Somos Todos uma Só Família: Floresta.

Cariri Cangaço em Floresta, agora somos uma só família...

“Estamos prestes a testemunhar um dos maiores eventos sobre história de Floresta de todos os tempos”; foi com esse entusiasmo que o pesquisador e escritor Leonardo Ferraz Gominho iniciou a reunião de trabalho da Curadoria do Cariri Cangaço no Espaço Cultural João Boiadeiro de Floresta na tarde do último dia 08 de fevereiro, segunda-feira de carnaval.

Com a presença do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo; dos pesquisadores Cristiano Ferraz, Manoel Serafim, Marcos de Carmelita, Leonardo Gominho, Betinho Numeriano, Denis Carvalho, e ainda Maria Amélia, Silvana Nascimento, da professora Ana Gleide Leal Sá; representante do CESVASF, Instituição de Ensino Superior responsável pela formação da maioria dos professores de História na região; de Adália Barros, do bloqueiro Elvis de Lima e da representante da municipalidade Fátima Rocha, aconteceu a reunião que marcaria o inicio dos preparativos finais para um dos mais aguardados eventos com a marca Cariri Cangaço.

Denis Carvalho, Leonardo Gominho, Marcos de Carmelita, João de Sousa Lima, Cristiano Ferraz e Manoel Severo; começa o Cariri Cangaço Floresta 2016...

Manoel Severo inicialmente apresentou aos presentes o sentimento que norteou a criação do Cariri Cangaço ainda em 2009 e mostrou os números significativos dos 6 anos de existência do empreendimento, ao mesmo tempo em que testemunhou em nome de todo o Conselho Alcino Alves Costa a satisfação do Cariri Cangaço chegar pela primeira vez ao estado de Pernambuco e em especial ao tradicional município de Floresta. “Chegar oficialmente a Floresta, um dos mais espetaculares cenários desta saga sertaneja que é o cangaço, é motivo de muita satisfação e alegria ao mesmo tempo em que aumenta nossa responsabilidade em promover um grande e inesquecível evento com a marca Cariri Cangaço, tanto para quem virá de todo o Brasil como e principalmente, para a família florestana. Hoje realmente, com essa reunião de trabalho, temos um dia histórico para o Cariri Cangaço: Somos uma só Família; Floresta”.

Leonardo Ferraz Gominho entregando suas obras a Manoel Severo 

Além da definição da data; o Cariri Cangaço Floresta 2016 acontece entre os dias 26 a 28 de maio, tendo Floresta e Nazaré do Pico como anfitriões; a reunião definiu a infraestrutura do evento, a programação que envolverá; conferências, debates, lançamento de livro, visitas técnicas e ainda apresentações artísticas e folclóricas, tanto em Floresta como em Nazaré e ainda os conferencistas e as respectivas mesas de debates. Manoel Serafim, um dos organizadores do Cariri Cangaço Floresta acentua: “certamente estaremos todos comprometidos com o que temos de melhor para receber todo o Brasil que virá ao Cariri Cangaço Floresta”.

O pesquisador e escritor Marcos de Carmelita revela a satisfação de receber o Brasil de Alma Nordestina em Floresta nesse marcante Cariri Cangaço, e revela: “Nunca tivemos algo parecido aqui em Floresta, é realmente uma iniciativa ousada e vitoriosa do Cariri Cangaço e que sem dúvidas reunirá para nossa alegria toda a família florestana, além de pesquisadores de todo o Brasil.” Já o pesquisador e escritor Cristiano Ferraz “será uma grande festa da história e da memória de nossa cidade, o Cariri Cangaço Floresta 2016 entrará para a história e temos o grande prazer de lançar nosso livro, eu e Marcos de Carmelita: As Cruzes do Cangaço - na noite de abertura”.

Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo e os organizadores do evento em Floresta: Leonardo Gominho, Marcos de Carmelita, Manoel Serafim e João de Sousa Lima.
A reunião deixou claro o forte compromisso da equipe de organização no município, em realizar um evento que irá primar pela qualidade e responsabilidade, marcas indeléveis do Cariri Cangaço. Para Manoel Severo “hoje, estamos finalizando a programação, que estaremos divulgando dentro de uma semana; em função de uma ou outra confirmação; mas o que podemos adiantar é que a equipe local está comprometida com o que Floresta e Nazaré possuem de melhor!"

 Reunião marca o lançamento do Cariri Cangaço Floresta 2016...
 Presidente da ABCDE , Ana Gleide do CESVASF e Manoel Severo

A noite foi a vez do encontro com Raul Goiana Novaes Meneses, um dos fortes colaboradores da gestão municipal florestana que recebeu do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e dos organizadores locais; Marcos de Carmelita, Maria Amélia e Manoel Serafim, detalhes do formato e da programação do Cariri Cangaço Floresta. "Dentro do Cariri Cangaço é necessário lançarmos um Manisfesto pela Restauração do prédio histórico do Batalhão das Forças Volantes, uma luta antiga de todos nós, uma iniciativa que une toda família florestana, sem dúvidas vamos apoiar o Cariri Cangaço Floresta no que for possível." conclui Raul Goiana Novaes.

Manoel Serafim, Marcos de Carmelita, Manoel Severo, Raul Goiana Novaes, Leonardo Gominho e Cristiano Ferraz em noite de preparativos para o Cariri Cangaço Floresta

Na verdade, o trabalho de mais de um ano começa a mostrar seu formato final no grande empreendimento que será o Cariri Cangaço Floresta 2016 em maio, quando reuniremos os maiores pesquisadores do Brasil, sobre a temática para um debate qualificado e responsável, tendo como cenário dois dos mais significativos palcos dos acontecimentos; Floresta do Navio e Nazaré do Pico.

Manoel Severo conclui: "Ainda hoje e amanhã estaremos concluindo em mais três reuniões de trabalho, em Nazaré; os detalhes finais da programação, dessa forma, até o começo da próxima semana teremos condições de divulgar a Programação Completa e final de nosso esperado Cariri Cangaço Floresta 2016, nos aguardem, teremos sem dúvidas mais um Cariri Cangaço inesquecível."

Cariri Cangaço Floresta 2016
26 a 28 de Maio
Floresta do Navio e Nazaré do Pico
Programação em breve...

Nenhum comentário: