Páginas

Paulo Afonso e a Festa de Abertura do Cariri Cangaço 2022

Noite de Abertura do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

Aconteceu na noite da ultima quinta-feira, dia 24 de Março de 2022, a solenidade de abertura do Cariri Cangaço Paulo Afonso. O Auditório da Escola João Bosco Ribeiro ficou pequeno para acolher pesquisadores, escritores e amantes da temática, de vários estados do Brasil, presentes ao evento. "Temos hoje no Cariri Cangaço Paulo Afonso quase 300 convidados para a intensa agenda do Cariri Cangaço, depois dessa fase mais aguda da pandemia, agora é dá o nosso melhor no desenvolvimento da agenda do evento" ressalta Luma Holanda, da Comissão Organizadora. 

Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

A solenidade teve como mestre de Cerimonia, o pesquisador e escritor Edson Barreto que formou a Mesa das Autoridades contando com o senhor Luiz de Deus - Prefeito Municipal; João de Sousa Lima - Presidente do IGH e da Comissão Organizadora, Manoel Severo - Curador do Cariri Cangaço, do Deputado Inácio Loiola, o representante da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia e Presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, do Presidente da ABLAC, Archimedes Marques, de Dernival Oliveira - Secretário de Cultura do município, de Elza Brito - Secretária de Educação, do Vice presidente do IGH, engenheiro Flávio Motta, do Comte da 1ª Cia. de Infantaria, coronel Clodoaldo Furtado, da presidente da ALPA, Gorete Moreira e ainda de representantes da Câmara Municipal e da Coordenadoria da CHESF.

Formada a Mesa houve a execução do Hino Nacional e apresentações de musicas sertanejas pela Banda da 1ª Cia. de Infantaria do Exército Brasileiro para em seguida ter a entrada oficial do Estandarte do Cariri Cangaço, ritual que tem marcado o inicio de cada edição, com Quirino Silva e Célia Maria.

Quirino Silva e a bandeira de Paulo Afonso

Célia Maria entra com o Estandarte do Cariri Cangaço

As palavras de boas vindas foram por parte do presidente da Comissão, Conselheiro João de Sousa Lima, do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, do deputado Inácio Loiola, representando a todos os convidados e pelo prefeito Luiz de Deus. 

"Não poderia deixar de lembrar no retorno de nossas atividades, a memória de amigos queridos que construíram conosco esta história: Alcino Alves Costa, Napoleão Tavares Neves, Antônio Amaury, Paulo Gastão, Sabino Bassetti, Romero Cardoso, Voldi Ribeiro, Manoel Serafim, Mabel Nogueira, José Alves Sobrinho...!" 
Fala de Manoel Severo nos cumprimentos aos presentes.

Ato contínuo a solenidade foi conduzida pelo curador Manoel Severo que procedeu a posse de oito novos membros do Conselho Alcino Alves Costa, do Cariri Cangaço. Tomaram posse como os mais novos Conselheiros:

8 Novos Conselheiros Cariri Cangaço empossados em Paulo Afonso
Luma Holanda, Edson Barreto e Jair Tavares, tomam posse como 
Conselheiros do Cariri Cangaço

1.Lúcia Maria de Souza Holanda “LUMA HOLANDA”

Entrega de Diploma por PROFESSOR PEREIRA

2. EDSON BARRETO

Entrega de Diploma por VALDIR NOGUEIRA

3.JAIR TAVARES

Entrega de Diploma por NARCISO DIAS

Bismarck Oliveira toma posse como Conselheiros do Cariri Cangaço

4.FLÁVIO MOTTA

Entrega de Diploma por EMMANUEL ARRUDA

5.Tenente Coronel RAIMUNDO MARINS

Entrega de Diploma por GERALDO FERRAZ

6.MARCUS VINICIUS RIBEIRO DE MORAES

Entrega de Diploma por JORGE FIGUEIREDO

7.BISMARCK OLIVEIRA

Entrega de Diploma por IVANILDO SILVEIRA

8. CARLOS ALBERTO DA SILVA

Entrega de Diploma por MANOEL BELARMINO

Flávio Motta, Raimundo Marins, Marcus Vinícius e Carlos Alberto da Silva , tomam posse como Conselheiros do Cariri Cangaço
Elane e Archimedes Marques em homenagem a João de Sousa Lima

Dentro da solenidade de abertura ainda tivemos homenagem ao Conselheiro Joao de Sousa Lima pela escritora Elane Marques e a entrega de documento e abaixo assinado por parte do Cariri Cangaço e da ABLAC, ao prefeito municipal, solicitando a recuperação da casa da cangaceira Lídia. O documento foi entregue por Manoel Severo, Ivanildo Silveira e João de Sousa Lima. "Nesse documento fazemos questão de ressaltar a importância da restauração da casa da cangaceira Lídia para a memoria da história do cangaço e de Paulo Afonso" lembra o Conselheiro Cariri Cangaço, Ivanildo Silveira. É o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo que emenda: "Tomamos essa iniciativa na direção de sensibilizar a municipalidade, à exemplo do que foi feito na casa de Maria Bonita, transformando sem dúvidas num lugar de memória importante para o estudo do tema."

Ivanildo Silveira, ao lado de Manoel Severo na leitura do Manifesto pela recuperação da Casa da cangaceira Lídia.
Prefeito Luiz de Deus recebe e assume o compromisso de restaurar a 
Casa da cangaceira Lídia

Ainda na noite de abertura o Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço prestou homenagens póstumas a personalidades do universo da pesquisa, da literatura e da cultura, foram destaques para receber a Comenda de Mérito Cultural IMemoriam, Janio Ferreira Soares, Jose Sabino Bassetti e Voldi Moura Ribeiro.

JANIO FERREIRA SOARES In Memoriam

Entrega de Comenda por JOÃO DE SOUSA LIMA

JOSE SABINO BASSETTI In Memoriam

Entrega de Comenda por ÂNGELO OSMIRO BARRETO

VOLDI MOURA RIBEIRO In Memoriam

Entrega de Comenda por LUIZ RUBEN BONFIM

E por fim foram entregues Diplomas de reconhecimento e Mérito Cultural a várias Instituições e personalidades de destaque público e privado que apoiam iniciativas culturais e literárias em Paulo Afonso 2022  forma destaques para receber os diplomas; Prefeitura Municipal de Paulo Afonso,  o Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, a Gerência Regional da CHESF, a ALPA - Academia de Letras de Paulo Afonso, a Casa da Cultura, a Secretaria de Educação e também a Secretaria de Cultura, o Comando da 1ª Cia. de Infantaria, a Folha Sertaneja e o o pesquisador Ivan Caitano Silva.

Instituições recebem Diploma do Mérito cultural do Cariri Cangaço

Ao final o tradicional grupo folclórico "Os Cangaceiros de Paulo Afonso" realizaram apresentação aos convidados do Cariri Cangaço. “No dia 02 de fevereiro de 1956, o Grupo Os Cangaceiros de Paulo Afonso, fundado pelo escafandrista da CHESF, Guilherme Luiz dos Santos que passou a ser o Lampião; teve seus amigos ganhando os respectivos apelidos oriundos dos seguidores reais de Lampião: Zé Vieira passou a ser o “Corisco”, Francisco Joaquim era o “Salamanta”, Nelson Ferreira o “Zabelé” (sanfoneiro), Antonio era o “Cascavel” (Zabumbeiro), Tinino era o “Meia-Noite” (trianguista), Luiz era o “Cobra Verde”, Jaime o “Jararaca” Paulo da Ema o “Moita Braba”, José Duque o “Topa Tudo”,  Bedé era o “Canário”, Mário Praxedes  “Ângelo Roque”,  Zé de Abílio o “Zé Baiano”, João Pescador o “Relâmpago”, Marcelino o “Luiz Pedro”, Damião o “Volta Seca”, Expedito o “Rouxinol”, Zé Vicente o “Gavião”, Joãozinho o “Pega no Grito”, Luizão era o Azulão”, Mané Criança o “Arvoredo”, além de Antônio de Graça e  Zé Ribeiro, e assim perpetuam a historia do cangaço a partir da arte" ressalta João de Sousa Lima.

Redação Cariri Cangaço - Noite de Abertura

Cariri Cangaço Paulo Afonso, 24 de Março de 2022

Um comentário:

  1. Trabalho primoroso e incansável do Cariri Cangaço e todos que contribuem para seu sucesso!

    ResponderExcluir