Lampião no Tipi Por: José Cícero Silva

A Arte de Fredi Ambrogi

Lampião passou um dia no Tipi onde inclusive se arranchou; pernoitou , no local na época conhecido por "Pedra de Amolar" onde hoje existe um açude e a curva do S da CE-288 a mais ou menos 2 km da sede da fazenda. Em meados de 1925 um ano depois da morte da matriarca Marica Macedo do Tipi. O bandoleiro foi recebido na casa grande pelo filho de D. Marica onde houve uma relação de respeito mútuo. 

Desabastecido em face de uma jornada de perseguições inclusive na Serra da Várzea Grande lampião pediu favores e recebeu comida, água e uma razoável quantia em dinheiro, inclusive adicionada uma "vaquinha' feita junto as lideranças, potentados e comerciantes da cidade. Do Tipi Lampião seguiu para o serrote dos Cantins, e Diamante e de Lá direto para a serra do Mato do cel. Santana em goianinha atual Jamacaru em Missão Velha em seguida retornara para o seu Pernambuco.



Em Tempo: Um fato engraçado ocorreu nesta visita de Lampião: um menino "frangote" no dizer de alguns tipienses antigos resolveu às escondidas checar no coito de Lampíão e pedir que o aceitasse no bando queria ir embora com o grupo. Lampião achou engraçado e, num misto de riso e sisudez diante dos cangaceiros disse o seguinte: - Qual sua idade e qual a graça de seu pai? - Sou filho de seu Virgílio, seu Lampião, amigo de seu Silvino Macedo homem rico do Tipi e das ororas. 

Eu tenho 16 anos inteirado e sei atirar bem tenho a munheca boa acerto até tiziu voando. Ao que respondeu Lampião com um gracejo: Então-se vá lá mate seu pai, sua mãe e toda a sua família que a gente lhe aceita no bando né mesmo cambada?!. Segundo dizem a cabroeira caiu na gargalhada. Cabisbaixo e desiludido no seu intento, o rapaz voltou pra casa e só contou esta história tempos depois aos seus temendo uma surra do pai. Nenhuma maldade ou desrespeito de qualquer espécie Virgulino cometera ou permitiu que se cometesse por essas bandas do Tipi.

José Cícero Silva
Conselheiro Cariri Cangaço
Aurora, Ceará

E de 25 a 28 de Julho...
Cariri Cangaço Piranhas 2015

Nenhum comentário: