Diário de Viagem, Piranhas
Opará, Dia 28 , 9h 30min
.
Estamos descendo o Velho Chico, à nossa esquerda Alagoas, à direita Sergipe
Opará, essa é a denominação do Velho Chico, pelos indígenas. O majestoso rio da integração nacional, nasce no município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a aproximadamente 1200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, tendo por fim sua foz no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 mil km² e atingindo 2 830 km de extensão.
O Rio São Francisco tem seu "descobrimento" creditado ao navegador Américo Vespúcio, que navegou em sua foz em 1501, e seu nome em homenagem ao Grande Francsico de Assis se dá pela data da expedição , 04 de outubro, dia em que o mundo cristão festeja São Francisco.
Rumo ao Catamarã Cangaceiro...destino:Angico, desse porto saiu a volante do Tenente João Bezerra para matar Lampião
Ricardo Sabadia no Porto de Piranhas
O Cangaceiro, companheiro que nos leva a Angico
No caminho: O povo do Rio
Começamos da deixar Piranhas para tras...
O trajeto do porto de Piranhas até a Grota do Angico é feito pelos Catamarãs, O Cangaceiro e Volante, ambos da família Rodrigues Rosa, tendo a frente o companheiro Célio Rodrigues. São cerca de 11km rio abaixo, do lado alagoano o município de Piranhas, do lado sergipano o município de Canindé do São Francisco.
Danielle Esmeraldo
Jairo Luiz e Alcino Costa
Lia Sabadia
Família Rodrigues Rosa: Angesila, Washington e Célio
Marisa Sabadia e Danielle Esmeraldo
Todo o trajeto fluvial é simplesmente fascinante, a beleza do rio, uma imensidão de azul nos cercando por todos os lados, ao longe, nas duas margens a vegetação rala, típica da caatinga, o verde das últimas chuvas e no céu, um ou outro pássaro parecendo nos observar...e saber para onde iríamos. Perto de trinta minutos depois, chegaríamos ao pier do Restaurante Angico e dalí seguiríamos pela trilha utilizada pela volante, até a grota mais famosa do planeta.
Antônio Vilela e Ricardo Sabadia
Famíllia Cariri Cangaço reunida mais uma vez
Catamarã O Cangaceiro
Desembarque no pier do Angico
Washington Rodrigues, Vilela e Alcino Costa
.
Sem dúvida, navegar o Velho Chico n'O Cangaceiro, sob o comando de Célio e a companhia de mestre Alcino, Vilela, Severo, Daniele, Jairo, enfim, os grandes aventureiros da saga do cangaço é maravilhoso.
ResponderExcluirPiranhas é uma cidade linda e bem cuidada; o pequeno atracadouro é muito charmoso e a caminhada até a Grota famosa é fantástica.
O meu querido Alcino, com aquele chapéu e sua bengala improvisada estava parecendo um monge budista (a calma ele já tem)jorrando informações e colocando mais questionamentos nas cabeças dos ouvintes.
Parabéns pela viagem e um grande abraço a todos.
Querido amigo Júlio, eu já paguei caro o fato de ter "declinado DECANO" em relação ao Caipirão, rsrsrsr, agora vem vc com BENGALA!!! rsrsrsrs
ResponderExcluirTe prepara que o Véi tá muito macho!!!!
Abração meu amigo, beijos em Juliana
Manoel Severo
Caro Severo e Júlio
ResponderExcluirO Alcino Alves Costa é uma grande reserva moral do Sertão, mas o "véio" além de teimoso é "metido" a aventureiro rsrsrsr.
Um grande abraço a todos
Jairo Luiz Oliveira
ROTA DO CANGAÇO XINGÓ
O Rio São Francisco apesar de não o conhecer, mas é uma das maravilhas da natureza do Brasil. Conhecido também por Opará, dado pelos indígenas, e pela população que mora em suas margens de “Velho Chico”.
ResponderExcluirA sua nascente está localizada no município de Medeiros, passando pela então Serra da Canastra, lá no Estado de Minas Gerais, e tem em média, 1200 metros de altitude, passando pelo Estado da Bahia, e se alastrando na divisa Pernambuco.
Mas o Rio São Francisco ainda avança nas divisas dos Estados de Sergipe e Alagoas, e indo derramar suas assombrosas águas no Oceano Atlântico, banhando uma área de terra, num total de 641 000 km² por 2 830 km de extensão.
O Rio São Francisco é um gigantesco mar de águas doces, que a mãe natureza, até hoje tenta preservá-lo.
Inclusive a grota de Angicos, onde lá o famoso e destemido Lampião e a sua malta gostavam de armarem as suas barracas. Lampião adorava aquele lugar, e por mania, findou entregando a sua vida aos policiais, ficando apenas como testemunha as águas do velho Chico.
José Mendes Pereira – Mossoró-Rn.