A Emoção de um Livro e do Cariri Cangaço Por:Junior Almeida

Manoel Severo e Junior Almeida no Cariri Cangaço Piranhas 2016
Quem é aficionado pela história nordestina, especialmente a do cangaço, deve estranhar um pouco quando observa em algum livro antigo fatos que já viu em algum lugar além da obra que se está lendo, seja em sites ou mesmo em livros mais novos. Pode-se até pensar: Esse livro é uma cópia de outro que eu já li. Não é isso. É o mais ou menos o contrário que acontece. Não que o livro novo seja uma reprodução total de uma obra antiga, mas a obra antiga é usada como fonte para novos autores. Grandes obras de escritores consagrados como Frederico Pernambucano de Mello, Luiz Ruben, João de Sousa Lima, José Bezerra de Lima Irmão, só como exemplo, citam os importantíssimos João Gomes de Lira, Ranulfo Prata, Rui Facó, Rodrigues de Carvalho, Optato Gueiros, Billy Jaynes Chandler, Marilourdes Ferraz, Alcino Alves Costa, Oleone Coelho, Antônio Amaury, Padre Frederico, Oliveira Xavier, Flanklin Távora, dentre outros.
Claro que é bem interessante quando um escritor da nova geração cita sua fonte de pesquisa, mas o que me deixa particularmente maravilhado é quando leio que o próprio autor conversou com cangaceiro fulano, volante sicrano ou coiteiro beltrano. Ano passado quando eu e demais integrantes da maravilhosa “família Cariri Cangaço voltava da Grota do Angico em Poço Redondo, após a missa de Virgulino Ferreira, Maria Gomes e mais dez almas que tombaram sem vida naquele local em 1938, ficamos esperando um companheiro voltar para o barco em um lindo restaurante, numa das várias entradas de trilhas que levam ao local do massacre. 
Ivanildo Silveira, Valquíria Lisboa e Antonio Amaury no Cariri Cangaço Piranhas 2015
Entre os vários entendidos no assunto presentes, estava o mestre Antônio Amaury. Sentado à sombra de uma mangueira e assediado por várias pessoas, o doutor paulista atendia a todos com presteza, tirando dúvidas dos presentes felizardos. No local estava também uma guia turística; Valquíria Lisboa, morena de olhos verdes, pernas grossas e muito bonita; Valquíria vestida a caráter como a própria Maria Bonita, parece que não tinha se dado conta de quem era aquele senhor tranqüilo que se dispunha a conversar com “alunos” curiosos. Só quando o Doutor Ivanildo Silveira, com sua potente voz, chamou Amaury pelo nome, é que ela percebeu estar ao lado de um dos mestres em cangaço. Os olhos da cangaceirinha pareciam duas lanternas acesas, visivelmente emocionada, ela quis imediatamente ser fotografada ao lado do ilustre pesquisador.
José Tavares, Valquíria Lisboa e Antonio Amaury no Cariri Cangaço Piranhas 2015
É isso que acontece, é diferente. O leitor, pesquisador ou mesmo o curioso pode ter acesso a milhares de informações, mas,ler ou conversar com quem viveu o fato ou com as pessoas que tiveram como fontes quem fez a história, faz diferença. Quando se vê nos livros do próprio Amaury que Dadá lhe disse isso ou aquilo, ou que Optato Gueiros levou sua volante para determinada localidade, onde houve sangrento tiroteio, ou até Oliveira Xavier, que conviveu com Padre Cícero e viu de perto a sedição do Juazeiro, dizer que viu fatos famosos da história nordestina é bem mais emocionante do que a narração de terceiros.
A leitura vicia, e a literatura cangaceira mais ainda, e observar nos livros clássicos, indispensáveis para quem quer entender alguma coisa do tema, que o autor conviveu de perto com quem fez a história, é algo maravilhoso. Além a emoção da leitura, outras nos são ofertadas pelo seminário Cariris Cangaço, ao fazer com que seus membros interajam com escritores renomados, familiares dos guerreiros do sol e locais dos fatos cangaceiros. Ano que vem se Deus assim nos permitir, estaremos juntos, vivendo novas emoções.

Junior Almeida, pesquisador e escritor
Capoeiras-Pernambuco
Fotos: José Tavares de Araujo Neto
Fala Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador Narciso Dias, Presidente do GPEC: 
"Presenciei esse momento Junior Almeida e me lembrei do primeiro contato com o mestre Amaury no aeroporto do Juazeiro em 2010, fiquei meio que anestesiado também é de igual teor foi com Frederico, Luitgarde, entre outros não menos importantes, isso é o que faz a Família Cariri Cangaço."

Fala Valquíria Lisboa:
Gostaria de agradecer ao gentileza dessa pessoa queria José Tavares pelo carinho... De fato não a história mais encantadora do que o cangaço, assim como já descreveu o José Tavares, foi um dos melhores encontro que um leitor pode ter é se depara com um escritor na qual vc admira, amo a saga cangaço, já cheguei a ter a oportunidade de ler bons livros que traz esse tema apaixonante e sou uma fã do Dr Antônio Amaury... Sou apaixonada pelo cariri cangaço, homens e mulheres de visão e apaixonados por nossa história.No fundo todos temos um pouco de cangaço/volante em nossas veias"

Nenhum comentário: