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A História de Zim Paulino, dos Irmãos Paulino de Aurora Por:João Tavares Calixto Junior

Zim Paulino

Nascido na região do riacho das Antas (Aurora, CE) em 1884, José Paulino dos Santos (Zim Paulino), foi a representação do típico "homem de questões" do período truculento do cangaço no Nordeste brasileiro, atuando principalmente nas duas primeiras décadas do século XX.

Era o terceiro filho varão do casal Paulino José Pereira (daí a denominação afamada de Paulinos) e Idalina Maria Joana ou Idalina Maria de Jesus, da qual também herdaram, os irmãos, o pseudônimo de Idalinos, atuantes em lutas constantes em toda a região que compreendia de Missão Velha, passando por Aurora e Ingazeiras e indo a Lavras da Mangabeira (todos municípios cearenses).
Casado na família com Maria Vitória do Espírito Santo, sua prima legítima, foi pai de sete filhos: Antônio Paulino Sobrinho, Joaquim Pereira Neto, Maria de Lourdes Paulino, Geraldo Paulino dos Santos, José Paulino Filho, Rosa Paulino dos Santos e Idalina Paulino Neta Rocha.
Acusado do assassinato de Pedro Saraiva dos Santos, também seu parente próximo, morto com tiros de revólver em 10 de agosto de 1925 na estrada do sítio Carro Quebrado, região do riacho das Antas em Aurora, Zim Paulino, apesar de viver sob a proteção dos irmãos (João e Antônio Paulino) e do Tio Cel. Cândido do Pavão, figura de destaque na política local, foi preso por este crime - de grande rumor na época pela banalidade - e passou por dois julgamentos.
O primeiro, marcado para 5 de abril de 1929, não veio a ocorrer, tendo sido julgado em 11 de maio de 1929, sendo condenado à
pena máxima. Em segundo julgamento, ocorrido em Aurora
em 4 de dezembro de 1932, foi condenado a sete anos de prisão.
Foragido da cadeia, só foi capturado em 1942, no dia 9
de julho, no sítio Várzea de Conta, pelo delegado militar, o 3º
sargento Epitácio Furtado de Figueiredo.
No entanto, aos 4 de janeiro de 1945, depois de ter cumprido 5 anos e 10 meses de prisão (intercalou prisão em Aurora e Fortaleza entre 7 de setembro de 1928 e 25 de novembro de 1931 e em Aurora de 1942 a 1945), Zim Paulino foi libertado pelo juiz Joaquim Olímpio de Silveira Carvalho, da 3ª vara, de Fortaleza.
Indo embora de Aurora, construiu nova vida em Andradina, interior de São Paulo, próximo a seu irmão Chico Paulino, um dos assassinos de Isaías Arruda, onde viu progredir a família, deixando prole numerosa de netos e bisnetos e vindo a falecer com cerca de 80 anos em 1964.
Fotografia de Zim Paulino (José Paulino dos Santos). In: Calixto Júnior, J.T. Vida e Morte de Isaías Arruda: sangue dos Paulinos, abrigo de Lampião. Expressão Gráfica, Fortaleza, 2019.

Cariri Cangaço Patrono do Grupo de Estudos do Cangaço Alcino Alves Costa


O Memorial Alcino Alves Costa estará promovendo Encontro que contará com a presença de ilustres pesquisadores, historiadores, escritores, grupos culturais, professores, estudantes, artistas, amantes e defensores da cultura popular sertaneja e nordestina, da história do sertão, da história do cangaço e da história da formação do povo sertanejo. O Momento marcará a criação do Grupo de Estudos do Cangaço Alcino Alves Costa. O Grupo recebe o nome de um dos maiores pesquisadores e escritores das temáticas do cangaço e nordeste, do Brasil; Alcino Alves Costa - o Caipira de Poço Redondo; que também é Patrono do Conselho Curador do Cariri Cangaço. O Cariri Cangaço será também Patrono do Grupo de Estudos Alcino Alves Costa.

A solenidade de criação do Grupo de Estudos do Cangaço Alcino Alves Costa acontece neste sábado, dia 31 de julho de 2021, a partir das 16h no plenário da Câmara de Vereadores de Poço Redondo; berço do festejado pesquisador.

"O “O Caipira de Poço Redondo”, como assinava seus artigos e gostava de ser chamado, era conhecido pelo seu comportamento de homem simples que buscou nas raízes sertanejas a motivação para a pesquisa e a escrita. Sua marca característica era a havaiana nos pés até nos compromissos mais formais. Além de político renomado em todo o sertão sergipano, foi também um apaixonado pela autêntica música caipira e compositor gravado por duplas sertanejas famosas como Dino Franco e Mouraí e Dino Franco e Fandangueiro. Foi também gravado por Clemilda num hino sertanejo chamado “Seca Desalmada”, de 1974...Todos estes aspectos foram pesquisados, analisados, discutidos e dimensionados por Alcino Alves Costa nas suas obras. O seu amor ao sertão foi sua característica mais marcante. Certa feita, durante entrevista ao programa Sergipanidade da TV Aperipê, Alcino afirmou: “Minha vida é o sertão, meu mundo é o sertão”. E sua vida e seu mundo eram Poço Redondo." Revela um filho pra lá de orgulhoso, Rangel Alves da Costa, também pesquisador, escritor e poeta e Conselheiro do Cariri Cangaço.

Alcino Alves Costa, "Caipira de Poço Redondo"

"Além do Memorial Alcino Alves Costa, que já é um dos pontos de referência da cultura poço-redondense, o Grupo de Estudos do Cangaço Alcino Alves Costa será um coletivo motivador de estudos sobre o cangaço, a religiosidade popular, a cultura e da produção de materiais escritos, como livros, cartilhas e artigos, objetivando o fortalecimento da cultura popular, do turismo e da história da formação do povo sertanejo. Poço Redondo é um poço de Cultura!" revela Manoel Belarmino, membro fundador do Grupo e Conselheiro do Cariri Cangaço.


"Falar de Alcino; de sua obra, de seus talentos, de seu sentimento, de seu amor ao sertão, é algo que me enche de entusiasmo e saudade. Tivemos o privilégio de compartilhar tantos e tantos momentos inesquecíveis a seu lado... Nas veredas dessa maravilhosa caatinga, pelos caminhos de nossa alma, alimentando sonhos e realizando tanto... Hoje temos o querido Caipira como Patrono de nosso Conselho do Cariri Cangaço e temos a imensa honra de sermos Patronos do Grupo de Estudos do Cangaço, criado nesta data e que recebe de forma espetacular e justa o seu nome. Querido Caipira, você permanece mais vivo que nunca em nossos corações, seu legado é como um farol a iluminar o caminho daqueles apaixonados pelo sertão. Muito obrigado por tudo... Continue daí do céu a iluminar as pesquisas sertanejas, nos mostrando que tudo vale a pena. Parabéns ao Memorial Alcino Alves Costa, parabéns a meu irmão Rangel, ao querido Belarmino, à toda familia Poço Redondense e a nós que ganhamos mais um valoroso Grupo perpetuando nosso amor por nossas raízes. Vida longa ao Grupo de Estudos do Cangaço Alcino Alves Costa". Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

CONVITE
LANÇAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
ALCINO ALVES COSTA
DIA 31 DE JULHO DE 2021 ÀS 16H
PLENÁRIO DA CAMARA MUNICIPAL
POÇO REDONDO-SERGIPE

Cangaço - Longa Vida a Melquiades Pinto Paiva Por: Honório de Medeiros

Chega o CANGAÇO: segunda e ampla bibliografia comentada de Melquíades Pinto Paiva, com ilustrações de Vlamir de Souza e Silva, dedicado ao saudoso Antônio Amaury Corrêa de Araújo e prefaciado pelo mestre de todos nós, Frederico Pernambucano de Mello.

Fui honrado com generosos comentários do autor acerca de meus dois últimos livros, Histórias de Cangaceiros e Coronéis e Jesuíno Brilhante, o primeiro dos grandes cangaceiros, bem como de alguns artigos que ele colheu aqui e acolá, na rede social e revistas especializadas em história da cultura sertaneja nordestina. Antes, na primeira bibliografia comentada, também foram generosos os comentários acerca de Massilon, nas veredas do cangaço e outros temas afim.

Não sei se os mereço, mas considero uma honra ser agraciado com a atenção que me foi dispensada por quem, hoje, recebe, do alto dos seus muito bem vividos noventa anos de idade, as homenagens e o reconhecimento dos estudiosos do fenômeno do cangaceirismo em todo o Brasil. Não por outra razão, Frederico Pernambucano de Mello, como sempre muito acertadamente, no prefácio, o nomina de “Farol da Ordem do Cangaço”. Nada mais justo e verdadeiro.

Longa vida a Melquíades Pinto Paiva !!!!

Honório de Medeiros, pesquisador e escritor
Conselheiro Cariri Cangaço, Natal-RN
http://honoriodemedeiros.blogspot.com/2021/07/cangaco-longa-vida-melquiades-pinto.html

Cariri Cangaço OPINIÃO, o Novo Programa da Marca Cariri Cangaço estreia nesta Próxima quinta-feira

Do latim "Opinĭo" , uma opinião é um juízo que se emite sobre algo questionável. A opinião também é aquilo que se acha relativamente a algo ou alguém, é o parecer que se dá. Na visão da filosofia, a opinião "é uma proposição onde não se tem a confiança total sobre a verdade do conhecimento"... Noutros termos, a opinião admite a possibilidade de erro por não haver evidência plena... Neste sentido, a opinião seria uma afirmação com menor evidência da verdade do que uma certeza... A opinião, de qualquer modo, costuma estar associada aos juízos subjectivos." Já na filosofia de Parmênios ; filosofo grego (530 a.C - 460 a.C.) é uma ideia confusa acerca da realidade e que opõe ao conhecimento tido como verdadeiro....

Bem vindos ao Cariri Cangaço Grandes Encontros Opinião!

Depois do lançamento dos Programas AO VIVO do Cariri Cangaço nas plataformas digitais; Grandes Encontros Cariri Cangaço em canal no YouTube e Cariri Cangaço Personalidade no Instagran; o Cariri Cangaço inova e traz dentro dos Grandes Encontros um conceito novo de programa, com periodicidade bimestral, o OPINIÃO, reunirá a partir de temas pontuais e polêmicos; a essência, o olhar e as reflexões de convidados especiais, não necessariamente pesquisadores e ou escritores das temáticas sugeridas, mas, personalidades que com suas variadas percepções nos ajudarão a construir nosso próprio juízo de conhecimento sobre essa verdadeira saga que é a memória e história de nosso sertão. 


 Por aqui passarão temas eletrizantes, passivos de muitas análises e controvérsias, polêmicas, disse me disse, história e estórias, tudo para nos aproximar cada vez mais da percepção da verdade histórica que envolve e encanta a todos nós... 

Para o programa de estreia o Cariri Cangaço Grandes Encontros Opinião, terá um time feminino de peso, reunindo as pesquisadoras; Valquíria Becker de São Paulo, Wilma Leite de Alagoas, Janaína Tavares do Rio Grande do Norte e Sulamita Buriti da Paraíba; para refletir, discutir e dá sua opinião sobre: "Existia Amor no Cangaço?". Para esse primeiro programa definimos 4 personagens femininos da saga Cangaceira: Nenem de Ouro, companheira de Luiz Pedro; Adília, companheira de Canário; Inacinha, companheira de Gato e por fim Durvinha, companheira de Virgínio e em seguida, de Moreno.

Cada uma de nossas convidadas irá discorrer um pouco sobre a trajetória dessas meninas-mulheres cangaceiras, nos trazendo reflexões sobre episódios que podem nos trazer "luz" ao tema em debate, existia realmente amor no cangaço? A abordagem e o formato proposto pelo programa Grandes Encontros Cariri Cangaço Opinião tem o compromisso de a partir do debate respeitoso, consciente e acima de tudo lúcido, compreendendo os diversos olhares, colaborar para a construção dessa espetacular memória da história de nosso sertão. Sejam todos muito bem vindos.

Excepcionalmente o Programa de Estreia com Valquíria Becker, Wilma Leite, Janaína Tavares e Sulamita Buriti, será apresentado AO VIVO nesta próxima quinta-feira, dia 29 de julho de 2021, no horário das 19h30 no Canal do YouTube do Cariri Cangaço.

27 de Julho de 2021; Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço

A Guerra das Familias:Montes e Feitosas Por:Jose Bezerra Lima Irmão

As pendengas entre os Monte e os Feitosa decorreram de questões de honra e disputas por terras e poder, nos sertões dos Inhamuns, Cariri e Icó.

Essas duas famílias haviam-se ligado pelo casamento de Francisco Alves Feitosa com Isabel do Monte, resultando mais tarde uma rixa familiar de cunhado contra cunhado, acrescida de disputa por terras e poder, no período da colonização. Foram tantas as mortes que o rei de Portugal teve de intervir, ordenando represálias contra os dois clãs.


Em virtude das lutas dessas famílias por anos a fio, muitos de seus membros fugiram do Ceará e foram morar em outros lugares. A cidade sergipana de Porto da Folha foi fundada por gente da família Feitosa, dali se espalhando por localidades vizinhas, em Sergipe e Alagoas. Por sua vez, muitos indivíduos dos Montes se instalaram em Penedo, Propriá Aquidabã e Carira. Um valentão chamado Manoel Monte, da fazenda Baixa do Gado, em Carira, entrou em luta com os Guedes e terminou se tornando cangaceiro, embora tivesse morada fixa em Monte Alegre e vivesse sossegado em sua fazenda Albano, na beira do Riacho do Cachorro.
A mãe do cangaceiro Antônio Silvino descendia dos Feitosa.
Os ancestrais de Virgulino, o Lampião, pelo lado paterno – família Ferreira Lima – eram também descendentes dos Alves Feitosa, da povoação de Inhamuns, à época município de Tauá, no Ceará, família antiga, dos primeiros povoadores do sudoeste do Ceará. A sesmaria de um dos patriarcas da família, Lourenço Alves Feitosa, ficava onde hoje é Cococi, atual distrito de Parambu. Seu irmão Francisco Alves Feitosa era dono da fazenda Barra do Jucá, no Vale do Jaguaribe. Vários membros da família Alves Feitosa debandaram do sertão dos Inhamuns em virtude de questões com a família Monte. Para não serem localizados pelos inimigos, muitos mudaram de nome, trocando o “Feitosa” por “Ferreira”, acrescido ora de “Barros”, ora de “Lima”. O padrinho de Anália, irmã de Lampião, foi Terto Alves Feitosa (Terto Baião, das fazendas Enforcado e Lagoa Cercada), um dos que não mudaram de nome, continuando com o “Alves Feitosa”.

O bisavô paterno de Lampião, José Alves Feitosa, passou a identificar-se como José Ambrósio Ferreira Lima. Tinha dois filhos: Antônio Ferreira Lima e João Ferreira Lima. Antônio Ferreira Lima é o avô de Lampião. Seu nome antes era Antônio Alves Feitosa, porém passou a se identificar ora como Antônio Ferreira Lima, ora como Antônio Ferreira de Barros, ora como Antônio Ferreira da Silva, ora como Antônio Ferreira de Magalhães. Casou com uma moça do lugar Peru, na ribeira do São Domingos, chamada Maria Francisca da Chaga (dona Maria Chaga). Tiveram três filhos e duas filhas. O filho mais velho de Antônio Ferreira e Maria Chaga chamava-se João Ferreira Sobrinho, alcunhado de João Rola. O segundo filho foi José Ferreira (pai de Lampião). O terceiro chamava-se Venâncio Ferreira. Este, já adulto, se mudou para Juazeiro do Norte, onde botou uma venda (mercearia). Por motivos de doença, gastou tudo o que tinha no tratamento e foi para Picos, no Piauí.
Além desses três filhos legítimos, Antônio Ferreira Lima teve ainda um filho bastardo com uma bela jovem de olhos azuis e cabelos ruivos chamada Matilde. O filho recebeu o nome de Antônio José Ferreira e ficaria conhecido como Antônio de Matilde, ou simplesmente Antônio Matilde. Esse personagem viria a ter enorme influência na vida de Virgulino, seu sobrinho.
Aí está uma síntese apertada de resultado de pesquisas que exponho no meu Lampião – a Raposa das Caatingas.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

Pedro Popoff, o Menino do Cordel e do Baião é o Convidado Especial do Cariri Cangaço Personalidade desta Segunda

Pedro Popoff, 15 anos, ator, cantor, palestrante, fundador da primeira cordelteca de Bauru, Diretor Geral da Comissão Jovem IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) e ex-presidente da Comissão Infantojuvenil IOV Secção Brasil, credenciada pela Unesco, que protege, preserva e promove todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), promovendo a compreensão e apreciação da diversidade cultural e a cultura de paz.

Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Bauru, Pedro do cordel inicia sua trajetória com 5 anos de idade, quando decide por dom ou motivo de força muito maior que qualquer explicação, se interessar pela cultura nordestina. O amor pela literatura nordestina o fez adotar informalmente o sobrenome "Cordel e disseminar para outras crianças o conhecimento que acumulou ao longo da pouca idade.  Pedro tem um projeto educativo desde seus 8 anos, o “ Brincando de Cordel. Sua aula show tem o objetivo de disseminar para outras crianças a importância de se conhecer as nossas culturas e tradições no Brasil, incentivo à leitura, protagonismo juvenil e combate à violência contra a mulher,  plantando sementes de amor e cultura por onde passa.  Em abril de 2019, Pedro inaugura a 1ª Cordelteca (biblioteca de cordel) em Bauru, nomeada GONÇALO FERREIRA. 



Pedro Popoff em momentos de Cariri Cangaço

Hoje, a Cordelteca possui mais de 3 mil cordéis, reunidos durante sua jornada. O local também recebe visitações de alunos das escolas de Bauru e região e também apreciadores da cultura.  Com um talento singular e símbolo de amor à cultura popular, Pedro tem em seu currículo participações em programas de TV, tais como Criança Esperança no reality Click esperança, duas vezes no Encontro com Fátima Bernardes,  duas vezes no Hora do Faro da Record,  etc...  Já participou de congressos como Cariri Cangaço e Sertão Cangaço diversas ocasiões, simpósios, festivas . Hoje Pedro é convidado para congressos, feiras literárias e palestras em universidades de todo País.  Pedro também se apresenta em shows com sua banda de forró pé-de-serra. Poeta  com 6 títulos de cordéis lançados, segue na difusão da cultura .

CARIRI CANGAÇO PERSONALIDADE

SEGUNDA, DIA 26 DE JULHO DE 2021 , AS 20H

AO VIVO INSTAGRAM DO CARIRI CANGAÇO

@cariricangaço


A Almofada de Renda de Bilro da Baronesa do Pajeú que valia uma Fortuna Por:Valdir Nogueira

Baronesa do Pajeú, Verônica Pereira da Silva

Na lendária Vila Bela de outrora, na história da fazenda Pitombeira, vicejam muitas histórias relacionadas com o seu primitivo proprietário, o Barão do Pajeú, da tradicional e numerosa família Pereira, cujo nome de batismo era Andrelino Pereira da Silva, sendo filho do Comandante Superior, coronel Manoel Pereira da Silva.
Da família a qual pertencia, sobressaiu-se Andrelino, agraciado com o título de “Barão de Pajeú” por decreto imperial de 1º de dezembro de 1888. O referido barão chefiou, desde o Império, o Partido Conservador em Vila Bela. Muito rico dizem que possuía nas velhas arcas de cedro da Fazenda Pitombeira, trezentas redes, com que haveria de hospedar qualquer caravana.

Nos tempos do Barão do Pajeú e do seu filho Coronel Antônio Pereira, a Fazenda Pitombeira continuava próspera e produtiva e se destacava, além da região do Pajeú como em todo alto e árido sertão pernambucano pela sua importância política, econômica e social.

Opulento criador, a título de curiosidade a relação dos nomes de alguns animais deixados pelo fidalgo sertanejo, de acordo com seu testamento feito a 27 de agosto de 1901. Cavalos: Bebedor, Borborema, Borboleta, Bordado, Borrego, Cabeceira, Campina, Cravo-branco, Crumatá, Cruzeta, Cuidado, Dançarino, Lavandeira, Mancha, Marujo, Melado-bravo, Nevoeiro, Passarinho, Pensamento, Piáu, Pinto-macho, Raposão, Redondinho, Salvaterra, Tamborete e Vila-bela. Entre os burros: Beleza, Cajazeira, Castanhinho, Ceará, Cutia, Encardido, Enjeitado, Gazo, Pimpão, Quixaba e Tição. Entre as burras: Barra, Bonita, Castanha, Catolé, Fita-preta, Macaca e Praibana.

Conta-se que durante o novenário da Padroeira Nossa Senhora da Penha, o rico barão escolhia a cada dia o tipo de animal de montaria em que a caravana partindo da Pitombeira, entre proprietários, familiares, vaqueiros e moradores, seguiria para participar das novenas na Matriz de Vila Bela. Dizia o barão: “Hoje iremos todos à novena em cavalos pampas pretos... amanhã em cavalos pampas castanhos...depois de amanhã em cavalos brancos...depois em cavalos melados...”,e assim por diante.

coronel Antônio Andrelino Pereira da Silva

O Barão do Pajeú casou duas vezes: a 1ª com Maria Osséria de Santo Antônio e a 2ª com a Baronesa do Pajeú, Verônica Pereira da Silva, havendo filhos de ambas. De Maria Osséria nasceram Manuel, Januária, Francisca, Generosa, e Ana; da Baronesa foi filho o coronel Antônio Andrelino Pereira da Silva, que veio a falecer na miséria no distrito do Carmo em São José do Belmonte, auxiliado por parentes e amigos.

No tempo do apogeu e esplendor da Fazenda Pitombeira, na larga varanda da velha casa de vivenda, sentada sobre um couro de boi curtido, passava horas a fio a Baronesa do Pajeú, matando o seu tempo numa almofada bastante abaulada fazendo renda de bilro. Certo dia, tendo encerrado uma conversa um pouco acalorada com Dona Marica Pereira, sua nora, falou a baronesa: “Olhe Marica, quando eu morrer, vou deixar o meu dinheiro para você queimar.”

O Barão do Pajeú faleceu a 30 de dezembro de 1901. Tempos depois, já doente e em tratamento com o afamado “Tio Cornélio de Sá” de Salgueiro, na época, o doutor de toda aquela região, não resistindo a uma forte infecção intestinal faleceu a Baronesa do Pajeú. Depois da sua morte, Dona Marica Pereira, julgando o que não teria mais importância e nem serventia resolveu queimar os pertences da baronesa. Entre os objetos destinados ao fogo, estava a velha almofada de fazer renda. Quando as chamas iam velozmente reduzindo tudo a cinzas, uma preta, antiga cozinheira da fazenda percebeu que junto com os resquícios chamuscados do enchimento da almofada, estava parte da fortuna da baronesa, ora detectada através de pedaços de algumas cédulas, já soltos no ar, dentro da fumaça escura se elevando no espaço. Entre os valores dos dez réis e dos mil réis, dos vinténs, dos tostões e dos cruzados, de uma enorme quantidade em dinheiro de cédulas da baronesa, foi tudo devorado pelo fogo.E cumpriu-se então o que a baronesa havia dito tempos antes: “Marica, quando eu morrer, vou deixar o meu dinheiro para você queimar.”
Valdir José Nogueira de Moura, Conselheiro Cariri Cangaço[
São Jose de Belmonte, Pernambuco

Hoje tem Nazaré nos Grandes Encontros Cariri Cangaço


Os Grandes Encontros Cariri Cangaço desta quarta, 21 de julho, as 19h30 ao vivo no canal do Cariri Cangaço no YouTube, Manoel Severo; curador do Cariri Cangaço; recebe os pesquisadores e descendentes do bravo provo nazareno; Hildebrando de Souza Nogueira Neto - "Netinho Flor" e Emanuel Nogueira - "Zinho Flor" ,  para nos contar uma das mais espetaculares sagas desta guerra sertaneja que foi o cangaço. O programa "Lampião e os Nazarenos - A Sangrenta Guerra no Sertão" trará os principais combates, os principais personagens e tudo o que de mais importante aconteceu neste verdadeiro embate de gigantes nas caatingas tórridas do sertão nordestino.

 

Cenas dos bastidores do que virá na noite desta quarta-feira


AO VIVO NESTA QUARTA, DIA 21/07/21 AS 19H30
CANAL DO YOUTUBE DO CARIRI CANGAÇO


Missa do Vaqueiro: A Fé que Move todo o Sertão, o Jacó não está só !

A tradicional Missa do Vaqueiro de Serrita é o resultado da homenagem prestada pelo povo do sertão ao vaqueiro Raimundo Jacó, célebre por sua coragem e talento na arte da lida e oficio com o gado. Jacó foi assassinado nesta mesma fazenda Lages, local atual do parque, em julho de 1954. A missa teve como idealizadores, seu primo Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o Padre João Câncio e o poeta Pedro Bandeira

O parque Raimundo Jacó, localizado no município de Serrita, sertão pernambucano, sedia a Missa do Vaqueiro; evento cultural e religioso que chega neste ano de 2021 a sua 51ª edição. Ao longo de meio século veio reunindo vaqueiros de todo o nordeste, numa das mais tradicionais e eletrizantes manifestações da fé sertaneja, unindo em uma celebração única: religiosidade, tradição, cultura, musica de raiz e fé.

Esse ano de 2021 a Missa do Vaqueiro precisa de cada um de nós ! Vem com a gente e nos ajude a perpetuar essa verdadeira festa da Alma Nordestina!

A 51ª Edição da Missa do Vaqueiro sera realizada através de uma live no proximo dia 25 de julho a partir da 9h ds manha no Cabal do YouTube da "Missa do Vaqueiro". Esse ano a Celebração esta sendo bancada pela iniciativa de vários amigos, assim, contamos com todos, segue o PIX da Missa do Vaqueiro, nos ajude como puder.

PIX 28.258.109/0001-42

Associação Rebanho Cultural

"Todos que percorrem os sertões de nosso nordeste, são apaixonados por nossa história e cultura, exploram o fundo de nossa alma ressaltando os valores que nos fazem únicos, conhecem a força dessa "mata branca" espetacular; a magia de suas cores, sons, aromas, e sabem que aqui se estabeleceu uma cultura única no planeta, aqui temos o sol como grande irmão e que a cada amanhecer nos concede bençãos para mais um dia de conquistas. Aqui é a Nação dos Vaqueiros, berço de Luiz Gonzaga e Virgulino Ferreira, paixão de Padre Cícero e Conselheiro, esse é o nordeste que conhecemos, construído por homens e mulheres de Raiz, Força e Fé. Helena Câncio é uma gigante ! Dessas pessoas que ao longo do tempo se consolidaram como referência de garra, luta, determinação, talento e paixão. Sertaneja arretada que abraçou muitas paixões e por elas se dedicou por toda vida; viúva de uma das lendas do sertão pernambucano; João Câncio, o padre vaqueiro, que ao lado de Luiz Gonzaga e Pedro Bandeira criaram a Missa do Vaqueiro de Serrita em homenagem a Raimundo Jacó; trouxe para si a responsabilidade de perpetuar uma das maiores Festas Nordestinas." Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

"A Fundação Padre João Câncio surgiu com o objetivo de explorar, promover, pesquisar e incentivar sob todas as formas o desenvolvimento da cultura sertaneja. Integramos o projeto do artesanato de Serrita a revitalização do Evento Missa do Vaqueiro, agregando a ele um conjunto de informações que define a história, expressada na arte do nosso povo."Revela Helena Câncio.

TODOS JUNTOS PELO JACÓ !

MISSA DO VAQUEIRO DE SERRITA 2021

Lampião e os Nazarenos : A Sangrenta Guerra no Sertão nos Grandes Encontros Cariri Cangaço

A história de um povo se constrói com personagens fortes e cenários marcantes. Nazaré do Pico, a lendária vila que completou em 2017 cem anos; berço dos mais ferozes perseguidores de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião; constroe sua historia a partir de personagens inesquecíveis; inesquecíveis pela coragem, destemor e paixão, paixão por sua terra, por sua honra. A atual Nazaré do Pico, já foi Carqueja, que já foi Nazaré; a vila que nasceu da antiga fazenda Algodões, foi o resultado de um sonho do filho do professor Domingos Soriano Ferraz, "Manu" ; que via nascer naquele lugar uma vila. Dali até a realização do sonho foi rápido. Ao sonho se uniram outros jovens e entre esses, os filhos de João Flor, era agosto de 1917 quando foi inaugurada a primeira feira de Nazaré, dali para frente aquele povo iria ser protagonista de uma das mais sangrentas guerras no sertão:

LAMPIÃO x NAZARENOS


Entre os nazarenos mais famosos podemos citar : Antônio Gomes Jurubeba, Manoel Neto, João Gomes de Lira, Manoel Flor, Odilon Flor, Euclides Flor, Davi Jurubeba, Arcôncio, Afonso, Hercílio, Lero, dentre outros. Muitos dos bravos Nazarenos morreram nas mãos de Lampião e seu bando , dentre esses: Gabriel de Sousa (Bié), Olímpio Gomes Jurubeba, Inocêncio de Sousa Nogueira, José Alves de Sousa Ferraz, Idelfonso de Sousa Ferraz (Idelfonso Flor), Cândido de Sousa Ferraz, João Gregório Neto, Hercílio de Sousa Nogueira, Adalgísio de Sousa Nogueira e João Cavalcanti de Araújo (João de Anísia)...

Os Filhos de João Flor

Os Grandes Encontros Cariri Cangaço desta quarta, 21 de julho, as 19h30 ao vivo no canal do Cariri Cangaço no YouTube, Manoel Severo; curador do Cariri Cangaço; recebe os pesquisadores e descendentes do bravo provo nazareno; Hildebrando de Souza Nogueira Neto - "Netinho Flor" e Emanuel Nogueira - "Zinho Flor" ,  para nos contar uma das mais espetaculares sagas desta guerra sertaneja que foi o cangaço. O programa "Lampião e os Nazarenos - A Sangrenta Guerra no Sertão" trará os principais combates, os principais personagens e tudo o que de mais importante aconteceu neste verdadeiro embate de gigantes nas caatingas tórridas do sertão nordestino.


    GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO

LAMPIÃO E OS NAZARENOS

DIA 21 DE JULHO DE 2021 , ÁS 19H30

AO VIVO NO YOUTUBE DO CARIRI CANGAÇO

Nonato Lima é Gente que Faz no Cariri Cangaço Personalidade desta segunda-feira ao vivo no Instagram

Cearense, natural de Quixadá, o jovem instrumentista Nonato Lima vive a música desde sua infância quando teve seu primeiro contato com a sanfona. Tocando na noite, logo ganhou destaque e reconhecimento, seu estilo particular de criar e improvisar o elevou como músico e instrumentista, possibilitando sua participação em diversos programas locais e nacionais, bem como o respeito e admiração de ícones a música como Dominguinhos e Richard Galliano (acordeonista francês). 

Em sua trajetória, Nonato Lima competiu em festivais nacionais e internacionais, sendo campeão em todos. O primeiro festival, em 2010, ocorreu em Limoeiro do Norte - CE, o segundo em Fortaleza- CE (2012) e o terceiro em Juazeiro da Bahia (2015). Fez turnê pela Europa levando a música brasileira através de seu acordeon pela França, Bélgica e Suécia. Além das apresentações, o músico foi convidado pelo grande acordeonista francês Richard Galliano para participar de um documentário sobre sua vida. 

No Brasil, Nonato Lima fez shows com Richard em São Bento do Sul – PR, acompanhou diversos artistas como Dominguinhos, Liv Morais, Raimundo Fagner, Flávia Wenceslau, Marcos Lessa, dentre outros, e atualmente é integrante da Banda Acaiaca e da Orquestra Sanfonas do Ceará, além de priorizar seus projetos instrumentais com solo, duo, trio e quarteto, e a gravação do seu primeiro CD solo com músicas autorais. Nonato Lima participou do Encontro Internacional de Acordeon que ocorreu em Santa Catarina chamado ”Accordion Festival”, das Olimpíadas Rio 2016, levando o nome do Ceará para o mundo. Finalizou o ano de 2016 no Festival Choro e Jazz de Jericoacoara com seu projeto trio. 

Em 2017, participou de vários festivais, em especial o “Floripa instrumental” junto a grandes nomes da nossa música; foi homenageado pela Assembléia legislativa do estado do Ceará em resgate à música popular brasileira. Apesar da pouca idade, Nonato Lima já tem uma bela bagagem musical, tendo em destaque suas composições gravadas pelas maiores orquestras do Brasil sendo uma delas a Spok Frevo Orquestra, com sua sua participação. Também gravou o DVD da Cantora Alexandra Nicolas, quando pode partilhar o palco com renomados músicos como: João Lyra, Luciana Rabelo, Celsinho Silva e Mauricio Carrilho. A trajetória do instrumentista cearense Nonato Lima já o levou para atuar com diversos nomes da música, com destaque para: Elba Ramalho, Anastácia, Saulo ex banda Eva, Waldonys, Maciel Mello, Amelinha, Toninho Horta, Hermeto Pascoal, Alexandro Penezzi, Egberto Gismonti, Zé Paulo Becker, Alexandre Ribeiro, Macaúba do Bandulim, Adelson Viana, Zé do Norte, Lucinha Menezes, Spok Frevo Orquestra, Adelmário Coelho, Arismar do Espírito Santo e Regional Época de ouro (grupo mais antigo de choro do Brasil). 

Sua mais recente participação foi no Sertão Central Festival de Acordeon, em Madalena - Ceará. Desta vez, o músico foi convidado a participar do Júri e avaliar as apresentações de vinte acordeonistas de todo o Brasil, além de levar aos participantes a oficina com o tema “Harmonia e Improvisação” e o Show instrumental Nonato Lima Trio com a participação dos Músicos Miqueias Santos (contrabaixo) e Denilson Lopes (bateria), presenteando o público com um rico repertório.

Nonato Lima é Gente que Faz é o convidado especial de Manoel Severo para o programa Cariri Cangaço Personalidade desta proxima segunda-feira, dia 19 de julho de 2021 às 20h , ao vivo no Instagram, segue lá: @cariricangaço.

NOTA DE PESAR: Parte o Conselheiro Manoel Serafim Cornélio...

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que o Conselho Alcino Alves Costa, do Cariri Cangaço, cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de seu Conselheiro, pesquisador Manoel Serafim Cornélio, acontecido neste sábado, 17 de julho de 2021, na cidade do Recife, Pernambuco, vitima da COVID 19. Manoel Serafim que havia perdido sua genitora a menos de um mês para o vírus, lutava com bravura contra o mesmo, mas diante de uma série de complicações não suportou, vindo a falecer no final da tarde deste sábado. O Cariri Cangaço se une às Orações da família enlutada e de todos os amigos, notadamente da querida cidade de Floresta.

Manoel Serafim era empresário; comerciante na cidade pernambucana de Floresta. Esteve a frente da Comissão Organizadora dos eventos Cariri Cangaço Floresta nos anos de 2016 e 2017, assumindo uma das cadeiras de Conselheiro do Cariri Cangaço ainda no ano de 2016.

Conselho Alcino Alves Costa

A Música Nordestina e sua Influência na Música Brasileira, Grandes Encontros Cariri Cangaço


Os Grandes Encontros Cariri Cangaço desta quarta, dia 14 de julho de 2021, promete um passeio extraordinário; desde os primórdios, da origem da musica brasileira, suas principais influências; nativa, dos índios, dos colonizadores europeus e do negro, consolidando uma sensacional miscigenação de batidas, batuques, ritmos e movimentos, fazendo da musica brasileira uma música única.

A trajetória dos principais protagonistas , os grandes compositores, os grandes interpretes, os bastidores, as curiosidades e a presença forte da música nordestina influenciando a musica popular brasileira.

"Sem dúvidas será um programa interessante, dinâmico, vamos trazer desde João Pernambuco com seu primeiro grupo Caxangá, passando pelos Turunas de Pernambuco depois os Turunas da Mauricéia, desaguando no maior ícone da musica nordestina, seu Luiz Gonzaga, depois Marinês, Jackson do Pandeiro, enfim chegando ao Bolero, à Bossa Nova e por fim o Tropicalismo, os Novos Baianos e o Pessoal do Ceará, o programa promete" , revela o pesquisador Victor Samuel da Ponte, que ao lado de seu irmão, o também pesquisador João Conrado da Ponte, são os convidados especiais de Manoel Severo, neste programa imperdível.

Diferenças e Semelhanças entre Lampião e Chico Pereira Por: Guerhansberg Tayllow

Chico Pereira

Em semanas atras (precisamente no dia 26 de maio), tive a oportunidade de participar de um “bate bola” sobre o cangaço juntamente com Manoel Severo e Raul Meneleu, na plataforma Youtube, no canal do Cariri Cangaço. Gostaria de expressar minha felicidade em compartilhar aquele momento junto com Manoel Severo, Raul Meneleu e os ouvintes. Mas, a escritura deste breve texto tem como objetivo tentar responder uma pergunta que ficou incompleta (diante do compromisso com o tempo estipulado): quais as principais diferenças e semelhanças entre Lampião e Chico Pereira no universo do cangaço?
 Manoel Severo me fez essa pergunta fazendo menção aos dois trabalhos produzidos por mim. Trata-se dos livros: Nas redes das memórias: as múltiplas faces do cangaceiro Chico Pereira, publicado em 2017; Virgulino cartografado: relações de poder e territorializações do cangaceiro Lampião (1920-1928), lançado em 2020.

Vamos direto aos pontos!

A principal semelhança entre os dois cangaceiros reside na entrada ao cangaço. Ambos ingressaram nessa forma de banditismo a partir de conflitos familiares, cujos interesses estavam no caso de Chico Pereira, na disputa direta pelo poder político local do município de Sousa no sertão paraibano. Já no caso de Lampião estavam na disputa territorial da Ribeira do São Domingos. Os desafetos dos familiares de Chico Pereira e de Lampião estavam (no momento do conflito) por cima na política estadual e, portanto, detinham maior controle sobre o aparelho de poder do Estado (como a polícia e os juízes). A família de Chico Pereira estava ligada a outro grupo familiar de maior poder: os Gomes de Sá, que estavam em decadência política no município de Sousa. Já a família de Lampião foi descrita pela historiografia do tema como uma família satélite dos Pereiras do Pajeú Pernambucano. Tanto os Gomes de Sá como os Pereiras (Pereiras do Pajeú Pernambucano) estavam ligados historicamente ao Estado Português, cuja tradição adivinha do processo de povoamento e do poder agrário. Contudo, com o nascimento da República, ambas famílias (Gomes de Sá em Sousa e os Pereiras no Pajeú Pernambucano) viram seus poderes políticos entrarem em decadência com a ascensão de outros grupos familiares. Foi nesse contexto complexo permeado pelas disputas em torno do poder político, econômico e territorial, que emergiram os cangaceiros Chico Pereira e Lampião.

Virgulino Ferreira, Lampião

Outra semelhança está no fato de Chico Pereira e Lampião terem entrado no Cangaço com a mesma idade: 22 anos.

Partindo da ideia que Chico Pereira teria nascido em 1900 e entrado no cangaço em 1922, posso afirmar que esse personagem se tornou cangaceiro com apenas 22 anos de idade. Já no caso de Lampião, tomando 1898 como data de nascimento e 1920 como a sua entrada no cangaço, também se pode afirmar que Lampião tinha 22 anos quando ingressou nessa forma de banditismo. É verdade que muitos autores de renome afirmam que Lampião já era cangaceiro antes de 1920, porém, consultando a documentação escrita de época não se encontra base para tal afirmação. O primeiro grupo de cangaceiros que Lampião fez parte foi chefiado pelo seu tio Antônio de Matilde, cujas ações estão documentadas somente a partir da segunda metade de 1920.

Sobre as diferenças...

Chico Pereira entrou no cangaço após vingar a morte do pai. Lampião entrou no cangaço movido pelo ódio contra os seus adversários que haviam provocado o desmantelamento territorial e familiar dos Ferreiras. Esse sentimento de ódio levou Lampião ao cangaço, fator que contribuiu diretamente para a morte da sua mãe e do seu pai. Mesmo com a morte dos pais, Lampião nunca matou os seus desafetos da ribeira do São Domingos, embora tenha tentado em inúmeras oportunidades. O projeto de vingança de Lampião aos poucos foi sendo marginalizado e a partir de 1924 é possível dizer que Lampião esteve mais preocupado em alimentar o compromisso com sua rede de protetores do que com a vingança contra os Nogueiras Alves de Barros. Além disso, no decorrer dos anos outros inimigos foram aparecendo na ordem do dia. É que o Lampião foi se refazendo enquanto cangaceiro, tornando o cangaço a “família”, o seu meio de vida, a sua profissão.

 Afirmei no “bate bola” com Severo e Raul, que Lampião se tornou um bandido político, um cangaceiro profissional.

Diferentemente de Lampião, Chico Pereira não fez do cangaço seu meio de vida, caso tenha feito, foi por um curto espaço de tempo, ali pelos idos de 1924-1925. Estou mais propenso a acreditar que Chico Pereira não tomou o cangaço como um meio de vida, dado que não teve uma vida nômade pela qual é fundamental para um cangaceiro profissional. Pelo contrário, Chico Pereira manteve hábitos do mundo sedentário, como casar e construir uma família fora do banditismo, foi assim que teve 3 filhos com sua esposa Jardelina. Já Lampião manteve o nomadismo como perspectiva de vida, o exemplo maior foi viver e reproduzir juntamente com sua companheira Maria Bonita dentro do cangaceirismo. Chico Pereira, inclusive, tentou abandonar de vez o cangaço o que ocasionou a sua prisão e posteriormente sua morte. Já Lampião, nunca se deixou capturar pela polícia e sua morte ocorreu quando estava em atividade no cangaço. 

Clássica foto de Lampião e familia, em Juazeiro do Norte - 1926

Outra diferença marcante foi o tempo e os espaços de atuação. Chico Pereira atuou entre os anos de 1922-1928, percorrendo pontos dos territórios de Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte. Neste último estado, Chico Pereira concentrou sua atuação na região do Seridó. Como sabemos, o Rio Grande do Norte, não foi objeto de criação de redes de protetores por parte de Lampião. A atuação de Lampião foi muito maior e mais complexa do que a de Chico Pereira. Tendo atuado entre os anos de 1920-1938, percorrendo pontos dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe. Além de Lampião ter percorrido mais espaços durante mais tempo, também o fez com mais intensidade nas atividades cangaceiras do que Chico Pereira. Logo, Lampião foi muito mais registrado pelos meios de imprensa e pelos processos criminais.

Lampião e Chico Pereira estiveram juntos entre os anos de 1924-1925, o que rendeu maior conhecimento da opinião pública sobre Chico Pereira, dada a fama que Lampião já detinha e, que foi paulatinamente crescente, sobretudo a partir de 1925. Por que sobretudo 1925? Porque foi nesse ano que Lampião começou a ser objeto político da imprensa recifense que fazia oposição ao governo Sérgio Loreto. Em outras palavras, a imprensa oposicionista de Recife usou e abusou das ações de Lampião para atacar o governador Sérgio Loreto.  

Com relação as formas de combate dos dois cangaceiros, não é possível fazer uma devida comparação, pois temos pouco registro sobre as ações de Chico Pereira em combate. As narrativas disponíveis apontam na direção que Chico Pereira também foi um bom estrategista assim como Lampião. O fato foi que os dois usaram o dueto emboscada/retirada como forma de guerra nômade. Diante de uma vida mais movimentada, Lampião teve que utilizar a guerra nômade do cangaço muito mais do que Chico Pereira. Não significa dizer que um era melhor em combate do que o outro.

Uma grande diferença entre os dois está nas redes de proteção. Enquanto Chico Pereira esteve agarrado as relações com os correligionários do pai e, ao seu grande protetor, Antônio Suassuna (irmão do governador João Suassuna), Lampião produziu uma vasta rede de protetores em vários estados e alguns de forma simultânea. Nenhum cangaceiro se relacionou com protetores como Lampião. Nenhum cangaceiro soube ser tão político como Lampião, dada a sua capacidade de traçar alianças, de fazê-las, desfazê-las e refazê-las em outras bases. Ser político é a capacidade de superar o fim de uma aliança com a reconstrução de outras. Isso Lampião fez muito bem e de forma singular. Chico Pereira se agarrou demais ao seu protetor Antônio Suassuna, não foi capaz de perceber que no universo do cangaço, cangaceiro não pode se movimentar ou recorrer aos mesmos lugares o tempo todo. No quesito costurar redes de proteção Lampião não pode se comparar a nenhum outro cangaceiro. O único ponto em comum estava na importância de se relacionar com os protetores para sobreviver naquela vida. Mas o como se relacionar foi muito próprio de cada cangaceiro e, sem dúvidas, Lampião foi o rei, o capitão e o comandante nesse quesito. Por gentileza, não entender essa afirmação como uma apologia ao bandoleiro, mas como um reconhecimento histórico da sua capacidade relacional, que sem dúvidas alguma, esteve a serviço da vida e da morte.

Por fim, voltando para as semelhanças que não escondem suas diferenças...

Gostaria de finalizar o texto falando sobre o guardião da memória. Isso porque Chico Pereira e Lampião foram objeto de escritos no âmbito familiar que desejaram construir e proteger uma memória. No caso de Chico Pereira, o Guardião foi o próprio filho, o Padre Pereira, que escreveu o importante livro Vingança, não, publicado em 1960. Trata-se de um texto de grande erudição, cujo escritor partiu do seu lugar social de padre e filho para reescrever o passado trágico do pai por meio de outros significados. Quem estiver lendo essas letras e ainda não leu ou desconhece o livro Vingança, não, por favor, faça esse investimento para si mesmo: leia esse livro. Além da riqueza poética, literária, cristã e memorialista, vale destacar que o livro do Padre Pereira foi um dos primeiros textos escritos por familiares de ex-cangaceiros, ou seja, foi um dos primeiros a narrar a história pela ótica do cangaceiro (até então era muito comum as narrativas partirem de ex-volantes ou de intelectuais do folclore e da literatura). 

Manoel Severo, Raul Meneleu e Guerhansberg Tayllow nos Grandes Encontros Cariri Cangaço, no YouTube

Do lado de Lampião, tivemos os trabalhos memorialísticos da sua neta, Vera Ferreira, que iniciou seu trabalho de escrita com o clássico livro De Virgolino a Lampião, em parceria com o importante memorialista Antônio Amaury. Vera Ferreira e o padre Pereira, apesar de falarem de distintos lugares de formação, compartilharam um objetivo em comum: reconstruir e guardar a memória dos seus respectivos familiares. Tarefa difícil, pois no território da memória a cristalização de uma narrativa dita verdadeira será questionada, reelaborada e reescrita através de outros interesses, mesmo que esses outros apresentem semelhanças e diferenças...

Guerhansberg Tayllow , pesquisador e escritor 
Lastro, Paraíba

[1] Para acessar o “bate bola” ver: https://www.youtube.com/watch?v=jHP4qLDtS-U&t=7442s