e infelizmente esqueceu no bar de uma parente no centro de Fortaleza e caiu nas mãos de gente de Lavras da Mangabeira e infelizmente com sua morte perdemos as esperanças de o resgatar... quando houver a apresentação do lançamento em Fortaleza, quero adquirir um exemplar...
ResponderExcluirmeu nome é cicero lopes da silva. gostaria de saber como faço para me inscrever e comprar esse livro cheio de épicas histórias do nosso cariri tão querido
ResponderExcluir