Carta ao Bassetti Por:Juliana Pereira

Juliana Pereira e "Lampião - o cangaço e seus segredos"

Caríssimo amigo José Sabino Basseti. Que conversa agradabilíssima acabamos de ter... Acabei ler "Lampião - o cangaço e seus segredos" e, com toda sinceridade, da minh'alma, como gostava de dizer meu querido e amado mestre Alcino... eu adorei, gostei demais, mesmo!!! Graças a Deus, o amigo revogou sua decisão de não mais escrever. Na minha opinião, este livro tem a mesma qualidade do anterior, sendo que, a mim, parece mais uma boa conversa, entre leitor e o autor, ou seja, a sensação é de estarmos ouvindo o autor falar com toda segurança e conhecimento sobre o assunto. 

Sem adoração, sem condenação injusta, sem leviandade... Apenas e tão somente, usando da sinceridade e do conhecimento... Em síntese, O livro é fantástico!!! Só não vou dizer que estou surpresa, por eu já esperar que fosse tão bom quanto o é!!! Em algumas passagens, rolei de rir de suas tiradas, suas impressões. Amigo, destes uma aula sobre cangaço. É o tipo de livro que atende as expectativas desde o pesquisador/estudioso mais experiente ao iniciante no assunto. 

Mesa de Debates sobre Angico, no Cariri Cangaço 2010, com Antonio Amaury, Aderbal Nogueira, Sabino Bassetti, Paulo Gastão e Manoel Severo

Parabéns!!! E receba um abraço de admiração... Estou realmente festejando, feliz e animada por este trabalho tão bom, de excelente qualidade e sério. No mais, faltam-me palavras para exteriorizar quão feliz e agradecida estou por teres dedicado seu trabalho ao mais sensível, sério e dedicado pesquisador do cangaço, meu amado mestre e querido amigo Alcino Alves Costa... Agradecida estou, por certo, Ele deve tá lá no céu com aquele sorrisão doce dele, feliz por você ter concluído o livro e agradecido pela lembrança. 

Além de ser um dos maiores conhecedores do fenômeno Cangaço, Alcino era de uma elegância singular. Respeitava todas as opiniões, sem se curvar a elas. Tinha convicções declaradas, muitas delas incontestáveis, em meio a outras que ele só confidenciava a pessoas muito próximas... Diferente de muitos algures... Foi um grande amigo dos amigos. Hoje, conta seus causos no sertão celestial... Parabéns pelo excelente trabalho, amigo Bassetti. Um abraço fraterno.

Juliana Pereira, advogada, pesquisadora
Sócia do GECC e da SBEC
Conselheira Cariri Cangaço

NOTA CARIRI CANGAÇO: Sem dúvidas quero me permitir somar minhas palavras, meu sentimento e minhas impressões sobre mais essa grande obra de meu particular amigo Sabino Bassetti, ao primoroso e sincero texto de nossa Conselheira Juliana Pereira. Perfeito Juliana, perfeito Bassetti. Ficamo felizes por mais um grande presente... Nos encontramos no Cariri Cangaço ! E para quem desejar adquirir a obra, entrar em contato direto com o autor pelo email: sabinobassetti@hotmail.com

Um comentário:

José Sabino Bassetti disse...

Meu Deus! Como é bom ter amigos como vocês. Nesses encontros do Cariri Cangaço só conquistei amizades de primeira grandeza. Seria impossivel eu citar nomes sem fazer alguma injustiça deixando alguém de fora. Mas eu farei injustiça maior se não citar nomes como Manoel Severo, Ângelo Osmirio, Ivanildo, Juliana, Gastão, Aderbal e Aninha. Me perdoe os não citados aqui, pois seria impossivel citar o nome de todos aqueles que trago no coração. Jamais vou esquecer as palavras da amiga Juliana. Obrigado e um abraço a todos vocês.

Do amigo Sabino Bassetti