A Lendária Poço do Negro no Cariri Cangaço Princesa 2015


Nossa segunda visita em terras dos Nazarenos por ocasião do Cariri Cangaço Princesa 2015 foi à lendária fazenda Poço do Negro, segunda morada de seu Zé Ferreira e os "meninos" Antonio, Virgulino, Levino e etc...logo após as primeiras refregas entre os filhos de Zé Ferreira e Zé Saturnino, quando não mais era possível à família Ferreira permanecer morando em Vila Bela; na Passagem das Pedras, acabaram mudando para o Poço do Negro, a cerca de 2 km do centro da vila de Nazaré. Ao se estabelecerem ali começaria um dos mais violentos e sangrentos conflitos que se tem notícia na historiografia do cangaço: Lampião contra os Nazarenos, Nazarenos contra Virgulino
.

 Gilson Nazaré e Manoel Severo
 Narciso Dias e Ulisses Ferraz
Alcides Carneiro, Manoel Severo e Lívio Ferraz

A visita ciceronizada pelas famílias Nogueira, Sousa, Ferraz e Lira, autênticos representantes dos Nazarenos "da gema" , tendo a frente Ulisses Ferraz; filho do grande Euclides Flor e seu sobrinho, Netinho Flor, neto de outro destacado combatente nazareno: Hildebrando Flor, e muitos outros nazarenos como Luciano Lira, Gilson Nazaré, Julio César, Zezinho, Mabel e Moabe Nogueira. 

O caminho entre a entrada da fazenda em um assentamento, até o local exato onde outrora existia a casa original é de cerca de 400 metros, seguido em fila indiana pela caravana Cariri Cangaço. No cenário da segunda morada do cangaceiro mais famoso da história, só restavam escombros, restos de tijolo e telha, pedras e o "velho pé de umbu cajá", plantado ainda pelos filhos de Zé Ferreira ao chegar ao Poço do Negro.


Caravana Cariri Cangaço, passo a passo, Poço do Negro
Casa original do Poço do Negro (Livro Frederico Maciel)
Casa ao lado das ruínas do Poço do Negro: Telhas usadas 
 Wescley Rodrigues e Pedro Bruno
 Ingrid Rebouças
 Todos os pés que pisam esse sertão... Jorge Remígio
Famoso Pé de Umbu Cajá plantado pelos irmãos Ferreira

"Zé Ferreira e os filhos vieram aqui para a fazenda Poço do Nêgo acho pelos idos de 1919, casa da velha Chica Jacoza e dali pra frente só aumentou a briga com as família de Nazaré", assevera Ulisses Ferraz "Flor". Netinho Flor completa, "da casa original só resta o que vocês estão vendo nos escombros e inclusive as telhas foram reaproveitadas naquela casa de taipa logo ali a frente".


Wescley Rodrigues, Manoel Severo, Aguiar Caçula e Ivanildo Silveira
Sousa Neto, Narciso Dias e Jorge Remígio
Lamartine Lima, José Cícero e Ulisses Ferraz
Sousa Neto e Rostand Medeiros

"Enquanto houver oxigênio não nos
 cansaremos de preservar a história..."
Narciso Dias

"Visitar e revisitar todos esses cenários que fizeram parte do ciclo cangaceiro, notadamente de Virgulino Ferreira, nos permite in loco, aprofundar ainda mais nossa busca por fragmentos da verdade histórica, hoje o Cariri Cangaço dá um passo enorme na direção de pagar uma dívida de gratidão e respeito a Nazaré do Pico, colocando essa valorosa vila em seu devido lugar dentro do turismo sertanejo e de conhecimento. Espetacular !" ressalta a pesquisadora Juliana Pereira.

Cariri Cangaço Princesa
Dia 21 de Março de 2015
Fazenda Poço do Negro, Nazaré do Pico - Floresta, Pernambuco

Nenhum comentário: