Cine São Luiz e o Cariri Cangaço 2018: Onde Nascem os Bravos !


Em mais um momento cheio de significado o Cariri Cangaço inova e se consolida como um dos mais genuínos fóruns de debates e aprofundamento sobre a historiografia do cangaço e temas capilares do universo nordestino. O evento em Fortaleza que já havia sido acolhido pela Assembléia Legislativa do Ceará, pela Universidade Federal através da Casa José de Alencar e pela Academia Cearense de Letras teria na noite de seu terceiro dia na capital cearense mais um grande anfitrião: O majestoso Cine- Teatro São Luiz, localizado na mais famosa praça alencarina; a praça do Ferreira; centro de Fortaleza.


O Cine-Teatro São Luiz, localizado no centro da cidade de Fortaleza, capital do Ceará , tem capacidade para 1.050 pessoas e teve sua construção iniciada em 1939 pelo Grupo Severiano Ribeiro, sob projeto de Humberto da Justa Menescal. A decoração, o teto e as paredes laterais ficaram a cargo de Osório Pereira e Marcelino Guido Budini. No local, funcionava o Cine Politheama, também do grupo, e era vizinho à residência da família Severiano Ribeiro, que foi parcialmente destruida para abrigar passagem lateral do prédio, na Praça do Ferreira. Em  1958, a edificação foi concluída e inaugurada. Sua primeira sessão foi em 26 de Março, com a exibição do filme Anastácia, a princesa esquecida, e a renda foi revertida em benefício da Campanha de Benfeitores da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e do Asilo do Bom Pastor. Estiveram presentes à solenidade as autoridades locais e o Senhor Luiz Severiano Ribeiro, idealizador e proprietário do Cinema São Luiz. A programação ainda se estendeu por um mês, tendo projeção de filmes diariamente. 
O edifício possui um hall, cujas escadarias têm piso e revestimento em mármore de Carara, além de três grandes lustres de cristal importados da Checoslováquia. A edificação passou por algumas modificações para acompanhar as inovações tecnológicas, como a implantação de equipamento de som mais moderno, climatização e adaptação a portadores de necessidades especiais.Em 1995, o São Luiz passou a ser o principal espaço de apresentação do Cine Ceará. É também espaço para outros festivais de cinema que ocorrem em Fortaleza. Em 2014, foi revitalizado e reinaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, que comprou o cinema, o qual passou a abrigar, ainda, um escritório da Secretaria de Cultura do Ceará. 
.
Na programação; com entrada franca aos convidados; a presentação em grande estilo da película Onde Nascem os Bravos, de Daniell Abrew; ator, cineasta, roteirista e produtor. Daniell é cearense de Quixeramobim e aos 7 anos de idade iniciou seus primeiros trabalhos cinematográficos em curta-metragem na fazenda do avô localizada no interior do Ceará, em Quixeramobim, onde passou a maior parte de sua infância. Em 2005 foi diretor de Centopeia, o primeiro longa-metragem do gênero ficção-científica do Ceará lançado nas salas de cinema em 2008 e relançado em 15 de janeiro de 2010 no próprio Cine São Luiz.
 
 
Jonas Luis da Silva, de Icapuí, Manoel Severo e Daniell Abrew  e a recepção aos convidados do Cariri Cangaço no Cine Teatro São Luiz.

Com Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, como mestre de cerimonia na noite cinematográfica do Cariri Cangaço Fortaleza, o filme e o diretor foram apresentados pelo cineasta e produtor Jonas Luiz da Silva, de Icapuí, que falou da trajetória de Daniell Abrew desde os tempos iniciais de um sonhador espetacular até os dias de hoje como consagrado cineasta de uma nova geração de cineastas cearenses, para logo em seguida o próprio Daniell Abrew dá as boas vindas aos convidados do Cariri Cangaço Fortaleza.

 
 
 
Jonas Luis da Silva, de Icapuí, Manoel Severo e Daniell Abrew  e a apresentação de 
Onde Nascem os Bravos dentro do Cariri Cangaço Fortaleza 2018.

A película de forma ousada para a temática, não apresenta nenhum diálogo ao longo de seus 85 minutos de exibição. Com trilha sonora e música, originais e uma fotografia instigante e preciosa prende a atenção do expectador do começo ao seu final na trama envolvente entre os personagens Mumbaça e Alfinete. Com orçamento tímido e desafiador, com gravações realizadas de forma colaborativa, Onde Nascem os Bravos se destaca por mostrar o orgulho de levar para as salas de cinema de todo o país um produto final de qualidade, criatividade e ousadia. 


 
"Mumbaca, um ex-soldado de uma força volante que se tornara bandoleiro, no final do século XX, distante do crime e da violência que se alastrava pelo Nordeste, tem sua esposa cruelmente assassinada pelo famigerado cangaceiro Alfinete. Perdidos nas matas inóspitas do sertão e separados pelo ofício, os dois travam uma batalha particular ao passo que enfrentam as intempéries da natureza e os limites da sobrevivência..."



Os convidados do Cariri Cangaço conheceram de perto o novo cinema cearense. Onde Nascem os Bravos, a película apresentada na noite; que tem Daniell Abrew na direção e também assinando o roteiro além de atuar como ator e protogonista principal do filme; é a primeira película de uma trilogia que já se destaca pela linguagem e ousadia do projeto. "A ideia é levarmos os outros filmes da trilogia para as edições futuras do Cariri Cangaço" comenta o festejado diretor Daniell Abrew.

Cariri Cangaço Fortaleza
Cine Teatro São Luiz, Fortaleza
28 de Abril de 2018


Imagens de uma noite de cinema...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cariri Cangaço Fortaleza
Cine Teatro São Luiz, Fortaleza
28 de Abril de 2018

Nenhum comentário: