Programa da Tv O Povo discute Cangaço Por:Manoel Severo



Ruy Lima comandou o Grande Debate


Na última quarta-feira tivemos a grata oportunidade de participar ao lado dos confrades de GECC-Cariri Cangaço; Ângelo Osmiro, Ricardo Albuquerque e Aderbal Nogueira; do Programa Grande Debate, veiculado pela Tv O Povo e que tem como âncora o jornalista Ruy Lima. O debate teve como ponto principal o livro "Iconografia do Cangaço", orgnizado por Ricardo Albuquerque e que traz um conjunto de imagens da época em que o fenômeno do cangaço imperava pelos sertões nordestinos.

Por mais de uma hora foi possível discorrer sobre vários aspectos ligados a esta mesma iconografia, quando nos detemos por exemplo, sobre a percepção que Lampião possuia "de sua própria imagem" e o quanto o rei do cangaço acabou utilizando-se da mesma, quando compreendeu o magnetismo que exercia sobre a população do sertão; outros aspectos foram abordados, como a presença das mulheres a partir de Maria Bonita, seu papel dentro do bando, o amor, a paixão, a vaidade, enfim.


Ruy Lima, Ricardo Albuquerque, Manoel Severo, Marisa, Aderbal Nogueira e Ângelo Osmiro

Ricardo Albuquerque, o responsável pelo "Iconografia do Cangaço" , nos apresentou todo o cenário que antescedeu a grande saga do mascate Benjamin Abrahão em busca da fama por ser o primeiro a filmar o bando de Virgulino; a presença de avô de Ricardo, Ademar Albuquerque como grande financiador e incentivador da empreitada e todo o rosário durante mais de 15 anos, pelo qual foi submetido o espetacular material colhido pelo secrerário do Padre Cícero.

Ainda com a qualificada participação dos confrades Ângelo Osmiro e Aderbal Nogueira, foi possível discutir sobre as muitas imagens contidas no obra organizada por Ricardo Albuquerque que ainda traz um DVD com os 15 preciosos minutos do que restou das filmagens originais de Abrahão com o bando de Lampião; 4 desses minutos, totalmente inéditos.

A noite foi extremamente agradável, não só pela atmosfera do Programa e talento do grande apresentador Ruy Lima, mas e principalmente pelo oportunidade de levar mais uma vez ao grande público telespectador, um pouco dessa intrigante e sensacional história do cangaço no nordeste. O Grande Debate é veiculado na Tv O Povo de Fortaleza e será reprisado durante a semana em curso.

Manoel Severo
Sócio da SBEC, Diretor do GECC
Curador do Cariri Cangaço

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que está na hora de começar a pensar na possibilidade da TV Cariri Cangaço. 24 horas no ar, 7 dias na semana, com esse material bacana do Aderbal Abrahão, entrevistas, fofocas, receitas do tempo do cangaço, miniséries, etc. Novelas não vão faltar. Paulo Gastão pode ser o âncora da estação.
Enquanto a TVCC não chega, poderiam apresentar essa gravação pra turma que não pode assistir ao vivo, aprender um pouco mais.

C Eduardo

CARIRI CANGAÇO disse...

Grande CE, vc sempre ousando em nos provocar ! rsrsrsrs. querido amigo, realmente quem sabe não vamos seguir esse seu "instinto" e aventurarmo-nos nesta seara? rsrsr. grande abraço.

Severo

Anônimo disse...

Vocês teriam como postar tofos esses programas que participam aí no Ceará. Quero parabenizar o Grupo do Cangaço de vocês que sempre estão atuando e deixando viva a memória do cangaço.Todos do nordeste deveriam seguir o exemplo de vocês.
Mariana
Salvador