Preconceito de Origem... Por:Marcos Damasceno


Há de ser observado que o preconceito de hoje, é o de sempre. Foi inoculado desde a colonização. Durante séculos, a maioria do povo, sem saber ou sabendo, tem vergonha de sua origem (de vaqueiro, de índio, de sertanejo, de cangaceiro). Porque vive a versão e a visão do colonizador, do bandeirante, que depois se tornou o coronel político. Essa impostura tem efeito negativo, porque há a negação, a desqualificação, a desarticulação e a ridicularização implícitas nesse gesto. 

Ao negar sua origem, tal povo perde sua essência e seu ideal de vida; perde toda a originalidade. Foram negados os pilares básicos e mais nobres: o compromisso estético e o senso psicológico. Quando negamos nossa origem, automaticamente perdemos nossa identidade.E quando um povo sente vergonha de sua origem, passa a se anular e abandona sua cultura, para viver a submissão imposta. Por isso, admiro inciativas como o Cariri Cangaço.

Pesquisador e Escritor Marcos Damasceno
Teresina, Dom Inocêncio, PI



Ex-cangaceira Durvinha e sua filha, Neli Conceição

Obrigada por abordar esse tema, é verdade querido amigo Marcos Damasceno, sinto isso no meu seio familiar , Sinto isso na pele, quanto a mim , sou filha de dono de cabaré , filha de cangaceiro , sou caipira , falo errado, nasci pobre , aos 10 anos calcei a minha primeira alpercata que meu pai mesmo fazia. Mas sou muito... Sou descriminada por muitos da minha família , mas o Cariri Cangaço me adotou , fui recebida com muito carinho por todos os membros, obrigada querido Manoel Severo, por hoje eu ter vocês como a minha verdadeira família.Estou com vocês pro que der e vier.... Amo amar vocês. Abraços de Lili Cangaceira.

Neli Conceição
Funcionária Pública, Belo Horizonte, MG
Filha dos ex-cangaceiros, Moreno e Durvinha

Nenhum comentário: