Visita do Cariri Cangaço a Fazenda do Major Zé Inacio em Barro
Dezesseis anos atrás tive minha primeira experiência com há cultura do cangaço a partir da pesquisadora e cangaceira Diana Rodrigues, ao qual me fez um convite para participar do Grupo Infantil de Xaxado Luiz Pedro da cidade de Triunfo –PE. Nossa missão: Difundir a cultura nordestina pelos quatro cantos do Brasil, trabalho por sinal muito bem feito e até hoje executado. Fiquei encantado naquele tempo com a pequena história contada e a rica cultura do cangaço.
Anos passaram e a minha curiosidade só aumentava, então comecei indagar: quem era Lampião? O que ele representou para nossa região?... Essas e muitas outras perguntas, foram estreitadas quando recebi o convite do amigo e conterrâneo triunfense André Vasconcelos, para participar do Seminário Cariri Cangaço 2013. Ali percorri os caminhos de Lampião e seu bando, escutei quem mais entendia do assunto como o ilustre Antônio Amaury, Paulo Gastão, Manoel Severo idealizador do Cariri Cangaço e muitos outros. Foi uma experiência maravilhosa e posso falar que foi um encontro com minha cultura, histórias espetaculares que aconteceram no terreiro da minha casa e que nunca foram contadas nas escolas que passei.
Parabéns Família Cariri Cangaço pela contribuição e a conservação da nossa história, em especial um forte abraço ao amigo Cangaceiro Severo pelo carisma e competência naquilo que faz.
Atenciosamente:
Felipe Diniz.
Administrador Do Centro de Expansão (CEEDVAM).
Fundação Pe. Ibiapina/ Diocese do Crato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário