Divine Académie Française des Arts Lettres e Culture, no Brasil Por:Socorro Cavalcanti

Socorro Cavalcanti

Como neo-integrante da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço (na qual sou 2ª tesoureira), fui convidada pelo amigo Manoel Severo, o baluarte do Cariri Cangaço, para a reunião ordinária do GECC - Grupo de Estudo do Cangaço do Ceará. Adorei, o pessoal estuda, informa, discute, retira e produz duvidas e o estudo continua. Além do mais é uma reunião descontraída! Os presidentes – dirigentes: Ângelo Ósmio e Manoel Severo são competentes, gentis e empreendedores. Resultado sai de lá vibrando, como membro integrante do GECC e do Cariri Cangaço. 


Como embaixadora da Divine Académie Française des Arts Lettres e Culture, levei ao conhecimento dos presentes, o Projeto Cultural que trata da vinda desta Academia Francesa, à Fortaleza, em dezembro de 2014, por ocasião da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará. Como esta Academia Francesa será estabelecido um intercâmbio, iniciando com uma solenidade, constando: Palestra da Presidente Diva Pavesi sobre o tema “A importância da literatura Brasileira na França”; outorga de título honorífico a autoridades; posse de escritores, poetas do Ceará e do Rio Grande do Norte como membros da Academia Francesa; assinatura de convênio com a ACE o qual beneficiará as Academias de Letras e instituições afins, interessadas em benefícios lítero culturais, dentre eles a Coletânea bilíngüe: CEARÁ EM CENA, que será editada pela Editora da citada academia e lançada em Paris-França, na 35º Salão do Livro de Paris, em março de 2015. Os interessados podem me solicitar informações, através do e-mail cavalcanti.s@hotmail.com

Socorro Cavalcanti
Tesoureira da SBEC
Fortaleza, Ceará

2 comentários:

ALACE disse...

Mais uma vez os meus agradecimentos aos dirigentes do GECC e do CARIRI CANGAÇO, pela acolhida, e a concessão de espaço privilegiado para expor o Projeto Cultural que beneficiará Academias de Letras e entidades congêneres do Ceará, Rio Grande do Norte e a Divine Académie Française des Arts Lettres e Culture, sediada em Paris.
A pedido, levo ao conhecimento de todos da GECC e do CARIRI CANGAÇO, os agradecimentos dos Presidentes das instituições que, nessa reunião, representei: Diva Pavesi - Divine Académie Française des Arts Lettres e Culture; Francisco de Assis Clementino Ferreira (Tizim) - Associação Cearense de Escritores; Benedito Vasconcelos Mendes - Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço.
Dentre as demais seis (6) Academias e instituições afins que estão apoiando esse Projeto Cultural (que dentre outros recursos apresentará meios atinentes a editoração, lançamentos e exposição de obras literárias em Feiras e Salões de Livros no Brasil e em Paris-França), a ALACE, AFELCE e, AJEB, ao saberem da acolhida e da divulgação concedida ao projeto, também se sentiram prestigiados e emitem agradecimento.
Portanto, felizes nos sentimos, ao ver que há por parte de todos a valorização da nossa cultura, administrada pela ação cooperativa.

Mena Azevedo disse...

Fantástico esse trabalho sobre o Cangaço! É a valorização da cultura nordestina.PARABÉNS!