Reencontro com o Mestre Por:Manoel Severo

Dr Benedito, Antônio Amaury e Dona Renê, Manoel Severo

Fazia tempo que não encontrava São Paulo tão quente, a sensação térmica estava terrível, a umidade do ar e termômetro marcando 33º C em plena 18:30 h só perdiam para a satisfação e alegria em reencontrar queridos amigos. O bairro; Jardim São Paulo;  extremamente agradável e a travessa Guajurus, um recanto onde pontuam preponderantemente residências, pequenos sobrados e pequenas vendas, nos transportam para uma "Sampa" mais tranquila, onde as pessoas ainda se cumprimentam nas calçadas, jogam conversa fora, sorriem juntas... É ali o "coito" de um dos mais respeitáveis pesquisadores sobre o cangaço no Brasil: Antônio Amaury Correia de Araujo. 

Mestre, segundo o "Aurélio" significa: Professor de grande saber e nomeada, o que é versado em qualquer ciência ou arte, oficial graduado de qualquer profissão... Para mim, Mestre é tudo isso e mais: É aquele que coloca a alma, o coração e todos os seus talentos e esforços, naquilo em que acredita, naquilo pelo qual tem paixão, naquilo que faz o "olho brilhar". Abraços, cumprimentos, como vai esse ou aquele...o tempo está assim, aliás: assado... Os amigos , o governo, os transportes, as manifestações da praça da república, e... "Cangaço"! Pronto, os olhos daquele espetacular paulista de alma sertaneja começaram a brilhar; sem dúvidas, estava diante do Mestre.

 Dr Benedito, Manoel Severo e Antonio Amaury: Anfitriã, dona Renê e seu famoso Bacalhau. 

A noite quente transcorreu agradável pela qualidade dos interlocutores e o manancial inesgotável que é o cangaço, a cada assunto, um novo dado, um novo detalhe, quando vimos estávamos detidos em "Mané Veio..." o famoso Antonio Jacó e sua saga de um homem que possuía uma coragem que "beirava a loucura", como diz Amaury.

"Severo você sabia que Antônio Jacó quase entrou para o bando de Lampião? a família dele, os Marques, eram ligadas à família de Maria Bonita na Malhada da Caiçara, foi a própria Maria que fez o convite... Já pensou se esse homem se soma ao bando de Lampião? Depois veio a Maranduba e ali Antônio Jacó viria a perder vários parentes e aí o ódio a Virgulino ficou quase incontrolável, culminando no Angico quando perdeu a vida o Rei do Cangaço e Antônio Jacó foi ali um dos personagens principais. Ele esteve por várias vezes aqui em minha casa, confiando aqueles episódios todos", ressalta Antônio Amaury.

Dr. Benedito, Amaury e dona Renê,Carlo Araujo

Teremos novidades em breve. Antonio Amaury me confidenciava que está dedicado, do alto de seus 70 anos de labuta, à finalização de mais uma obra "que já vai com mais de mil páginas" , essa com um enfoque todo especial às volantes. "Esse pessoal fez barbaridades" confessa Antonio Amaury. Corisco, Dadá, Sinhô Pereira, Zé Sereno, e tantos outros personagens acabavam sendo citados e lembrados ao longo da conversa, como numa grande prévia dos próximos encontros a partir da agenda Cariri Cangaço 2015.

Ao final, ao lado de nosso confrade Dr. Benedito Denardi e do filho, companheiro de viagem e de pesquisas, Carlo Araujo, Antônio Amaury ainda refletia entusiasmo com a mais nova empreitada do Cariri Cangaço, "sensacional o Cariri Cangaço ir até Princesa e Triunfo, sem dúvidas vamos esta presentes, Princesa é uma cidade que ainda não conheci, rica em tradição e história" finaliza o Mestre. Agora é aguardar Março chegar e reencontrar os amigos, muita história e muita emoção em mais um grande ano de Cariri Cangaço.

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço
visita a Antonio Amaury em 10 de janeiro de 2015 - São Paulo

Nenhum comentário: