De Onde Vem o Cangaço? Por:Carlos Alberto

Arte de Carybé

De antemão, o cangaço foi um fenômeno social do Nordeste brasileiro, atuava de forma autônoma, praticava uma rebeldia inconsciente, e, para sobrevier na sociedade da época, ficava ao lado de um grupo de abastados em detrimento de outros...

Do ponto de vista econômico, é bastante polêmico afirmar que modo de produção existiu, pelo qual, surgiu o cangaceirismo, ou seja, foi o escravismo colonial tardio? Traços feudais? Capitalismo incipiente.

Com certeza o fenômeno surgiu sob uma economia agropastoril nordestina, onde, a criação de gado movimentava as negociações e a propriedade da terra funcionava como reserva de valor. 

Com referência aos ciclos econômicos, teve uma certa disputa pelo espaço utilizado, entre o da cana-de-açúcar e do couro. O primeiro, desenvolveu-se no litoral e nas zonas úmidas sertanejas e, o segundo, foi empurrado para o Sertão nordestino, através dos caminhos do gado e formando fazendas de criação.
E mão-de-obra para trabalhar nessas atividades? Os índios não se adaptaram, depois os negros e os mestiços. Resultando diversas profissões: trabalhador de eito, cambiteiro, trabalhador de engenho, vaqueiro, etc..


E a segurança da classe dominante da época, ou melhor, dos coronéis...
Afirma a teoria marxista, que, na estrutura e na subestrutura, levando em conta as relações sociais de produção, em último caso, é a economia que determina a vida das pessoas, segmentos sociais, classes sociais, estamentos, etc.. Mas, também é levada em consideração: a cultura, a religião, a justiça, etc.

Carlos Alberto ao lado de pesquisadores do Cariri Cangaço

Por outro lado, existe a teoria culturalista, ou seja, a cultura e a tradição, como elementos determinantes para o viver e o agir das pessoas na sociedade.

Quando se afirma que o cangaço surgiu das desigualdades sócias, fundiárias e ausência do Estado no fazer justiça, quer dizer, que, a propriedade da terra, em termos quantitativos, quem tinha mais terra usufruía do poder político e econômico; e, o pequeno proprietário ou o sem terra não possuía quase ou nenhum poder. Imaginem, nas primeiras refregas entre Virgolino Ferreira e José Saturnino, existisse uma justiça “justa” e um Estado forte, talvez tivesse abortado a futura atuação lampiônica. Por favor, leiam a introdução e os três primeiros capítulos do Livro: LAMPIÃO: Entre a Espada e a Lei, do pesquisador Sérgio Dantas.

Do ponto de vista político, econômico e social, qual era a origem dos cangaceiros? Por favor, leiam o Livro: LAMPIÃO E O ESTADO MAIOR DO CANGAÇO, de Hilário Lucetti e Magérbio de Lucena.



Na minha simples opinião, o Livro: GUERREIROS DO SOL: Violência e Banditismo no Nordeste do Brasil, de Frederico Pernambucano de Mello, ainda é o Livro, que, melhor explica o cangaço, principalmente na época lampiônica. No meu modo de ver, é uma Obra de viés culturalista. O Autor “bebeu” imensamente na fonte freyriana... 

Em GUERREIROS DO SOL: O ensaio começa mostrando o contexto do homem do Sertão, a violência (peculiar), o escudo ético (honra) e o cangaço (movimento autônomo)... 


Ainda existe a explicação da Teoria Lombrosiana, no Brasil, tiveram como adeptos os famosos: Nina Rodrigues e Estácio de Lima. A Teoria afirmava que pelos caracteres do organismo, era possível descobrir a identidade criminal do fora da lei. Como exemplo, a decapitação de Antônio Conselheiro e de vários cangaceiros para “estudá-las”. Porém, a teoria citada, hoje, é refutada pela ciência...

Fica claro, que, não respondi a origem do cangaço, apenas, levantei alguns elementos para tentar esclarecer o porquê do fenômeno...

Carlos Alberto da Silva
Pesquisador, Natal - RN

Nenhum comentário: