Natal

 Câmara Cascudo na Noite de Abertura do Cariri Cangaço Personalidade, Edição Especial em Natal

Daliana Cascudo, Manoel Severo e Camilla Cascudo no Cariri Cangaço Personalidade 
e a homenagem a Luís da Câmara Cascudo

Um dos mais admirados e respeitados pesquisadores do folclore, da cultura, da arte, da etnografia e porque não dizer, da alma do Brasil, Luís da Câmara Cascudo, o "Cascudinho", nasceu em Natal , onde viveu quase toda a sua vida, tornando-se a partir de seu trabalho e inegáveis e intermináveis talentos, um dos intelectuais mais festejados de todos os tempos. Câmara Cascudo foi o ilustre convidado para inaugurar mais um empreendimento com a marca Cariri Cangaço: Grandes Encontros Personalidade.

Câmara Cascudo

"O Cariri Cangaço ao longo de seus 14 anos de existência e realizações, se notabilizou pelo conjunto de encontros presenciais, dinâmicos, inter setoriais e acima de tudo grandes realizações que enaltecem a integração da alma nordestina, e assim, já realizou mais de 40 grandes eventos, com cerca de 280 conferencias e debates, mais de 300 visitas técnicas e lançamento e relançamento de 95 obras literárias. Presente em 32 municípios de sete estados nordestinos, inaugura aqui em Natal, mais um empreendimento, o Cariri Cangaço Personalidade, que tem como grande convidado o extraordinário Luís da Câmara Cascudo; para nós esta sendo uma honra sem tamanho mergulhar nesse oceano chamado Cascudo" confessa Manoel Severo , curador do Cariri Cangaço.

Estandarte Cariri Cangaço com os Conselheiros Célia Maria e Quirino Silva
Conselheiros, Luma Holanda, Quirino e Célia, Ivanildo Silveira e Manoel Severo
Conselheiros; Ivanildo Silveira, Professor Pereira e Bismarck Martins
Ângela Maria , Conselheiros Luiz Ruben e Luma Holanda

A noite de quinta-feira, 21 de setembro de 2023, no auditório central da UNI-RN - Centro Universitário de Natal, foi realizada a solenidade de abertura do Cariri Cangaço Personalidade - Câmara Cascudo, com o tema: "O Homem, a Obra, o Mito"; reunindo pesquisadores e admiradores da obra do grande intelectual potiguar, de todo o Brasil. "Para nós que fazemos o Cariri Cangaço, é uma enorme satisfação testemunhar o lançamento do Cariri Cangaço Câmara Cascudo aqui em Natal e ver o auditório da UNI-RN com um público tão qualificado de pesquisadores, instituições culturais, grupos de estudo, enfim, uma festa digna da grandeza de Cascudo" ressalta o pesquisador Bismarck Martins, Conselheiro Cariri Cangaço e Vice-Presidente do GPEC. 

O Cariri Cangaço Personalidade Câmara Cascudo é uma realização do Conselho Alcino Alves Costa, do Cariri Cangaço; do Ludovicus-Instituto Câmara Cascudo; do Instituto Histórico e Cultural do Rio Grande do Norte com o apoio da UNI-RN e ainda da SBEC, da ABLAC, do GPEC, do GECAPE e do GECC, numa grande integração entre as instituições.

Manoel Severo, Professor Pereira, Luma Holanda e Fábio Vila
Quirino Silva, Luma Holanda e Célia Maria
Manoel Severo, Quirino Silva, Célia Maria, Honório de Medeiros, 
Woldney Ribeiro e  Luma Holanda

"Hoje testemunhamos mais uma espetacular edição do nosso Cariri Cangaço, trazer a figura de Câmara Cascudo, com uma programação mais que especial, mostra a grande responsabilidade do Cariri Cangaço, que chegou em grande estilo, pela primeira vez a Natal" revela o pesquisador e colecionador Ivanildo Silveira, Conselheiro Cariri Cangaço.

Conselheiro Bismarck Martins e apresentação do Cariri Cangaço
Conselheira Luma Holanda e apresentação do Cariri Cangaço

A Mesa foi formada pelo Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, pela Presidente do Ludovicus, Daliana Cascudo , pelo representante do IHG-RN, Conselheiro Cariri Cangaço Honório de Medeiros e pelo representante da UNI-RN, professor Márcio Brito, Pró-Reitor Administrativo-financeiro. Tradicionalmente os convidados acompanharam a entrada do Estandarte do Cariri Cangaço, conduzido pelos Conselheiros Quirino Silva e Célia Maria, para logo em seguida ouvirem a apresentação do Cariri Cangaço pelos Conselheiros Luma Holanda e Bismarck Martins. "A cada nova edição o Cariri Cangaço surpreende a todos, esse evento tendo como principal tema a figura e a obra de Câmara Cascudo, pela grandeza do personagem e pela riqueza das conferências e debates , já é um marco na historia do Cariri Cangaço" ressalta a pesquisadora e escritora Luma Holanda.

Mesa Solene de Abertura

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço
Conselheiro Honório de Medeiros, representando o IHG-RN
Daliana Cascudo; presidente do Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo
Professor Márcio Brito, Pró-Reitor Administrativo-financeiro da UNI-RN

Em suas falas os anfitriões da noite pontuaram a importância do encontro para o aprofundamento do estudo da obra e do homem Câmara Cascudo, como também a integração de quatro respeitadas instituições trabalhando juntas para a realização do evento; o primeiro dessa nova série Cariri Cangaço Personalidade. Falaram Manoel Severo pelo Cariri Cangaço, Daliana Cascudo pelo Ludovicus e também representando a família de Câmara Cascudo e Honório de Medeiros pelo IHG-RN, como também o professor Márcio Brito, representante da UNI-RN, anfitriã da noite solene.

Comenda entregue pelo Conselheiro Cariri Cangaço Ivanildo Silveira e 
pelo pesquisador Nivaldo Pereira ao Pró-Reitor Márcio Brito da UNI-RN
Comenda entregue pelo Conselheiro Cariri Cangaço professor Pereira 
e pelo pesquisador Otávio Maia a Honório de Medeiros, representante do IHG-RN
Comenda entregue pelos Conselheiros Cariri Cangaço, Luiz Ruben e Mucio Procópio a Daliana Cascudo; presidente do Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

"Um dos pontos altos das edições de nosso Cariri Cangaço é sem dúvidas a materialização e reconhecimento através de Comendas, aos organismos que fomentam e consolidam a defesa da arte, cultura e a historia do nordeste." comenta o pesquisador e escritor Luiz Ruben Bonfim, Conselheiro Cariri Cangaço.

Conselheira Cariri Cangaço Célia Maria e pesquisador Fábio Vila passam às mãos de Camilla Cascudo; neta de Câmara Cascudo, representando a família; a Comenda "Personalidade Eterna do Sertão" in memoriam a Luís da Câmara Cascudo

 "Para nós do Cariri Cangaço é uma grande honra compartilharmos essa noite de homenagens a este grande brasileiro, apaixonado pela alma de seu povo, Câmara Cascudo" diz Célia Maria, Conselheira Cariri Cangaço 

Ato contínuo foram concedidas Comendas de "Mérito Cultural Cariri Cangaço" às instituições parceiras na realização do encontro. Receberam a comenda a UNI - RN, comenda entregue pelo Conselheiro Cariri Cangaço Ivanildo Silveira e pelo pesquisador Nivaldo Pereira;  o Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo , comenda entregue pelos Conselheiros Cariri Cangaço Luiz Ruben Bonfim e Múcio Procópio; e ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, comenda entregue pelo Conselheiro Cariri Cangaço Professor Pereira  e pelo pesquisador Otávio Maia.

Conselheiro Bismarck Martins, Otávio Maia e Manoel Severo
Ivanildo Silveira, Manoel Severo e Geovanna Carneiro
Fábio Vila e Luma Holanda
Conselheiros, Luma Holanda e Ivanildo Silveira
Conselheiro Múcio Procópio, Manoel Severo e André Pignataro
Nivaldo Pereira, Ângela Maria e Conselheiro Luiz Ruben

 " Hoje vivemos uma noite ímpar. Todas as homenagens prestadas a Câmara Cascudo, serão poucas diante de toda sua extensa e importante obra, a noite de hoje já mostrou isso e a partir de amanhã com doze palestras qualificadas, teremos mais um Cariri Cangaço extraordinário", diz Quirino Silva, Conselheiro Cariri Cangaço 

Cariri Cangaço: Território de Grandes Encontros...
Cariri Cangaço Personalidade, Luís da Câmara Cascudo
O Homem , a Obra, o Mito
Cariri Cangaço Personalidade

O momento alto da noite se deu no encerramento da solenidade, quando da concessão da Comenda "Personalidade Eterna do Sertão" a Luís da Câmara Cascudo, in memoriam, representando toda a deferência, respeito e admiração e o pleno reconhecimento do Cariri Cangaço ao extraordinário trabalho e legado deixado para as atuais e futuras gerações, pelo intelectual potiguar. O Cariri Cangaço segue durante toda sexta-feira, dia 22, com doze conferências em quatro mesas temáticas, sobre o homem e a obra de Cascudo, evento também no auditório da UNI-RN em Natal, Rio Grande do Norte.

"Não temos nem palavras para dizer o tamanho de Luís da Câmara Cascudo, ele era gigante, imenso, então nós do Cariri Cangaço com muita honra prestamos essa humilde, mas muito significativa homenagem ao Cascudinho "Personalidade Eterna do Sertão" confirma Honório de Medeiros, Conselheiro Cariri Cangaço.

Honório de Medeiros, pesquisador e escritor, Conselheiro Cariri Cangaço em discurso de saudação aos presentes no Cariri Cangaço Personalidade

SAUDAÇÃO AOS PARTICIPANTES DO CARIRI CANGAÇO EM HOMENAGEM A LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, Por Honório de Medeiros. 

"Boa noite! Historiador, jurista, antropólogo, etnólogo, folclorista, sociólogo, memorialista, crítico literário, biógrafo, filósofo, cronista, romancista, poeta, ensaísta, bastaria “Civilização e Cultura”, que completa 50 anos em 2023, para colocar Câmara Cascudo entre os grandes pensadores nordestinos. É pouco, porém, para tão grande obra, ampla, profunda e complexa. Ele congrega tudo isso e muito mais. Pela intensidade, quantidade e qualidade de sua produção intelectual, ele é, sem sobra de dúvidas, um dos maiores pensadores brasileiros.

Câmara Cascudo é um oceano. Considero singular e apropriada esta homenagem, hoje, a Câmara Cascudo, vez que, pela primeira vez presencialmente, até onde sei, conecta-se o descortínio do pensador potiguar, com o fenômeno do cangaceirismo.

Cascudo, permitam-me chama-lo assim, como o fazemos desde sempre, carinhosamente, foi o primeiro norte-riograndense a escrever acerca desse tema, em Viajando o Sertão, sua sexta obra, cuja primeira edição é de 1934. Nela tratou, pela primeira vez, do tema “cangaceirismo!” , e escreveu não somente acerca de Jesuíno Brilhante, mas, também, Virgolino Lampião, em dois capítulos distintos . Em Vaqueiros e Cantadores, cuja primeira edição é de 1939, Câmara Cascudo avançou um pouco mais no tema, tentando resolver a dicotomia entre o modo-de-vida de Jesuíno Brilhante e o de Lampião. Tentou, pelo menos. É quando introduz a hipótese do “fator moral” como elemento significativo e diferenciador entre os tipos de cangaceiros, insight anterior de Felipe Guerra, mais tarde brilhantemente desenvolvido por Frederico Pernambucano de Mello em sua obra canônica acerca do cangaço, Guerreiros do Sol, por ele denominado de “escudo ético”. Uso o termo “cangaceirismo”, mais preciso, no lugar de “cangaço”, para designar a conduta ou modo de viver do cangaceiro.

Câmara Cascudo voltou ao cangaceirismo em duas Actas Diurnas, escritas para o Jornal A República de 31 de maio de 1942 e 7 de junho do mesmo ano, escrevendo acerca de Jesuíno Brilhante. Curiosamente, em 1944, citou Jesuíno em um verbete, na primeira edição do Dicionário do Folclore Brasileiro, quando, em rápidas pinceladas, expôs o perfil do cangaceiro, tratou um pouco de sua história, e elencou quais as fontes de sua pesquisa, sem acrescentar nada de novo ao que já havia escrito anteriormente. Vinte e dois anos depois, em Flor de Romances Trágicos, cuja primeira edição é de 1966, Cascudo inovou e apresentou Nota contendo a definição, digamos assim, positivista, diferente acerca do que seria Cangaceiro e Cangaceirismo. 5 Os tempos eram outros e ele, sempre atento, não ficou fora das novas correntes filosóficas que grassavam a Europa. Obra notável, sob todos os aspectos, seja como historiador, seja como estilista, apresenta aos seus leitores Liberato, Antônio Silvino, Jararaca, Adolfo Rosa Meia-Noite, Jesuíno Brilhante, Lucas da Feira, Cabeleira, entre outros, valentões, cabras, jagunços e cangaceiros.

Ainda encontra tempo e lugar para tratar, até onde sei, pela primeira vez no Brasil, intuitivamente, exemplos de feminicídios que foram desdobramentos perversos do exercício do Poder privado, através da morte de Ana Freire de Brito e Dona Ana de Faria Souza. Registre-se, no livro, a notável informação, típica de Câmara Cascudo, na qual aponta a definição mais antiga acerca do que seria “Cangaço” (cangaceirismo): a do Tenente-General Visconde Henrique de Beaurepaire-Rohan, explorador, geógrafo, soldado e político brasileiro, nascido em 1812 e falecido em 1894, autor do Diccionario de Vocabulos Brazileiros, publicado em 1889 pela Imprensa Nacional, no Rio de Janeiro, conjecturando que cangaço é o conjunto de armas que costumam conduzir os valentões. Antes, em 1955, Raimundo Nonato tinha visitado Câmara Cascudo para lhe entregar, antes mesmo de entrar em circulação, seu Lampião em Mossoró, que foi o primeiro livro escrito por um potiguar acerca do cangaço. Nonato conta, na parte que denominou de “Breve Notícia Antes do Livro”, que Câmara Cascudo, ao receber o presente, o convocou para escrever “a gesta do cangaço no Nordeste Brasileiro”. Cascudo lhe disse, na ocasião: No itinerário a percorrer, varando caatingas e estradas iluminadas pelos clarões dos tiros dos velhos bacamartes de pederneira, falará, de começo, sobre Jesuíno Brilhante, o cangaceiro romântico, caudilho de batalhas incontáveis, que respeitava as famílias e defendia os oprimidos. Tempos depois, precisamente quinze anos, naquele que foi o primeiro livro dedicado exclusivamente a Jesuíno Brilhante, Raimundo Nonato da Silva lançou, em 1970, Jesuíno Brilhante, O Cangaceiro Romântico, sob instigação de Cascudo. O livro repetiu a fórmula que Raimundo Nonato usou em Lampião em Mossoró, de 1955. Na trajetória tangencial, embora muito relevante, de Câmara Cascudo no estudo do cangaceirismo, alguns temas são muito importantes:

1) Suas definições e hipóteses acerca do cangaceirismo;

2) Sua teoria do “fator moral”;

3) Os perfis de Jesuíno Brilhante e Lampião, antagônicos

entre si, segundo sua perspectiva;

4) Os perfis de cangaceiros menores, como Jararaca e Moita Brava;

5) A hipótese do paralelismo entre coronelismo e feudalismo, nunca desenvolvida, mas insinuada;

6) O esboço acerca de uma taxonomia dos cangaceiros, precursora da tipologia de Frederico Pernambucano de Mello.

7) O esboço da presença do fator genético, assim como social na gênese do cangaceirismo.

8) O esboço histórico de casos de feminicídio.

O cangaço é um fato social relevante: basta que o examinemos sob a ótica da nossa cultura popular nordestina sertaneja ou da expressão mundial do banditismo rural, fenômeno internacional. Os problemas para estuda-lo são complexos, Cascudo percebeu isso quando escreveu acerca de Lampião, Jesuíno Brilhante, Antônio Silvino e outros cangaceiros. Precisamos ir além da crença injustificadas de que o cangaço é produto do meio, ou um movimento de resistência popular, uma narrativa inócua. Quem pensa assim conduz os verdadeiros resistentes, aqueles que não se entregaram ao crime, ao limbo da história. Por que não há uma história desses homens comuns, os verdadeiros heróis? Ressalte-se, por fim, que tudo isso é apenas o começo. O desafio, portanto, em estuda-lo, está lançado. Uma vez dito isso, nós, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, saudamos todos os presentes e lhes damos as boas- vindas, colocando-nos à disposição. Muito obrigado."



Cariri Cangaço Personalidade - Câmara Cascudo
O Homem, a Obra, o Mito
21 de setembro de 2023
UNI-RN, Natal - Noite de Abertura

Realização:
CONSELHO ALCINO ALVES COSTA DO CARIRI CANGAÇO
LUDOVICUS - INSTITUTO CÂMARA CASCUDO
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE

Apoio:
UNI-RN CENTRO UNIVERSITÁRIO
SBEC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO
ABLAC - ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO
GPEC - GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
GECAPE - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DE PERNAMBUCO
GECC - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ

UNI-RN Recebe as Conferencias do Segundo Dia do Cariri Cangaço Personalidade Câmara Cascudo

Manoel Severo e Honório de Medeiros

Auditório Central da UNI-RN, Centro Universitário, acolheu o conjunto de doze conferências distribuídas em quatro mesas temáticas dentro da programação do Cariri Cangaço Personalidade - Câmara Cascudo, retratando o sub tema: O Homem, a Obra ,o Mito, na manhã da sexta-feira, 22 de setembro de 2023. "Durante a construção do evento, nos reunimos eu, Daliana e Honório e assumimos o compromisso de reunir, dentro das possibilidades, nomes de peso que pudessem trazer ao público o melhor de Cascudo, em todas as suas dimensões, penso que reunimos um time mais que qualificado para este dia que teremos hoje aqui em Natal" lembra Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço.

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e Professor Deladier Pessoa Cunha Lima, 
Reitor da UNI-RN

"Para nós que fazemos a UNI-RN é uma enorme satisfação e um grande privilégio acolher um evento tão respeitado como o Cariri Cangaço e ainda mais realizando esse grande ciclo de conferências sobre Luís da Câmara Cascudo. Realmente um momento único" revela o professor Deladier Cunha Lima, magnífico reitor da UNI-RN

Manoel Severo deu as boas vindas ao público presente e já convidou os conferencistas da primeira mesa da manhã. Com o Tema: Cascudo -O Homem, a mesa reuniu as netas do intelectual e dirigentes do Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo; Daliana Cascudo Roberti Leite e Camilla Cascudo Barreto Maurício, além de Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, amigo pessoal de Cascudo e que por muito tempo compartilhou da intimidade do grande potiguar.

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e as boas vindas ao participantes do segundo dia do Cariri Cangaço Câmara Cascudo

As netas; Daliana e Camilla; que hoje tocam, ao lado de um conceituado Conselho, o Ludovicus -Instituto Câmara Cascudo, trouxeram um pouco da intimidade do avô, do pai, do homem Câmara Cascudo, no cotidiano da residência da família, do convívio com os filhos e netos, os sonhos, as manias e as extraordinárias realizações. Já Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, trouxe o Cascudo companheiro, amigo de todas as horas e de longa data, as muitas conversas, confidências e inconfidências, que mostraram o verdadeiro tamanho do homenageado.

Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras

"Amigo de outro grande folclorista, Mario de Andrade, Câmara Cascudo amava seu charuto ("O charuto é quase uma extensão do meu rosto. Este é um dos meus vícios, é vício confessável, exibido. Um bom charuto é um prazer cotidiano, mágica fumaça consoladora") e sua rede ("Meu pai dizia que a rede fazia parte da família. A rede colabora no movimento dos sonhos")."

Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras
Camilla Cascudo Barreto Maurício, neta de Cascudo e vice-presidente do Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

"Os encontros do Cariri Cangaço sempre são extraordinários, momentos de aprofundarmos o estudo e a pesquisa sobre os principais temas nordestinos, aprender um pouco mais e acima de tudo rever e reencontrar grandes amigos. É um privilégio fazer parte dessa família e ser Conselheiro" confirma o pesquisador Mucio Procópio, Conselheiro do Cariri Cangaço.

Daliana Cascudo Roberti Leite, presidente do Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo
Daliana Cascudo e Deladier Cunha Lima
Daliana Cascudo e Camilla Cascudo

A segunda mesa da manhã com o Tema: "Cascudo e o Direito" -Problemáticas de Fundo Cultural no Universo Nordestino, reuniu Fábio Fidelis de Oliveira,  Professor de Direito, Doutor em Ciências Histórico-Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Coordenador Editorial da Revista de Estudos Jurídicos do UNI-RN; Amanda Oliveira da Câmara Moreira, Professora de Direito, Mestra em Direito Constitucional pela UFRN e Presidente da Comissão de Direito da Moda (OAB RN) e ainda Juan Pablo C. de Carvalho Filho, Discente do Curso de Direito do UNI-RN, membro do Projeto de extensão “Scientia et Lux”. 

Fábio Fidelis de Oliveira,  Professor de Direito, 
Doutor em Ciências Histórico-Jurídicas
Mesa:"Cascudo e o Direito" -Problemáticas de Fundo Cultural no Universo Nordestino
Amanda Oliveira da Câmara Moreira, Professora de Direito, 
Mestra em Direito Constitucional pela UFRN
"Cascudo e o Direito" -Problemáticas de Fundo Cultural no Universo Nordestino

O tema da segunda mesa foi desenvolvido pelos professores Fábio Fidélis e Amanda Moreira, além do estudante do curso de direito, Juan Pablo Filho, que surpreenderem aos convidados com um conjunto de reflexões e conclusões sobre alguns aspectos da obra de Câmara Cascudo, sob o título "Cascudo e o Direito-Problemáticas de Fundo Cultural no Universo Nordestino".

Juan Pablo C. de Carvalho Filho, Discente do Curso de Direito do UNI-RN
Juan Pablo C. de Carvalho Filho, Discente do Curso de Direito do UNI-RN
"Cascudo e o Direito" -Problemáticas de Fundo Cultural no Universo Nordestino

"O Brasil não conhece Cascudo; um grande erudito que precisa ser conhecido, suas fontes são do final do século XIX, Cascudo tem uma memória de longa duração, traz a idade média ao Brasil, bebe nos grandes clássicos da literatura do mundo. Traz Cervantes, traz Camões para o folclore, enfim..." revela o pesquisador Cascudiano, João Damata Costa.

Pesquisador João Damata Costa
Conselheiro Cariri Cangaço Luiz Ruben Bonfim
Andyara Lima, Manoel Severo e Washington Fontes

"Na verdade estou maravilhado com tudo que vi e assisti neste maravilhoso Cariri Cangaço Câmara Cascudo, aprendi muito e descobri um novo Câmara Cascudo, estou muito satisfeito e esse evento aqui na UNI-RN consolida mais uma vez o trabalho desenvolvido pelo Cariri Cangaço" fala o pesquisador  e escritor Luiz Ruben, Conselheiro Cariri Cangaço.

Pesquisadora e escritora Fabiana Agra e Conselheiro Cariri Cangaço Bismarck Martins
Fábio Vila e Vicente Serejo
Dona Graça, Manoel Severo e Múcio Procópio
Juan Pablo, Bismarck Martins e Manoel Severo

Logo após o intervalo do almoço o Cariri Cangaço Personalidade, em sua primeira edição, deu prosseguimento com a realização de mais duas mesas temáticas. A terceira mesa com o Tema: "Câmara Cascudo - A Obra..." reuniu  Vicente Serejo, Jornalista, Prof. Universitário, Escritor e Membro da Academia Norte-Riograndense de Letras; Humberto Hermenegildo de Araújo, Prof. Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutor em Letras, Escritor e Membro da Acad. Norte-Riograndense de Letras e Carlos Alberto da Silva, Pesquisador renomado e Conselheiro Cariri Cangaço.  

 Vicente Serejo, Jornalista, Prof. Universitário, Escritor e 
Membro da Academia Norte-Riograndense de Letras
Vicente Serejo
Carlos Alberto da Silva, Pesquisador renomado e Conselheiro Cariri Cangaço

"Fazer parte dessa mesa, para a discussão sobre a obra de Cascudo, é uma grande responsabilidade, e agravada por dividi-la com gigantes como, Vicente Serejo e Humberto Hermenegildo, um verdadeiro privilégio; foi uma grande honra para mim", revela o pesquisador Carlos Alberto, Conselheiro do Cariri Cangaço.

"Outras obras são de 1973. "Civilização e Cultura" focaliza a etnografia, definindo, por exemplo, vocábulos essenciais em pesquisas nas áreas de sistemas de ideias, conhecimentos teóricos e organização social, religiosa e estética. Fica evidente aqui o amor do autor pelas línguas grega e latina numa busca constante pela origem das palavras. "O vício da literatura grego-latina vacinou-me contra as ditaduras mentais contemporâneas", comentava. Outra importante criação é "História dos Nossos Gestos". Trata-se de uma pesquisa diferenciada que conta, com muitas curiosidades e detalhes, a história e a evolução de 333 gestos comuns no país. Cada um deles é visto como um elemento portador de grande quantidade de informação e pleno de sentido cultural." Oscar D'Ambrosio.

Carlos Alberto da Silva, Pesquisador renomado e Conselheiro Cariri Cangaço
Humberto Hermenegildo de Araújo, Prof. Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutor em Letras, Escritor e Membro da Acad. Norte-Riograndense de Letras 
André Pignataro, Daliana Cascudo, Sérgio Trindade, 
Honório de Medeiros e Kydelmir Dantas
Luiz Ruben, Manoel Severo e Fábio Fidelis

A quarta e última mesa trouxe o Tema: "Câmara Cascudo - O Cangaço..." reunindo André Pignataro, Diretor de Pesquisa do Instituto Histórico e Geográfico do RN; Sérgio Trindade, Professor Doutor e Historiador além de Kydelmir Dantas,  Poeta e Escritor , Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço,  associado do Instituto Histórico do RN e Conselheiro Cariri Cangaço.

André Pignataro, Diretor de Pesquisa do Instituto Histórico e Geográfico do RN
 Sérgio Trindade, Professor Doutor e Historiador
Sérgio Trindade, Professor Doutor e Historiador

"Autor de aproximadamente 190 livros, plaquetes e traduções, possui uma obra ampla e fundamental para mergulhar no folclore brasileiro. De sua extensa produção, alguns livros são indispensáveis. O mais conhecido é o "Dicionário do Folclore Brasileiro". Lançado em 1954, após uma década de pesquisa, contou em sua elaboração com uma equipe informal de amigos do autor por todo o Brasil. Outra referência obrigatória é "História da Alimentação no Brasil". Publicado em 1967, teve o patrocínio do jornalista Assis Chateaubriand, responsável pelo financiamento das viagens de Cascudo a África, continente onde o autor estudou as raízes de uma parte fundamental da culinária brasileira." apresenta Oscar D'Ambrosio no educação.uol.com

André Pignataro, Diretor de Pesquisa do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Kydelmir Dantas,  Poeta e Escritor , Ex-presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço,  associado do Instituto Histórico do RN e Conselheiro Cariri Cangaço.
Conselheiro Cariri Cangaço Carlos Alberto da Silva
Conselheiro Cariri Cangaço Mucio Procópio e Fabio Vila

"Tenho certeza que todos estamos felizes e satisfeitos com o extraordinário resultado dessa primeira edição do Cariri Cangaço na capital do Rio Grande do Norte. Natal recebeu esse conjunto qualificado de conferências, foram 12 no total, e que nos mostraram um pouco desse grande brasileiro chamado Luís da Câmara Cascudo, realmente um espetáculo, evento de peso, como tudo o que o Cariri Cangaço coloca a mão, são verdadeiros Midas" revela o pesquisador Fábio Vila.

  


Cariri Cangaço Personalidade - Câmara Cascudo
O Homem, a Obra, o Mito
Segundo dia ; 22 de setembro de 2023
UNI-RN, Natal - Ciclo de Conferências

Realização:
CONSELHO ALCINO ALVES COSTA DO CARIRI CANGAÇO
LUDOVICUS - INSTITUTO CÂMARA CASCUDO
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE

Apoio:
UNI-RN CENTRO UNIVERSITÁRIO
SBEC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO
ABLAC - ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO
GPEC - GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
GECAPE - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DE PERNAMBUCO
GECC - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ


IHG- RN e Ludovicus-Instituto Câmara Cascudo Recebem o Terceiro dia de Cariri Cangaço Personalidade em Natal

Cariri Cangaço visita o Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

O terceiro e último dia de Cariri Cangaço Personalidade Câmara Cascudo, reservou aos participantes, duas visitas preciosas dentro do universo da pesquisa e estudo, cultura, arte e literatura, do Rio Grande do Norte. As 9h da manhã a caravana Cariri Cangaço visitou as dependências do IHG - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande para logo em seguida realizar a visita ao Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo.

Na rua da Conceição numero 622, na cidade alta, centro de Natal, capital potiguar, vamos encontrar um dos prédios mais bonitos que compõem o acervo do patrimônio arquitetônico da cidade, ali localiza-se o IHG- Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande; a mais antiga instituição cultural do Rio Grande do Norte, possuindo um dos mais ricos acervos acerca da cultura, geografia e história do estado e do Brasil.

IHG - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte
IHG - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

A mais antiga entidade cultural do Rio Grande do Norte, fundada em Natal, no dia 29 de março de 1902, abriga uma coleção museológica, documental e bibliográfica referente à história e cultura do Rio Grande do Norte. Também conhecido como "Casa da Memória", possui museu aberto à visitação, promove exposições, palestras e outras atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense. "Atualmente o acervo passa por processo de manutenção, classificação, catalogação, reorganização e digitalização para em seguida ser novamente disponibilizado ao publico e permitir, de forma adequada, a utilização do material para consulta e pesquisa."
Cariri Cangaço no  IHG - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte
Joventina Simões Oliveira, Presidente do IHG-RN e Manoel Severo
Luiz Ruben e Honório de Medeiros
Fábio Vila e Kydelmir Dantas

"Nosso acervo é composto de esculturas, adereços, artefatos, telas, retratos, fotografias, documentos e livros amealhados ao longo de nossa história, fruto de doações à instituição, que se distribuíam em salas e estantes designadas. A nova proposta de organização concentra livros e documentos nas estantes deslizantes, destina uma sala para pesquisa e trabalho dos bibliotecários e documentalistas; uma sala para museu e uma pequena galeria para exposições temporárias."

Comenda do Mérito Cultural Cariri Cangaço entregue a Diretoria do IHG - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte
Conselheiros Cariri Cangaço; Kydelmir Dantas, Carlos Alberto, Manoel Severo, Luiz Ruben e Honório de Medeiros; com a Comenda do Mérito Cultural Cariri Cangaço já fixada em quadro no Salão do IHG-RN
Franklin, voluntário e guia, orientador da visita do Cariri Cangaço ao IHG-RN
Matheus Silva, Ângela Maria e Luiz Ruben
Kydelmir Dantas, Manoel Severo e Fábio Vila
Matheus, Fabiana Agra e Manoel Severo
Visita do Cariri Cangaço ao IHG-RN

Fabio Vila e Manoel Severo

Localizada na Avenida Câmara Cascudo, 377, Centro, Natal/RN, a casa onde Cascudo viveu grande parte de sua vida, sempre foi um endereço de referência da cultura do Rio Grande do Norte, ali está sediado o prestigiado Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo; destino da segunda visita do Cariri Cangaço na manha do terceiro dia do Personalidade.

"A casa foi construída na forma de um chalé, em 1900, pelo industrial Afonso Saraiva Maranhão e adquirida, em 1910, pelo futuro sogro de Cascudo, Desembargador Dr. José Teotônio Freire (1858-1944), quando da transferência do antigo proprietário de Natal. Em 1947, Cascudo comprou o chalé da sua sogra Dona Maria Leopoldina Viana Freire, e lá ele viveu até o fim de seus dias, em 1986. Em 1990, ela foi tombada a nível estadual através da Portaria No. 045/90, como forma de preservação e conservação histórica."

Honório de Medeiros, Manoel Severo, Fabiana Agra, Kydelmir Dantas e Marcelo Litwak
Daliana Cascudo, presidente do Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo
Visita ao Ludovicus

"Após o falecimento de Cascudo (1986) e de sua esposa, Dáhlia (1997), a casa permaneceu aos cuidados da filha, Anna Maria Cascudo Barreto, e, em 2005, encontrava-se seriamente comprometida por uma infestação de cupins no seu telhado. Para solucionar este problema foi realizada uma criteriosa restauração, a cargo do Engenheiro Civil Camilo de Freitas Barreto, marido de Anna Maria, iniciada em dezembro de 2005 e concluída em dezembro de 2009, toda realizada com recursos próprios. A casa foi aberta à visitação pública, a partir de janeiro de 2010, abrigando o LUDOVICUS – INSTITUTO CÂMARA CASCUDO e possibilitando a todos os interessados conhecer um pouco mais sobre o mestre potiguar."

Carlos Alberto da Silva, Manoel Severo e Luiz Ruben
Daliana Cascudo, Camilla Cascudo e Manoel Severo
Conselheiro Cariri Cangaço Carlos Alberto, Dona Marineide e Ivanaldo Sousa

"Instituição cujo objetivo é a preservação, divulgação e gerência do patrimônio cultural de Luís da Câmara Cascudo, principal nome intelectual do estado do Rio Grande do Norte, o LUDOVICUS funciona na casa em que Cascudo residiu por cerca de 40 anos e produziu a sua monumental obra. Nela estão dez coleções, além de todo acervo bibliográfico e documental do nosso patrono. Curiosidades como as paredes autografadas da biblioteca, a preciosa pinacoteca, o mobiliário de época e a coleção de comendas, são algumas das atrações da instituição, que testemunha uma vida dedicada ao saber e a cultura do Brasil."

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, recebe em nome da instituição,
homenagem do Ludocivus

Um dos itens mais festejados e curiosos do acervo do Instituto , é sem dúvidas o Troféu Juca Pato —1977; quando Cascudo, foi eleito Intelectual do Ano pela União Brasileira de Escritores, de São Paulo. A outorga do troféu fez-se em 26 de maio de 1978, no salão nobre da Academia Norte-Riograndense de Letras, durante a Semana de Cultura Nordestina organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

"Toda noite vovô cumprimentava Juca Pato, pedia bênção e alisava a cabeça do Juca Pato", Daliana Cascudo sobre o avô...
Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo
Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo
Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo
Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

"O nome escolhido para denominar o Instituto, Ludovicus, possui uma razão histórica e também sentimental. Câmara Cascudo, no seu livro autobiográfico O Tempo e Eu, nos conta que: “Batizou-me o padre João Maria Cavalcanti de Brito, em 9 de maio de 1899, na Capela do Senhor Bom Jesus dos Passos, da Ribeira, presentemente Matriz. (...) Meu padrinho (o Desembargador Joaquim Ferreira Chaves, Governador do Estado) sabia latim e respondeu às perguntas do sacerdote: Quid petis ad Ecclesia Dei? Fidem! E a Igreja concedeu-me a súplica. O Padre João Maria disse meu nome certo em latim: - Ludovicus”. Portanto, o nome Luís em latim é que hoje denomina o 
Instituto que preserva a sua memória.
A logomarca também possui uma interessante origem. Ao criar o Instituto buscamos uma logomarca que se identificasse, de forma inequívoca, com a figura de Câmara Cascudo. A base para criação da logomarca foi o ex-libris cascudiano, que tem como elementos ilustrativos o peixe cascudo e uma inscrição em latim. Novamente é o próprio Cascudo quem nos explica: “Cascudo não é o coleóptero, mas um peixe de loca, acari, Precostomus loricariae, que inclui no seu ex-libris, com o moto Dum Spiro Spero (Enquanto respiro, espero)”. O ex-libris foi trabalhado e gerou a logomarca que tem como ilustração 
o “peixe cascudo”.




Cariri Cangaço Personalidade - Câmara Cascudo
O Homem, a Obra, o Mito
Terceiro dia ; 23 de setembro de 2023
Visitas ao IGH-RN e ao Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo

Realização:
CONSELHO ALCINO ALVES COSTA DO CARIRI CANGAÇO
LUDOVICUS - INSTITUTO CÂMARA CASCUDO
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE

Apoio:
UNI-RN CENTRO UNIVERSITÁRIO
SBEC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO
ABLAC - ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO
GPEC - GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
GECAPE - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DE PERNAMBUCO
GECC - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ

Nenhum comentário: