Grandes Artigos Cariri Cangaço



O Cariri Cangaço é o resultado de um grande sonho. Desde menino me encantava com as histórias dos cangaceiros, suas sagas, aventuras, e notadamente o bando de Lampião; sem dúvidas o de maior destaque e de maior longevidade dentre todos. A motivação e fascínio do passado pelo universo do cangaço, talvez se confunda com o fascínio que até hoje o cangaço desperta em todos os amantes e curiosos da temática. 

Começamos a peregrinar pelas veredas preciosas das caatingas sertanejas ainda anônimos, lá por volta de 1998, dali começamos a visitar um a um, alguns dos principais cenários dessa saga de dor e terror que assolou o sertão. Participamos de eventos, entramos em contato com alguns poucos remanescentes daquela época e saga, conhecemos aqui e ali os vaqueiros da história, nos aproximamos dos grandes escritores que dedicavam boa parte de suas vidas na busca dos fragmentos dessa verdade histórica e passo a passo fomos construindo as bases para a realização desse grande empreendimento chamado Cariri Cangaço.

Em março de 2009 quando retornávamos da primeira edição do Seminário de Maria Bonita em Paulo Afonso, patrocinado pelo amigo João de Sousa Lima, aflorou em nossa cabeça a ideia de tentar realizar em nosso estado do Ceará, mais precisamente na região do Cariri, um seminário onde pudéssemos resgatar um pouco da historiografia cangaceira na região, tão pouco conhecida pela grande maioria das pessoas e aí alguns ingredientes acabaram se somando e o sonho acabou tornando realidade: determinação, trabalho, zelo, perseverança, organização, dedicação e amigos; muitos amigos, inúmeros amigos, de todos os lados e lugares, alguns antigos e outros novos, todos juntos começaram a acreditar que poderíamos fazer, e fizemos.

Nosso blog que nasceu com a intensão de divulgar e preservar a memória de nossos grandes encontros, com o tempo passou a ser uma revista eletrônica onde os apaixonados pela temática iriam encontrar além de tudo sobre o Cariri Cangaço, muito mais; artigos e matérias especiais, novidades literárias, agenda cultural, grupos de estudos, curiosidades sobre temas nordestinos e acabou se tornando um instrumento de aproximação entre os milhares de aficionados pelo tema cangaço e tudo que o cerca. 

4.023.611

Por aqui já passaram mais de 100 escritores, ensaístas, cronistas, poetas, enfim, garimpeiros da história e que ao longo de nossos mais de 3.700 artigos e exatos dez anos e oito meses depois da primeira postagem, nos permitissem alcançar o resultado surpreendente de 4.023.611 visualizações. Para nós um número que nos enche de alegria, agiganta nossa gratidão e aumenta sobremaneira nossa responsabilidade.

Foto: Carla Mota 
 
Celebrando a marca de 4 milhões de visualizações de nosso blog do Cariri Cangaço, a partir deste mês de junho estaremos inaugurando um capítulo todo especial em nossa revista eletrônica. Teremos um espaço denominado GRANDES ARTIGOS CARIRI CANGAÇO; serão 10 artigos especiais que periodicamente estaremos postando sobre episódios ou personagens marcantes do universo do cangaço, coronelismo ou messianismo nordestino. O espaço Grandes Artigos Cariri Cangaço é resultado da compilação do trabalho de vários colaboradores; pesquisadores e ou escritores, documentaristas, cronistas, personalidades do universo do estudo e pesquisa dos temas elencados, em textos responsavelmente organizados pelo curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa. Seja bem vindo ao universo de Grandes Artigos Cariri Cangaço.

Cariri Cangaço
27 de Maio de 2020

Nenhum comentário: