..
Diário de Viagem, Piranhas
Ponto de Partida, Dia 28 , 8h 30min
Piranhas, ponto de partida para Angico
Na manhã deste dia 28 , tivemos a satisfação de reunir um grupo de pesquisadores do cangaço para mais uma visita a grota do Angico. Retornar ao cenário da morte do Rei do Cangaço nos remete a um dos mais polêmicos e controversos episódios do ciclo lampiônico, justamente o de sua morte.
Polêmicas a parte, todas as discussões envolvendo o referido 28 de julho de 1938 me parecem importantes uma vez que nos trazem a cada momento uma nova referência, um novo detalhe, uma nova possibilidade de versão. Claro que muitos asseveram que já se esgotou tudo que se podia com relação a Angico, eu; como um humilde estudante do assunto e um curioso por natureza, prefiro dizer que, ainda existem pontos que teimam em não me convencer...Mas aí é outra história, daqui a pouco tomaremos o Catamarã para mais uma visita obrigatória a Angico.
Cacau, Secretário de Turismo de Piranhas e Severo
Antônio Vilela de Garanhuns
Danielle Esmeraldo e Ricardo Sabadia
Alcino Alves Costa de Poço Redondo
João Paulo do Projeto Memórias, de Dores, Sergipe
A partida se dá do pequeno porto fluvial da cidade de Piranhas, que fica no estado das Alagoas. Tendo a nascente do São Francisco como referência, teremos Piranhas ao lado esquerdo rumo a foz, logo a seu lado teremos Entre Montes, local da casa da família Rosa; de Pedro e Durval Rosa; também do lado Alagoano. Angico fica a cerca de 11 km rio abaixo, do lado de Sergipe, se desembarca no município de Canindé do São Francisco e a grota fica na divisa entre esse e o municipio de Poço Redondo.
Jairo Luiz, anfitrião em Piranhas e Angico
Danielle, Washington Rodrigues e Alcino Costa
Eliseu Gomes Neto, Lelêu, de Delmiro Gouveia
Manoel Moura, do Projeto Memórias, de Dores
Manoel Severo
.
Valeu cabra da peste, parabens por mais esse feito: reunir tantos pesquisadores em torno de mais uma iniciativa.
ResponderExcluirVa em frente severo.
Professor Alberto Lima
Turma da Pesada em Piranhas. mas Severo como ter tanta gente boa em Angico e não ter polêmica? Sem polêmica é melhor não ir, rsrsrsrs
ResponderExcluirMarcelo Simões
Fortaleza CEARA
Severo, mais uma vez parabéns, vcs da sociedade do cangaço estão fazendo um grande trabalho, Angico foi, é e sempre será polêmica pura!
ResponderExcluirFrancisco Turco
Concordo com os amigos acima, Severo, Alcino, Vilela, Jairo de Piranhas, essa turma da SBEC é da pesada, parabens pessoal e até 2011 no nosso Cariri Cangaço, aqui no Ceará, sejam bem vindos.
ResponderExcluirMarcio Lacerda
Juazeiro do Norte
O nordeste é realmente fenomenal, não conhecia essa cidade de Piranhas, quem diria! Uma maravilha dessas bem no interior de Alagoas. Ainda mais com tanta historia ligada ao cangaço principalmente com a morte do lampião e maria bonita. legal demais.
ResponderExcluirRenata
Alguns afirmam que as fontes secaram. Mas no meu entender, ainda existem muitas coisas que aos poucos os pesquisadores e escritores irão encontrando conclusões.
ResponderExcluirJá se passaram mais ou menos dois mil anos da morte de Cristo. E até hoje, a cada ano surgem mais informações sobre a sua passagem pela terra. Ora, as pirâmides do Egito calculam-se que elas foram construídas muito antes da era cristã. E a cada ano os pesquisadores descobrem coisas incríveis.
A história do rei Lampião foi ontem, ontem!
Por isso ainda temos muita água nas fontes, as quais poderão matar a sede de todos os malucos, como diz Alcindo Allves Costa, estudiosos do cangaço.
Parabéns ao confrade Severo pela iniciativa.
José Mendes Pereira - Mossoró-RN.
Parabéns pelo grande trabalho. Por que até os dias de hoje, ainda não foi desvendada esse mistério que envolve a crota de Angico?
ResponderExcluirCarissímos Severo e Danielle vocês realmente tornaram-se embaixadores do Cangaço.Ficamos realmente agradecidos com a visita de vocês em companhia da Família Sabadia ( Ricardo, Marisa, Lia e Sofia) e também não poderia deixar de mencionar o nosso querido caipirão de Poço Redondo, o mestre Alcino Alves Costa, eo grande pesquisador e pesquisador Antonio Vilela.
ResponderExcluirO Cangaço realmente é fascinante e o episódio de Angico é um dos pontos ainda mais obscuros da saga de Lampião e da História do Cangaço.
Em março nos encontraremos de novo no Seminário Internacional de Nascimento de Maria Bonita e setembro estaremos mais uma vez no Cariri Cangaço 2011.
O deputado eleito e pesquisador Inácio Loiola ,o Cacau e Célio mandam um grande abraço.
Atenciosamente
Jairo Luiz Oliveira e Angecila Rodrigues
ROTA DO CANGAÇO XINGÓ
Piranhas / Alagoas