Capitão Virgulino Ferreira na Cuba de Fidel Por:Francisco Felix Teixeira Filho

.
 ... 
Virgulino; de Vila Bela para o Mundo...

Srs. Integrantes do Cariricangaço e estudiosos do Cangaço, sou um adimirador do tema Cangaço, tendo lido diversos livros a respeito do assusnto, sendo o último: "Lampião o Invencível - Duas vidas duas Mortes" do Autor Jose Geraldo Aguiar. Do CARIRICANGAÇO gostaria de ouvir a opinião a respeito do mesmo. O meu e-mail não é por acaso, e é com muito orgulho que narro para voces o fato ocorrido comigo no mes passado, quando estive em visita turística à Ilha do Comandante Fidel.

Andando eu pelas ruas de Havana com uma das várias camisetas que tenho com foto de Lampião e do cangaço, mais precisamente na Praça do Capitólio, antigo Congresso daquele pais na época do Governo Fulgencio Batista, "derrubado" pela Revolução Cubana, liderada por Fidel e Che, em 1959, quando ouço alguem gritar, "Cangaceiro"! A principio não me dei conta do que eu havia ouvido, mas curioso, perguntei a minha mulher que caminhava ao meu lado, se ela havia ouvido o que eu tinha ouvido. "Cangaceiro"!. Diante de sua afirmação, dei meia volta e me dirigi à pessoa que havia proferido aquele chamado, indagando se ele(homem), havia dito cangaceiro, no que foi confirmado. Perguntei como ele conhecia Lampião e o cangaço, tendo o mesmo respondido que era através de filmes e documentários.

Che e Fidel


Continuamos o dialogo e o que mais me impressionou foi o fato de que o mesmo me apresentou detalhes do Cangaço, mencionando as décadas do ocorrido e, guardado as propoções, fazendo comparações entre a luta de Lampião no Cangaço e a revolução Cubana. E essa não foi a única vez que o povo cubano demonstrou conhecer o Cangaço Brasileiro. Em uma outra rua de Havana ouvi, já com outra camiseta, Lampião e Maria Bonita, outra pessoa proferir a mesma palavra, "cangaceiro". Porém como a rua estava muito cheia, e a pessoa estava do outro lado da rua, não foi possível manter contato com a mesma.

Os fatos acima mencionados, vem mostrar para os brasileiros o quanto o tema cangaço deve ser estudado e divulgado para nós, que somos carente de conhecimento acerca do assunto. Parabens a todos os integrantes e estudiosos do Cangaço!!!

Francisco Félix - Cap. Virgulino, como alguns me chamam no trabalho.
..

2 comentários:

Anônimo disse...

O Senhor Francisco Feliz tem razão, é impressionante como o cangaço e notadamente Lampião são estudados e pesquisados no exterior.
Tenho o exemplo da Noruega, por incrível que pareça; uma aluna universitária, colega de turma de uma filha, comentou com ela sobre essa coisa do cangaço; por ela ser brasileira e de Alagoas, é incrível como é um assunto estudado no mundo inteiro.
Parabéns pela citação e pelo artigo.

Régis Pimentel
Maceió

Anônimo disse...

Concordo; o fenômeno cangaço deixou de ser apenas objeto de curisidade e estudo em nosso país e também é, já faz tempo, tema em muitas universidades espalhadas pela mundo. Isso fortalece a necessidade do aprofundamento desse tema, trazendo o saber cientifico, usando a academia para sobretudo entender as causas e repercussões sociais inerentes a tão discutido e polemico assunto. Parabens ao Felix pelo texto.

Professor Agamenon Figueira
São Bernardo,SP