Justificativa

O Brasil se notabiliza por sua extensão continental; repleto de manifestações culturais, tradições e raízes que o tornam um dos países mais encantadores do mundo. O nordeste se mostra como uma região de uma gente forte, um povo de fibra que se acostumou a desafios: e como já destacava o grande Euclides da Cunha em seu incomparável “Os Sertões” – “O nordestino é antes de tudo um forte”.
Esse mesmo povo que vence desafios é o mesmo povo que mostra sua bravura e destemor em muitos episódios da vida de nossa nação; foi assim nos momentos de revolta e luta pela independência com a Insurreição de 1817 e a Confederação do Equador; foi assim no movimento inesquecível de Canudos, Baixa Dantas, Caldeirão e Pau de Colher, foi assim nos momentos vivos de fé em São José do Egito e em particular em Juazeiro do Norte do meu Padim Cícero Romão Batista, e foi assim no fenômeno do Cangaço de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo: Lampião.
O fenômeno Cangaço se configura sem dúvidas como um dos mais intrigantes da história do povo nordestino. Com uma duração de quase 80 anos, teve no Cariri um de seus principais cenários. A majestosa Chapada do Araripe e as diversas serras do cariri,as terras de Brejo Santo, Porteiras, Jati, Jardim, Barbalha, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Aurora e Barro, fizeram parte importante dessa história que teve seu auge na figura de Virgulino Lampião.O Cariri cearense possui privilegiada localização no Centro-Sul do Ceará, pólo cultural e econômico, fronteira com Pernambuco, Paraíba e Piauí e influência num raio de 200 km e por cinco estados, acolhe a primeira edição do Cariri Cangaço; com o objetivo de resgatar a historiografia do cangaço na região e fomentar a Rota Turística Cariri Cangaço; o evento já se confirma como uma das iniciativas de sucesso dentro do conceito da recém criada Região Metropolitana do Cariri.

Nenhum comentário: