Sousa recebe com festa o primeiro dia do Cariri Cangaço Parayba


O município de Sousa marcou a abertura do primeiro dia de Cariri Cangaço Parayba. O auditório do Campus da Universidade Federal de Campina Grande recebeu os pesquisadores e participantes para o inicio de dois dias de atividades tendo como pano de fundo o Cangaço na Paraíba.

Sob a condução do professor Wescley Rodrigues e César Nobrega, a mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, pelo Presidente da SBEC, professor Lemuel Rodrigues, pelo Gerente do CCBNB Lenin Falcão , pelo fundador da SBEC, Paulo Gastão e por representantes das universidades da região.

Wescley Rodrigues
Manoel Severo
Lemuel Rodrigues e Lenin Falcão

Por ocasião da abertura do evento foi ressaltada a importância da iniciativa e da integração dos muitos organismos participantes do Cariri Cangaço Parayba, como SBEC, GECC e GPEC, e do apoio do Centro Cultural do Banco do Nordeste em Sousa, da Prefeitura de Nazarezinho e das universidades da região, na direção do fortalecimento e do fomento do estudo de temática tão rica como o cangaço  nordestino.

Para Wescley Rodrigues o "estudo do cangaço pode e deve ser intensificado principalmente a partir de eventos como o Cariri Cangaço , que proporcionam o debate sério e responsável sobre a temática". O Presidente da SBEC professor Lemuel Rodrigues ressaltou o grande número de pesquisadores presentes de vários estados da federação acentuando os 20 anos de fundação da entidade. Já Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço falou da alegria de juntos "estarmos escrevendo mais essa importante página dentro da história da pesquisa do tema cangaço, dessa vez inaugurando um novo fórum de debates, desta vez no sertão da Paraíba".

Lemuel, Manoel Severo e João de Sousa Lima
Sousa Neto, Manoel Severo e grupo de alunos de Barro
Manoel Severo, Juliana Ischiara e Múcio Procópio
Manoel Severo, Bismarck Oliveira e Jorge Remigio
Cariri Cangaço Parayba 2013


Dentre as muitas presenças ao Cariri Cangaço Parayba, destacam-se o Presidente do GECC, Ângelo Osmiro, o Presidente do GPEC, Narciso Dias, os Secretários de Cultura; de Aurora, José Cícero, de Barro, Sousa Neto, de Lavras da Mangabeira, Cristina Couto e de Crateús, Airineide Aguiar, além de pesquisadores de várias regiões, professores universitarios, alunos, estudiosos e curiosos da temática.

Cariri Cangaço

Nenhum comentário: