Caravana Cariri Cangaço de Carnaval 2017


Quando nos referimos ao empreendimento Cariri Cangaço e ressaltamos que trata-se de uma extraordinária construção coletiva, muitos não conseguem perceber a intensidade desse significado e como foi, é e será vital para o desenvolvimento não só de nosso evento, mas do sentimento que norteia nossas ações. O Cariri Cangaço é mantido por um instituto cultural: Instituto Cariri do Brasil, com personalidade jurídica, uma diretoria executiva, responsável pela legalidade de sua institucionalidade; tem em seus Estatutos a prerrogativa de manter um Conselho Consultivo de até 50 componentes; hoje o Cariri Cangaço possui 30 Conselheiros; personalidades ligadas aos objetivos do instituto e que representam 8 estados da federação; e ainda um Curador, responsável pelas principais ações e representações da Marca Cariri Cangaço, são esses, unidos a uma Nação apaixonada pelo nosso chão que fazem tudo acontecer.

O período de carnaval se aproxima. Basicamente em função de nossas atividades profissionais nos impedirem de costumeiramente viajarmos de modo mais prolongado, acabamos aproveitando essas brechas do calendário para intensificarmos encontros e reuniões com confrades de todo o Brasil, na direção da construção da agenda Cariri Cangaço para os anos de 2017 e 2018.


Ingrid Rebouças e o Cariri Cangaço...

Desta vez estaremos saindo de Fortaleza nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, direto para Floresta em Pernambuco, a parada técnica nos permitirá chegar a tempo em nosso primeiro compromisso de trabalho: Município de Água Branca nas Alagoas, terra de nosso Conselheiro Edvaldo Feitosa,e a seu lado e ainda dos Conselheiros, Celsinho Rodrigues, João de Sousa Lima,Manoel Serafim, Archimedes Marques e Antonio Vilela, seremos recebidos pelos senhores, prefeito; José Carlos e vice,o amigo Moita. A reunião será as 10h da manha do dia 25, na pauta o consorcio para a realização de mais um festejado Cariri Cangaço em uma das mais belas e aconchegantes cidades do sertão.

O período da tarde do sábado nos reserva uma outra importante agenda. No vizinho município alagoano de Delmiro Gouveia, a Secretária de Cultura, Patricia Brasil, ao lado do prefeito municipal, Padre Eraldo, recebe o Conselho do Cariri Cangaço para reunião de trabalho: A força da memoria e historia de Delmiro Gouveia chegando no Cariri Cangaço de forma magistral, consolidando de vez o estado de Alagoas como sede importante e vital do Cariri Cangaço. 


Alcino Alves Costa, Patrono do Conselho do Cariri Cangaço

No domingo de carnaval, dia 26, a "Lapinha do Sertão", a mais bela cidade ribeirinha do país; Piranhas, recebe a Caravana Cariri Cangaço para as onze da manha partir para o berço de nosso patrono: teremos a honra de visitar a emblemática Poço Redondo, berço do Caipira mais famoso do cangaço, Alcino Alves Costa e será em seu Memorial, as 11:30h da manha a primeira reunião do Conselho Cariri Cangaço, com a presença de Rangel Alves da Costa e do prefeito municipal Junior Chagas, além de outras personalidades da vida cultural de Poço Redondo. na pauta a possibilidade da chegada do Cariri Cangaço também de forma oficial em Poço Redondo. A noite novamente arrancharemos na espetacular Piranhas.




Segunda-feira de carnaval, dia 27, dia Sagrado ! Sairemos de Piranhas, passaremos em Petrolândia para abraçar o estimado Jadílson Ferraz e seguiremos para almoçar em Floresta, ali ao lado dos Conselheiros, tendo  a frente Manoel Serafim, e ainda confrades do GFEC; Marcos de Carmelita, Cristiano Ferraz, Amelia Araujo, Ana Gleide, Betinho Numeriano, Giovane Gomes de Sá, Denis Carvalho, Leo Gominho e muitos outros confrades, teremos a tarde uma grande reunião de trabalho para consolidação do segundo Cariri Cangaço em Floresta. O dia ainda marca reunião com o prefeito municipal de Floresta, Ricardo Ferraz.




A Terça-feira de carnaval, 28 de fevereiro, temos agenda semelhante na Vila mais famosa do cangaço. Nazaré recebe a Caravana Cariri Cangaço para a primeira reunião de nivelamento para a realização do Cariri Cangaço Centenário de Nazaré; dentro dos festejos preparados pela comunidade em celebração aos seus 100 anos de fundação. A família nazarena tendo a frente Rubelvan Lira promoverá esse encontro a partir das 10 da manha. A tarde partimos para a Fazenda São Miguel do inesquecível "Seu Luiz de Cazuza", em Serra Talhada em visita de cortesia e trabalho.


Helena Câncio, da Fundação Padre João Câncio

A quarta-feira de cinzas, dia 01 de Março, nos reserva ainda mais uma agenda importante de trabalho. Na cidade pernambucana de Salgueiro, estaremos sendo recebidos por Helena Câncio, presidente da Fundação Padre João Câncio; dentro do esforço de aproximação institucional e operacional entre a Fundação, que promove dentre outras iniciativas de sucesso, a festejada Missa do Vaqueiro, de Serrita; e o Cariri Cangaço. Haja fôlego... Mas sem dúvidas, um carnaval diferente com som do "baião " do Rei Luiz Gonzaga e cheiro de sertão. Nos aguardem , tudo o que aconteceu e acontecerá nesta agenda da Caravana Cariri Cangaço de Carnaval, acompanharemos através deste Blog. 

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
23 de Fevereiro de 2017
Fortaleza, CE

Nenhum comentário: