MOSTRA DE VÍDEO URCA / IMAGO - PROGRAMAÇÃO

Local de exibição: Sala de Vídeo – Campus do Pimenta/URCA
Dia 25/Set (sexta) – 16 às 19 h

*A VIOLÊNCIA OFICIALIZADA NO TEMPO DO CANGAÇO
Direção: Aderbal Nogueira
Sinopse: Depoimentos autênticos, a banalização da violência cometida por parte oficial; violência que pouco mudou até os dias, ocorrida nas décadas de 1920 e 30 no Nordeste brasileiro.
Tempo: 19 min

*A ESTÉTICA DO CANGAÇO
Roteiro e Direção: Marcelo Peixoto (2000)
Argumento e Pesquisa: Frederico Pernambuco
Sinopse: O cangaço, velho de cinco séculos e o único dos movimentos a deixar vestígios materiais de uma estética que se fez, em nossos dias, sumário possível da manifestação simbólica dos que levaram mais longe o mito primordial brasileiro do viver sem lei nem rei e ser feliz.
Tempo: 29 min

*O JULGAMENTO DE LAMPIÃO
Direção: Anildomá de Souza (org. do evento)
Sinopse: Vídeo que registra o julgamento simulado de Virgulino Ferreira da Silva, “Lampião”, realizado em Serra Talhada – PE, 65 anos após sua morte.
Tempo: 46 min

*MENTIRAS E MISTÉRIOS DE ANGICO
Direção: Aderbal Nogueira
Sinopse: Mentiras e Mistérios de Angico vem tratar de um tema sem fim na história de Lampião: sua morte em Angico, em julho de 1938. Trata também de outros acontecimentos intrigantes, como o aparecimento de um suposto irmão de Lampião (Ezequiel), em Serra Talhada na década de 1980.
Tempo: 73 min
Dia 26/Set (sábado) – 16 às 18:30 h

*FATOS
Direção: Aderbal Nogueira
Sinopse: Os últimos sobreviventes da época do cangaço vão nos narrar neste vídeo um pouco de suas vidas e dos últimos momentos do Rei do Cangaço: testemunhas oculares de Lampião em Limoeiro do Norte, no Ceará, revelando fatos que viveram.
Tempo: 71 min

*SILA (ILDA RIBEIRO DE SOUSA)
Direção: Aderbal Nogueira (1999)
Sinopse: A última sobrevivente da batalha do Angico vai nos narrar um pouco de sua vida e dos últimos momentos do Rei do Cangaço. Sila conta os fatos que viveu, transportando-nos um pouco para aqueles anos tão difíceis no Nordeste brasileiro.
Tempo: 54 min

*CANDEEIRO (MANUEL DANTAS LOIOLA)
Direção: Aderbal Nogueira
Sinopse: Manuel Dantas Loiola, o Candeeiro, hoje um sertanejo como muitos outros deste torrão sofrido e abandonado. Mas essa história já foi diferente. Ele vive hoje no sertão de Pernambuco, atrás do balcão de uma humilde bodega, sempre solícito a atender pesquisadores, curiosos, quem bate em sua porta à sua procura de informações daqueles tempos deletérios do cangaço.
Tempo: 72 minURCA – IMAGO : Professor Glauco Vieira

Um comentário:

Samia disse...

COMO POSSO ADQUIRIR ESSES VIDEOS? SOU GRADUANDA DO CURSO DE HISTORIA DA UECE LIMOEIRO DO NORTE...email saminha8@hotmail.com