Fazenda Picos e a Prisão de Inacinha no Cariri Cangaço Piranhas 2015


Logo cedo da manha a Caravana Cariri Cangaço parte do centro histórico de Piranhas no terceiro dia de evento, rumo a uma das trilhas mais sangrentas do cangaço. Destino: Fazendas, Picos , Pau de Arara e Cachoeirinha, locais da prisão de Inacinha e depois da saga sangrenta do cangaceiro Gato rumo a Piranhas. Novamente cerca de 200 confrades, entre pesquisadores, escritores, alunos e professores, participaram da jornada que teve seu primeiro momento na fazenda Picos.

A fazenda Picos, hoje pertencente ao Dr. Jorge Forte, nos recebeu em grande estilo. A sinalização histórica e o acesso a todos os cenários do marcante episódio do cerco da volante do tenente João Bezerra ao grupo de Gato, providenciados pela municipalidade de Piranhas, tendo a frente as secretarias de Cultura e Turismo com Patricia Brasil Rodrigues e Agricultura com João Lopes, facilitaram sobremaneira a visita técnica do Cariri Cangaço Piranhas 2015.

 Paulo Britto, Seu João, Manoel Severo e Patrícia Brasil Rodrigues 
Patrícia, João de Sousa, Celsinho, Manoel Severo, Dr. João Forte, Seu João, Reginaldo e Sonia Jaqueline
Manoel Severo e as boas vindas à fazenda Picos 
Dona Cláudia, Manoel Severo e José Cícero Silva

Era o mês de Setembro, o ano:1936; quando a volante comandada por João Bezerra cercava e trocava tiros com o grupo de Gato, que se encontravam acoitados na Fazenda Picos. Inacinha, gravida de oito meses acabou sendo foi baleada e capturada por João Bezerra. A companheira do cangaceiro Gato foi levada pela volante para Pedra de Delmiro para logo em seguida seguir para a cidade de Piranhas. 

Durante as explanações o senhor João Lopes, mostrou aos convidados Cariri Cangaço o mapeamento da rota do grupo de Gato, onde estavam e o cerco e por onde se aproximaram os homens de João Bezerra, depois foi mostrado o rumo que o bando tomou, para libertar Inacinha, na frustrada invasão de Piranhas, que teve final trágico para Gato, que na ruas de Piranhas seria baleado e perderia a vida logo depois.

 Abreu Mendes, Romero Cardoso, Jose Joventino, Josue Macedo, Neli Conceição, Manoel Severo e Alan Pernambuco
 Dr Lamartine Lima e Neli Conceição
Antônio Amaury Correa de Araujo...
 Archimedes Marques, Getúlio Bezerra, Elane Marques e Renato Bandeira
 Aderbal Nogueira e Francisco Correia
Afranio Gomes, Manoel Severo e Wescley Rodrigues

Recorremos ao pesquisador João de Sousa Lima sobre o perfil do cangaceiro Gato: "Santílio Barros era o verdadeiro nome do cangaceiro Gato e não se tem na história do cangaço, outro homem que tenha sido tão sanguinário, perverso e frio como foi este cangaceiro. Era filho de Ana (Aninha Bola) e Fabiano, um dos sobreviventes da guerra de Canudos, seguidor do reverenciado beato Antonio Conselheiro. Era índio da tribo Pankararé.

Alem de Gato, duas irmãs sua foram pro bando: Julinha, amante de Mané Revoltoso e Rosalina Maria da Conceição, companheira de Francisco do Nascimento, o cangaceiro Mourão. Mourão mesmo sendo cunhado e primo de Gato, acabou sendo morto por ele, depois que Mourão e Mormaço acabaram uma festa, acontecida no Brejo do Burgo, onde deram alguns tiros colocando a população em pavorosa fuga, Gato sendo cobrado por Lampião que pediu providências por ser o pessoal de sua família, perseguiu e matou os dois companheiros, enquanto eles pegavam água em um barreiro, em um dos coitos no Raso da Catarina. Mourão deixou Rosalina grávida e desta gravidez, nasceu Hercílio Ribeiro do Nascimento, ainda vivo e residindo no Brejo do Burgo."
 Dr Lamartine Lima
 Manoel Severo e Celso Rodrigues
 Kiko Monteiro, Narciso Dias, Jorge Remigio e Ivanildo Silveira
 Juliana Pereira e o local do tiroteio
Rostand Medeiros, Paulo Britto e Ane Ranzan

E continua João de Sousa Lima, "Gato por pouco não matou sua própria mãe por esta ter feito comentários sobre as constantes passagens dos cangaceiros por sua casa. Gato foi até a casa da mãe com a finalidade de corta sua língua, quando foi dissuadido por alguns familiares do macabro intento, mostrando pra mãe dois facões e dizendo: Este aqui é o cala boca corno e este é o bateu cagou!" A partir desse perfil traçada pela história do sanguinário Gato, é fácil compreender a sina macabra acontecida logo após a fazenda Picos.

Fotos: Felipe Montargil / Ingrid Rebouças / Narciso Dias

Cariri Cangaço Piranhas 2015
Fazenda Picos, 27 de Julho
Piranhas, Alagoas

Nenhum comentário: