Novo Desafio:Piauí ! Por:Cariri Cangaço

Manoel Severo, Marcos Damasceno e Leandro Cardoso

A noite desta última sexta-feira, dia 22 de abril de 2016, marcou um momento muito importante para todos que fazem o Cariri Cangaço. Tendo como cenário o Blue Tree Hotel Rio Poty e o Restaurante Favorito; em Teresina; Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço reuniu vários confrades e confreiras, dentre esses, o Conselheiro Leandro Cardoso, os pesquisadores e escritores, Marcos Damasceno, Wilson Seraine e Luciano Klaus, além da presença feminina, representadas por Ingrid Rebouças, as pesquisadoras, FrancyMary Oliveira, Noádia Costa, Dra Raíssa Fernandes e Gracinalva Albano.

A pauta do encontro, que poderia também ser classificado como uma celebração da grande família Cariri Cangaço piauiense, foi sem dúvidas os primeiros passos para o projeto de levar ao Piauí o empreendimento Cariri Cangaço.

Raissa Fernandes, Noádia Costa, Gracivalda Albano , Francymary Oliveira e Ingrid Rebouças

Para Manoel Severo "o presente encontro, tendo a frente nosso Conselheiro, doutor Leandro Cardoso e o amigo Marcos Damasceno, contando ainda com essa plêiade de amigos, confirmam a grande força do trabalho em equipe, notadamente com um objetivo mais que nobre que será, construir as bases para trazer ao Piauí, nosso evento. Isso nos enche de entusiasmo e honra, mas na verdade contempla um sonho antigo nosso, que agora com a preciosa colaboração de tantos entusiastas, dá seus primeiros passos, isso é fantástico."


"A Realização de um Cariri Cangaço na capital do Piauí,Teresina,  será um marco,  e uma consolidação  na trajetória de sucessivos sucessos comandado por nosso querido Manoel Severo. É um desafio, sem dúvidas. Teresina como a primeira capital do Brasil a sediar um evento de tamanha importância, que sem dúvidas desperta  o interesse por nossa  cultura, trazendo conhecimento.  O cangaço fez parte não apenas da história do Nordeste, mas tbm de todo o Brasil. Sua influência é sentida na moda, culinária, danças e cinema e literatura. Com certeza será um grande evento."

FrancyMary Oliveira

 Cariri Cangaço visita Teresina
 Leandro Cardoso e Wilson Seraine
Luciano Klaus e Marcos Damasceno

Para a pesquisadora Noádia Costa, "O Cariri Cangaço não é apenas um evento de cunho histórico e turístico. É um evento onde laços de amizade são criados e fortalecidos, é a busca da preservação da cultura nordestina e valorização de nossas raízes. A vinda do Cariri Cangaço ao Piauí além da realização de um sonho de alguns estudiosos da temática em nosso Estado, será uma oportunidade de fortalecer o estudo do Cangaço no Piauí. Nosso Estado não será mais o mesmo após a vinda de um evento de grande porte e importância como o Cariri Cangaço. A semente do amor estudo e preservação da cultura nordestina ficará plantada e dará seus frutos."

Já o pesquisador e escritor Marcos Damasceno comenta: " Além de debater o Cangaço, outras discussões entram na programação. Pautas que contemplem as manifestações culturais e históricas ligadas ao contexto histórico-cultural do Piauí. Além de reunir pesquisadores de todo o Brasil, possibilitando o intercâmbio cultural. Um debate da temática, desde a historicidade e identidade, passando pelas questões religiosas, culturais e artísticas." 

E completa Damasceno:"Não podemos esquecer da visão patrimonial e turística, já que o evento também movimenta a economia e o turismo da cidade. Na verdade a história do Cangaço também passa pelo Piauí, que sempre ficou fora desse debate. Acontecimentos, só para exemplificar, que aconteceram em Caracol e em Picos estão relacionados diretamente ao Cangaço; notadamente ao Sinhô Pereira e Lampião. E é por essas histórias não contadas que despertam discussões, que o evento é providencial. É uma oportunidade de a história ser contada por nós mesmos, e possibilitando aos outros um olhar diferente sobre o Piauí”. 

 Wilson Seraine, Manoel Severo e Luciano Klaus
 Raissa Fernandes, Gracivalda Albano, Francimary Oliveira e Noádia Costa
Marcos Damasceno e Manoel Severo

"A ideia é criarmos um ambiente de trabalho e construção de todo o evento, nos  próximos meses, formarmos uma comissão organizadora que estará dedicada em montar todos os passos do projeto, ao lado dessa Curadoria e aí, definido período, cidades, temáticas, parceiros, passar para o quesito operacional, até que cheguemos a 2017, para ver nosso intuito concretizado" finaliza Manoel Severo.

Cariri Cangaço em Teresina
Abri de 2016

Nenhum comentário: