O Coiteiro Pedro de Cândido e as Evidencias da Traição por:Rangel Alves da Costa

Coiteiro Pedro de Cândido

O famoso coiteiro Pedro de Cândido sempre teve seu nome envolto em mistérios. Sem dúvida, um dos personagens mais emblemáticos do cangaço. O filho de Dona Guilhermina e Seu Cândido, então donos das terras onde está situada a Grota do Angico, e irmão de Durval Rodrigues Rosa, por muito tempo foi apontado ora como traidor de Lampião, ora como vítima de maus-tratos da volante alagoana. No primeiro caso, simplesmente delatou o bando. No segundo, foi forçado a delatar.

Contudo, interpretando uma passagem de um texto escritor pelo historiador e pesquisador José Jairo (“O Lobisomem e o Coiteiro de Lampião”, disponível em http://cariricangaco.blogspot.com.br/…/o-lobisomem-e-o-coit…), logo se tem como induvidoso que Pedro de Cândido realmente traiu Lampião, que agiu não por que foi torturado, ameaçado ou teve dedos das mãos decepados, mas que assim o fez premeditadamente, ou seja, falou onde era o coito porque quis e por vontade própria. Mas por que assim fez?


Mas vamos ao que diz José Jairo no seu texto: “Por ironia do destino coube a Pedro de Cândido juntamente com seu irmão mais novo, Durval, levar as forças policiais até a Grota de Angico no fatídico dia 28 de julho de 1938 no que culminou na morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros além do bravo soldado Adrião Pedro de Souza. Após a morte de Lampião, o ex-coiteiro Pedro de Cândido assumiu o posto de subdelegado de Piranhas destacando no Distrito de Entremontes substituindo o seu irmão José Rodrigues Rosa conhecido por Zezé de Cândido”.

Lamartine Lima, Jairo Luiz e Manoel Severo


Um trecho conclusivo há, pois, há que ser destacado: “Após a morte de Lampião, o ex-coiteiro Pedro de Cândido assumiu o posto de subdelegado de Piranhas destacando no Distrito de Entremontes”. Tal afirmação implica em verdadeira revisão histórica do muito que já foi dito e escrito sobre a participação de Pedro de Cândido na chacina de Angico. Implica ainda em dizer que Pedro de Cândido traiu mesmo a confiança do líder cangaceiro e seu bando. E que, através de sua ardilosa ação, pôs fim ao cangaço. E mais: traiu em troca de benesses pessoais.

Ora, não há como concluir de modo diferente. As causas e as consequências do fato se entrelaçam perfeitamente. Vamos aos alinhavos: Pedro conhecia muito bem o local do coito cangaceiro, pois nas terras de sua família. Pedro servia como coiteiro ao bando, levando e trazendo recados e objetos, sortindo de mantimentos. Pedro era rapaz audacioso, ambicioso, sonhador, não se acostumando com aquele mundo de mesmice. Pedro desejava prosperar no seu meio. E Pedro mais tarde foi alçado à posição de subdelegado de Entremontes, distrito de Piranhas. Mas por que tal posto somente foi conseguido depois da chacina de Angico?

Simplesmente por que alguém enxergou sua ambição e foi em cima de seu ponto fraco, oferecendo tal posto acaso passasse a ser colaborador das forças policiais. E, mais de perto, dissesse onde Lampião e seu bando pudessem estar acoitados. Ou, noutra vertente da mesma situação, ele mesmo, já pensando em chamar para si o posto de subdelegado, simplesmente procurou a polícia e ofereceu seus préstimos de delação, sob a condição de receber aquela destacada posição.

Caravana Cariri Cangaço em Entremontes: De frente à "Bodega" de Pedro de Cândido

De qualquer forma, inegável que a posição alcançada por Pedro de Cândido após a chacina de Angico teve por consequência a participação deste como delator. Impensável que a polícia fosse prender e torturar alguém e depois oferecer um prêmio tão dadivoso. Igualmente impensável que Pedro de Cândido tivesse conquistado tal posto se não tivesse colaborado com os objetivos da volante. A verdade é que o posto de subdelegado foi uma retribuição a ele concedida não só pela traição a Lampião como pela indicação exata de onde o bando estava acoitado. Também pelo sucesso da empreitada e aquelas tantas cabeças cortadas.

Pensar o contrário seria negar o dom da compreensão. Neste passo, por que o também coiteiro Joca Bernardes, que supostamente teria informado a policia das suspeitas que recaíam sobre Pedro de Cândido, não recebeu qualquer recompensa? Há relatos dando conta que Bernardes, com ciúmes de Pedro, procurou o sargento Aniceto Rodrigues para dizer que aquele talvez estivesse mantendo contato com os cangaceiros, pois tendo adquirido volumosos mantimentos. Acaso tal acontecido fosse confirmado, certamente que de algum modo Bernardes seria recompensado.

Mas por que a polícia recompensou somente Pedro de Cândido? Certamente pela sua frieza e coragem de traição a homens tão perigosos. Certamente pela infidelidade e deslealdade de conduta que pôs fim ao cangaço. Portanto, nada de tortura, nada de ameaça, nada de dedos e unhas arrancadas, apenas a ação pensada de um homem frio e ambicioso, interesseiro e perigoso. E talvez por isso mesmo que tivesse, três anos após Angico, pagado com a própria vida.


Escritor Rangel Alves da Costa
Poço Redondo-Sergipe

35 comentários:

Anônimo disse...

então o depoimento de joão bezerra, dizendo com todas as letras que, dentre outras coisas, encostou o punhal na costela mindinha de pedro até a lamina entortar e pedro concordar em entregar o coito, é falso?

marcello disse...

Há quem tenha o tenente João bezerra como herói.
No entanto, se atentarmos com mais cuidado para os fatos da história do cangaço, veremos
o contrário. há fotos de pedro de Cândido entre soldados, poucos dias após a morte dos cangaceiros.
e Pedro tivesse sido torturado, se lhe tivessem arrancado as unhas dos pés e mãos e lhe transpassado as costelas com um punhal, ele deveria está em um hospital sob a tutela da polícia, já que era tão bandido quanto os demais cangaceiros, e não solto e olhando os cadáveres.
Pedro de Cândido era amigo de João Bezerra. Dona sira, esposa do tenente,
deixou escapar em uma entrevista, que Pedro vivia dentro de sua residência, e eles sabiam que o mesmo era coiteiro de lampião. Em posse dessa informação, qualquer pessoa séria, já teria matado ou prendido lampião. Por qual razão ele nunca molestou a Pedro? seria ele o ponto de ligação para negócios escusos entre o tenente e lampião?

Antonio disse...

E depois uma família foi trucidada pelo maldito corisco.corisco matou uma família inocente enquanto o traidor tirava fotos com a Polícia .esse corisco era mesmo um verdadeiro fila da puta.

Unknown disse...

Quando Corisco soube da morte de Lampião no Angico, coberta de crueldade e traição como foi, quiz ele vingar a morte do capitão de uma maneira também muito cruel semelhante à mesma imposta pela volante contra o bando de Lampião. Talvez nem mesmo o Corisco tenha acreditado na história distorcida que ouviu á repeito dos traidores do bando de Lampião, mas isso não lhe empedio de cometer uma das maiores atrocidades daquele época, desimando uma família quase que por completa, que só não foi maior por intervenção de Dadá (mulher de Corisco).

Anônimo disse...

Na verdade ainda existe muitos fatos encobertos que talvez pessoas posam te levado pa o tumulo. E assim deixando muita pergunta no ar e sem resposta

Anônimo disse...

Na verdade este pedro de candito e outro coitero joca bernades sao ums fila da puta sendo assim culpados nao so pela chacina no angico mais pela a morte da familia inocente que corisco matou.

Anônimo disse...

Porque lampião passou 20 anos no cangaço e nao arrancou a cabeça de José Saturnino. Era prá ter arrancado a cabeça as mãos e os pés.

Anônimo disse...

A historia do cangaço é muito vasta, más Lampião foi muito ingênuo ficando quase uma semana no mesmo "coito", porém ele já tinha 40 anos, para a vida de cangaceiro era uma homem "velho" e também Quinta-feira e Luiz Pedro, acho que o cansaço das caminhadas pela caatingas levam a esperar pela própria morte.

Manoel Moreira disse...

Não foi Pedro de Cândido o delator de Lampião, ele era uma pessoa muito influente na região. Na verdade sua ligação com a denúncia, foi porque ele era compadre do comerciante Joca Bernardo e uma vez passou na casa de Joca e este havia feito uma produção de queijo, então Pedro levou os queijos e Joca ficou sem jeito de negar mas não gostou dos queijos terem sido levados. No outro dia o cangaceiro Pancada, desgarrado do bando de Corisco, passou na casa de Joca e contou que Lampião atravessou o São Francisco, mas ninguém sabia onde se encontrava, somente Pedro de Cândido sabia.
Joca, achando que os queijos iriam abastecer o bando de Lampião, resolveu se vingar e ´procurou o sargento Aniceto para delatar tudo que soubera.

Unknown disse...

Existem fatos que jamais serão revelados

Unknown disse...

Eu keria saber o pq era tão fácil entra pra policia naquela época alguem sabe mim dizer??

Unknown disse...

É a mesma facilidade que há em tempos de guerra, eles viviam num tempo de guerra

Airton Vieira disse...

O texto do Rangel é claro e direto, embora o último parágrafo possa inferir não isenção do autor. Mas o texto é muito bom. Que ironia do destino, o autor da facada tem o nome de um cangaceiro não menos frio que o "traidor" de Piranhas.

Anônimo disse...

Lampião o rei do sertão nordestino

Unknown disse...

Os policiais da capital certamente não se acostumariam com as condições do sertão. O homem que vivia no sertão este sim já estava acostumado. Era aí que nascia as volantes, acredito que nem concursoppúblico como é hoje para se assumir cargo público, haja vista que aquele fdp do joca Bernardes foi nomeado delegado (alguma coisa lá). O fato é que a violência partia dos dois lados e muitos entravam no cangaço e nas volantes para se vingar de um cangaceiro ou policial que tinha cometido alguma violência ou agressão "injusta" contra um familiar ou a própria pessoa. O ex cangaceiro 25 em relato conta que havia oficial de polícia que não sabia atender um telefone...
Quanto menos instrução a pessoa tiver mais inclinado à violência ela é? O que acham?

Unknown disse...

Acho que me enganei, quem recebeu a promoção foi Pedro de cândido

Anônimo disse...

A chacina da família de Domingo, Pedro de Cândido não teve nada a ver. Pesquise a verdadeira história para não falar mal de Pedro de Cândido. Recorde que Lampião era bandido.

Toni silva disse...

Não foi chacina!Foi uma linda FACHINA.

Glauco disse...

Mto bom o artigo as conclusões tiradas tem lógica. João Bezerra é poupado pelos historiadores porque seu filho é um dos grandes colaboradores no resgate da história do cangaço e os pesquisadores não não tem como mostrar a verdadeira face de Bezerra por conta do filho.

Glauco disse...

Mto bom o artigo as conclusões tiradas tem lógica. João Bezerra é poupado pelos historiadores porque seu filho é um dos grandes colaboradores no resgate da história do cangaço e os pesquisadores não não tem como mostrar a verdadeira face de Bezerra por conta do filho.

Unknown disse...

Porque naquele tempo não havia concurso público pra inserção na polícia, eram as pessoas que se "voluntariavam" a entrar na polícia, aqueles mais destemidos e que demonstrassem bravura eram incorporados.

Unknown disse...

Lampiao era ladrão e assassino tanto quanto a polícia da época. Por isso Pedro de Cândido foi um verme traidor e a polícia incompetente.A polícia tinha que encarar de frente Lampião, mas a polícia da épica era covarde e corrupta.

ALBERTO disse...

Dizem em alguma parte da história que foi o Pedr, por medo, entregou aquela família inocente para Corisco avisando que eles entregam o Lampião

ALBERTO disse...

Foi Pedro que entregou a família por medo de Corisco

Unknown disse...

Foi o Pedro.de Candido que delatou a família ventura para Corisco. Não se esperava outra atitude de um traidor covarde como ele era

Fernando Cunha disse...

Texto muito grande mais que provavelmente não condiz com a verdade... Mas cada um pode dar sua opinião enquanto a verdade não aparece.

Unknown disse...

Enquanto isso, ainda há mistérios do acontecimento do grota do anjico pra ser revelado. A magia do Rei do cangaço não acaba é nunca!!!

Unknown disse...

Ainda há mistérios a serem desvendados no massacre da grota do angico. O Rei do cangaço e suas histórias sem fim.

Unknown disse...

Verdade traidor, lampião odiava quem o traisse

Eduardo Simões disse...

Que absurdo é esse artigo!!! É muito fácil ser valente e julgar os outros atrás de uma escrivanhinha confortável, criar heróis a esmo, ainda que sejam autores de crimes que qualquer pessoa culta diria ser coisa de psicopata, independente do lado em que se posicione o assassino. O verdadeiro delator de Lampião foi Joca Bernardes, que entregou Pedro de Cândido para polícia. Cândido falou e levou a polícia ao Angico sob ameaça, e depois assentou praça na polícia porque sua vida não estaria em perigo se ele continuasse civil, e seu assassinato foi bem uma "queima de arquivo", pois ele sabia muito dos podres da polícia e dos fazendeiros de "bem" das redondezas. Joca Bernardes foi tão canalha que entregou o vaqueiro Domingos Ventura, que nada tinha a ver com a traição, para o psicopata do Corisco, que massacrou esse inocente com quase toda a sua família, em 5/8/1938. Depois de tudo isso, o maior, senão o único, vilão dessa traição: Joca Bernardes morreu a morte dos justos, já bem velhinho, nunca assumindo, nem negando, a sua traição... Esse artigo é muito constrangedor, num blog que quer fazer história séria do cangaço.

Anônimo disse...

Na verdade, fizeram a maior covardia com o Capitão Virgulino Ferreira da Silva, o nosso lendário e temido Lampião. dizem que costeiros, mostraram para a Polícia, a sua localização exata na grota de Angicos. a Polícia os pegou de surpresa, embriagados, dizem até envenenados sem chchancededefesa .

Anônimo disse...

NÃO deveriam ter matado Lampião e de metralhadora e sim, já deveriam ter prendido o mesmo e que ele pagasse à justiça por seus crimes cometidos. Fizeram a maior covardia com eterele, que foi morto por emboscada e sem mínima chance de defesa morreu o

Jefferson Tolentino disse...

Texto Interessante, mas não acredito que um pequeno agricultor e coiteiro de Lampião tinha poder de barganha para negociar e impor a polícia condições para entregar Lampião. Devido a cobrança que a volante estava tendo (CEL. José Lucena) caso soubessem que ele sabia onde estava lampião, a abordagem seria dura e do tipo " ou você diz ou você Morre. Acredito na versão que foram pressionados, até torturados para dizer. e Por favor, não venham menosprezar a ação, ou a coragem da volante, esse método era usado por ambos os lados, é a história sendo contada. Emboscadas, torturas, ocorriam diariamente e de ambos os lados, infelizmente.

Naquele momento e nessa circunstancia, Pedro e Durval não tinha força para negociar. Devemos avaliar o contexto histórico, o Brasil de 1938.

Nithael disse...

Diante de todas as provas documentais, o livro do capitão bezerra, depoimentos totalmente alinhados de ex volantes, e o Durval rosa, essa teoria não procede, Pedro de Candido foi forçado pela volante a entregar lampião, ainda tentou ganhou tempo fazendo a volante ir atrás do seu irmão Durval na esperança que lampião acordasse cedo e deixasse o coito, depois disso como muitos outros, Sarturnino por exemplo, aceitou o cargo na policia para se defender de represálias.

Anônimo disse...

Eu gosto das histórias e especulações sobre a história do Lampião, e até hoje não se sabe a verdade, é muito mistério, deixando a história ainda mais interessante, será que algum dia descobriremos o real traidor???