Páginas
- Início
- A Origem...
- Cariri Cangaço 2009
- Cariri Cangaço 2010
- Cariri Cangaço 2011
- Cariri Cangaço 2013
- Edição de Luxo 2015
- Lavras da Mangabeira
- Piranhas
- Parahyba
- Princesa Isabel
- Exu
- Água Branca
- Floresta
- Fortaleza
- Poço Redondo
- São José de Belmonte
- Quixeramobim
- 10 Anos
- Paulo Afonso
- Serra Talhada
- Campina Grande
- Natal
- Gurjão
- Grandes Artigos
- PodCast Cariri Cangaço
Como Chegar
URCA se prepara para o Cariri Cangaço
Cariri Cangaço lança o maior concurso de redações do Cariri
O Seminário Cariri Cangaço, confirmado para os dias 22 a 27 de setembro de 2009, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, já movimenta a região com a realização do maior concurso de redações já promovido no cariri.
Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas e privada dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Brejo Santo, Jardim e Aurora, já começam a se inscrever para participar do concurso. Os temas serão:
- Lampião e Padre Cícero; As Mulheres no Cangaço; A Violência no Tempo do Cangaço; Lampião no Nordeste; O Cariri no Cangaço.
As redações serão analisadas por equipes dos municípios e os vencedores,além de premiação de livros sobre o tema, terão seus trabalhos publicados no livro onde constarão os anais do Seminário.
Os municípios participantes estão promovendo uma grande Mostra de Cinema e Vídeo para os alunos interessados, como forma de fomentar a pesquisa; no último dia 19, o lançamento aconteceu com exibição de filmes no Teatro Patativa do Assaré - SESC, promoção da SBEC e Prefeitura de Juazeiro do Norte;
No último dia 20 foi a vez do município de Crato realizar o seu lançamento com Mostra de Vídeos no auditório do Centro Cultural da Rffsa, reunindo alunos do ensino fundamental II da rede pública e no último dia 24, no mesmo local, reunindo alunos da rede estadual ligados ao Crede 18.
O Seminário Cariri Cangaço, reunirá no mês de setembro mais de 70 pesquisadores e estudiosos da temática no Brasil; aos alunos interessados, procurar a sede das secretarias municipais de cultura.
Todas as Marias do Cangaço
Maria Déa, A Bonita Maria de Lampião, ou Maria Gomes de Oliveira, nasceu no dia 8 de março de 1911, no Sítio Malhada do Caiçara, em Curral dos Bois, atual Paulo Afonso, filha de José Gomes de Oliveira, conhecido como Zé Felipe e Dona Maria Joaquina, conhecida como Dona Déa. Era a segunda numa família de dez irmãos. Casou ainda muito cedo, aos 15 anos de idade com o primo, José Miguel da Silva, o Zé de Neném, sapateiro e reconhecido boêmio da região. Naquela época já era notório o forte gênio da morena filha de Zé Felipe, costumeiramente o casal estava envolvido em brigas fundamentalmente em função do ciúme de Maria. Sempre que brigavam a jovem se abrigava na casa dos pais; foi justamente em uma dessas oportunidades que em 1929 teria havido o primeiro contato de Maria Déa com o Rei dos Cangaceiros, Virgulino Ferreira. Naquele dia Virgulino passaria pelas terras do Sítio Tara do conhecido coiteiro Odilon Martins de Sá, vulgo Odilon Café, e depois se dirigiria para as terras da Malhada do Caiçara, ali por longos meses havia construído uma sólida base de sustentação em terras baianas, estava entre amigos. Ao se despedir da família de Zé Felipe se dirige à morena Maria e pergunta se sabe bordar, ato contínuo deixa alguns lenços de seda para o ofício da sertaneja, prometendo voltar em breve para buscá-los. Parece-nos que já naquele momento o destino começava a traçar suas linhas na direção da maior mudança da história do cangaço: a entrada das mulheres nos bandos cangaceiros. E assim; Maria, Durvinha, Aristéia, Moça, Adília, Dadá, Enedina, Cristina, Lídia, Eleonora, Quitéria, Adelaide, Nenem, Sila, Rosinha... mudariam para sempre a feição do cangaço nordestino de Virgulino Lampião.
Essa e muitas outras histórias sobre as Mulheres no Cangaço será o Tema da Palestra do grande pesquisador e escritor de Paulo Afonso; João de Sousa Lima, tudo isso em setembro, no I Seminário Cariri Cangaço, aqui, na região mais bonita de nosso querido Ceará.
Alto do Leitão
Chacina de Guaribas
O Instituto Cultural do Cariri – ICC promoverá dentro do I Seminário Cariri Cangaço mostra do acervo do grande escritor Hilário Lucetti (in memorian).
Concurso Intermunicipal de Redação
O Seminário Cariri Cangaço Lampião: Verdades e Mentiras realizará Concurso Intermunicipal de Redação abrangendo todas as escolas públicas e privadas da região do Cariri.Confira o Edital:
Temas para Redação
• Lampião e Padre Cícero
• As Mulheres no Cangaço
• A Violência no tempo do Cangaço
• Lampião no Nordeste
• O Cariri no Cangaço
- Quantidade de linhas para Redação - mínima 25 linhas, máximo 30 linhas;
- Texto em folha pautada ou texto digitado;
- Prazo para entrega das Redações 10 de setembro 2009;
- O aluno ou aluna deverá entregar apenas uma redação com um dos temas acima;
Comissão avaliadora das Redações:
- 3 historiadores
- 3 professores de Língua Portuguesa
Cada Município fará a avaliação prévia de:
3 Redações Nível Fundamental II e 3 Redações do Ensino Médio
- Publicação da Redação nos anais do I Seminário Cariri Cangaço -
- Lampião no Ceará verdades e mentiras.
Exibição de Filmes no Teatro Patativa do Assaré – SESC | Juazeiro do Norte
Dia 19 9h e às 16h
Dia 20 às 9h
A exibição dos filmes tem como finalidade divulgar o Concurso de Redação com o tema “Cariri Cangaço” aos Estudantes das Escolas da Rede Municipal do Juazeiro do Norte.
Programação das Palestras
Dia 22 de Setembro de 2009 – Terça-Feira
Abertura – Teatro Municipal de Crato
18 h – Sessão Solene – ICC - Instituto Cultural do Cariri
19 h - Palestra
CANGAÇO E RELIGIOSIDADE - Lemuel Rodrigues
Dia 23 de Setembro de 2009 – Quarta-Feira
Memorial Padre Cícero – Juazeiro do Norte
18 h - Sessão Solene do ICVC - Instituto Cultural Vale do Cariri
19 h - Palestras
LAMPIÃO NEM HERÓI NEM BANDIDO - Anildomá Willians
LAMPIÃO EM JUAZEIRO DO NORTE - Napoleão Tavares Neves
Dia 24 de Setembro de 2009 – Quinta-Feira
Cine Teatro de Barbalha
18 h - Sessão Solene da SBEC
19 h - Palestras
OS MARCELINOS - José Peixoto Junior
A EPOPÉIA DE MOSSORÓ - Magérbio de Lucena
CANGAÇO - ESTÉTICA E ARTE - Paulo Moura
DIA 25 de Setembro de 2009 – Sexta-Feira
Sítio Caldeirão do Deserto – Crato
15 h - Apresentação de Vídeo Documentário
Mesa de Conversa sobre o Beato Zé Lourenço
Pesquisadores Presentes
Sala de Vídeo IMAGO/URCA
16h - Mostra de Vídeo Documentário - Cariri Cangaço
Salão de Atos da URCA - Crato
18 h - Homenagens a Personalidades
19 h - Palestras
MASSILON-Honório de Medeiros
AS MULHERES E O CANGAÇO - João de Sousa Lima
DIA 26 de Setembro de 2009 - Sábado
Teatro Municipal de Crato
9 h - Palestras
O TURISMO E O CANGAÇO - Jairo Luiz
LAMPIÃO, CANGAÇO E O CORDEL-Rubinho Lima
POÇO REDONDO E O CANGAÇO DE LAMPIÃO - Alcino Costa
LAMPIÃO NO AGRESTE PERNAMBUCANO - Antônio Vilela
Salão de Atos da URCA - Crato
15 h - Apresentação de Trabalhos Acadêmicos
Comissão Acadêmica URCA
Comissão Técnica SBEC
17 h – Discussão Técnica
O CANGAÇO SOB O OLHAR DA LEI
Pesquisadores Presentes
Memorial Padre Cícero - Juazeiro do Norte
18 h - Lançamento Vídeo Documentário - Angico – Aderbal Nogueira
19h - Palestras
ANGICO - Antonio Amaury Corrêa de Araújo e
Leandro Cardoso Fernandes
DIA 27 de Setembro de 2009 - Domingo
Salão Paroquial – Missão Velha
9 h - Palestra
MISSÃO VELHA E O CANGAÇO DE VIRGULINO FERREIRA – Bosco André
Apresentação
Personalidade...
O Cariri Cangaço é uma "Marca Registrada" do Instituto Cariri do Brasil; instituição privada sem fins lucrativos, de personalidade jurídica com sede e foro na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Possui uma Diretoria Executiva, um Conselho Fiscal e de acordo com seus estatutos, um Conselho Consultivo com a possibilidade de até 50 componentes; definidos estatutariamente através de voto direto e secreto pelos atuais conselheiros ou indicados pela Diretoria Executiva; tendo como patrono o escritor Alcino Alves Costa, da cidade de Poço Redondo em Sergipe; um dos mais destacados e festejados escritores da temática cangaço, do Brasil e primeiro Conselheiro do Cariri Cangaço.
Natureza...
Capitais...
Além Mar...
A mais surpreendente de todas as iniciativas Cariri Cangaço, sem dúvidas guarda também sua estreia para o ano de 2023. O Projeto do Cariri Cangaço "Além Mar", espetacular empreendimento de levar o Cariri Cangaço para a Europa, principalmente para a Península Ibérica: Portugal e Espanha e posteriormente para os Países de Língua Portuguesa num esforço de fortalecer a integração cultural lusofônica. As tratativas já se iniciaram desde 2016 em visitas a Lisboa e Toledo; com perspectivas positivas seguindo com o planejamento em reuniões no Brasil e Portugal; teremos assim a primeira experiência internacional do Cariri Cangaço.
O tempo não para e são muitos os desafios do Cariri Cangaço, iniciativas ousadas e que possuem um único objetivo: Fomentar a perpetuação da Memória de nosso sertão. Nosso legado é estabelecer de forma concreta o Cariri Cangaço como indutor forte do fortalecimento de nosso memória e historia. Hoje o Cariri Cangaço se traduz como a mais surpreendente e vitoriosa iniciativa do gênero, integrando todo o território nordestino em torno do tema central :Cangaço e Nordeste.
Com o advento em fevereiro de 2020 da Pandemia do COVID 19, o Cariri Cangaço que mantinha uma agenda dinâmica e surpreendente de eventos presenciais, se reinventa e inaugura mais duas frentes de propagação da memoria e historia do sertão. Em setembro do mesmo ano é criado o Canal do Cariri Cangaço no YouTube e ao mesmo tempo é lançado o primeiro programa do canal; SEMANAL e AO VIVO nasceu os "Grandes Encontros Cariri Cangaço"; reunindo para conferências e debates, on line, algumas das mais destacadas personalidades do universo da pesquisa e estudo de temas nordestinos. Em Março de 2021 estreia na plataforma Instagram mais um programa da marca: "Cariri Cangaço Personalidade" , com um outro formato e essência, entrevistando também semanalmente e ao vivo, personalidades do mundo das artes e das culturas. Em junho de 2021 o Canal do YouTube do Cariri Cangaço inovou com mais um programa ao vivo e bimestral: Cariri Cangaço Opinião; mais polêmico, controverso, provocador, tudo na direção do fomento e consolidação da memoria e historia do sertão.
Tem o apoio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço;
Para participar não é necessário inscrições prévias e nem são cobradas nenhum tipo de taxas.













