Angico no Cariri Cangaço em Manhã Memorável no Café Patriota

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço abre a manhã de Angico no Café Patriota
o
Em mais uma manhã espetacular, a parceria Cariri Cangaço e Café Patriota proporcionou a Fortaleza a aguardada apresentação do Vídeo-documentário "Angico 80 Anos" do documentarista e Conselheiro do Cariri Cangaço, Aderbal Nogueira. Por longas e intrigantes 3 horas os convidados do Cariri Cangaço puderam conhecer mais de perto tudo o que cercou o ultimo dia de vida do Rei dos Cangaceiros numa manhã dedicada à memória do Mestre Jonas Luis da Silva, de Icapuí. "Para nós do Cariri Cangaço é uma grande honra dedicar esta manhã aqui no Café Patriota ao amigo mais que querido, um grande ser humano, um Mestre:Jonas Luis  da Silva, de Icapuí".

"Este documentário não contém uma unica intervenção de pesquisadores ou dos produtores; contém inteiramente depoimentos daqueles que estiveram lá, no fatídico 28 de julho de 1938 e vivenciaram na Grota do Angico o último ato de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião" confirma o produtor do documentário Aderbal Nogueira.
o
 Anapuena Havena e as Boas Vindas ao Cariri Cangaço
Manoel Severo apresenta Régis Frota
Régis Frota, presidente da Academia Cearense de Cinema
Documentarista Aderbal Nogueira apresenta Angico:80 Anos...
o
Mais uma vez os convidados do Cariri Cangaço lotaram todos os salões do Café Patriota, "observamos que o Cariri Cangaço é uma verdadeira família e além da maravilhosa manhã de conhecimento vivenciamos uma verdadeira festa e congraçamento, é uma honra o Café Patriota receber o Cariri Cangaço" revela sua proprietária, empresária Anapuena Havena. "O grande intuito da parceria Cariri Cangaço-Café Patriota é justamente possibilitar ao maior número de pessoas a possibilidade de aprofundar o estudo e o conhecimento desta temática tão forte e tão capilar para nossa gente, que é o Cangaço, como também outras temáticas que versam sobre a história e os principais personagens de nosso sertão. Nas duas primeiras palestras, em agosto e agora em setembro trouxemos Lampião, em Outubro será a vez de Fideralina Augusto Lima, em Novembro Padre Cícero e assim por diante, estamos muito felizes pelo espetacular acolhimento do público da capital cearense à nossa iniciativa" comemora o curador do Cariri Cangaço Manoel Severo.
o
o
Um público de mais de 80 pessoas compareceu à manhã Cariri Cangaço-Café Patriota. O debate ficou a cargo dos pesquisadores; Manoel Severo, Aderbal Nogueira e Ângelo Osmiro. A presidente da Academia Lavrense de Letras, Cristina Couto, o presidente da Academia Cearense de Cinema, Régis Frota, o secretário de cultura de Crato, Wilton Silva, os pesquisadores Lívio Ferraz e Lynda Veríssimo, Tomaz Cisne, Comendador Mariano, Afrânio Gomes, Ezequias Meneses, Edílson Filho, Alberto George, Cláudia Carvalho, Beto Souza, José Roberto Braga, Malvinier Macedo, Leo Henriques, Daniel Catunda, Lurdinha Linhares e Rosa Firmo estavam entre os presentes.
O
Manoel Severo e o Debate: Angico no Café Patriota
Ângelo Osmiro: Presidente do GECC e Conselheiro Cariri Cangaço
Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Ângelo Osmiro
Secretário de Cultura de Crato, Wilton Silva, Edílson Junior e na esquerda, Presidente da Academia Cearense de Cinema, Regis Frota e escritora Cláudia Carvalho
Ingrid Rebouças, Dra Maria Amélia, Manoel Severo e Comendador Mariano
Ingrid Rebouças, Manoel Severo, Ana Pinto Albuquerque, 
Aderbal Nogueira e Sandra Cordeiro
o
Por mais de tres horas foi possível passar pelos principais pontos e polêmicas que envolveram o cerco, o combate e a morte de Virgulino Ferreira da Silva e Maria Bonita. A manhã começou com a tradicional boas vindas pelo Café Patriota através de Anapuena Havena para em seguida termos as palavras do Presidente da Academia Cearense de Cinema Régis Frota, que ressaltou a importância dos vídeos documentários; em seguida Manoel Severo contextualizou o cenário e as circunstâncias do episódio Angico para na sequencia Aderbal Nogueira apresentar o Documentário "Angico-80 Anos", ao final da apresentação, Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Ângelo Osmiro formaram uma "bancada" para responder as perguntas dos convidados que lotavam o espaço cultural e gastronômico. 
o
 Brener Cavalcante e Manoel Severo
Ruy Gabriel e Cristina Couto
 José Roberto Braga, Arnaldo Nogueira, Manoel Severo e Beto Souza
 Dr Lino Máximo e Manoel Severo
o
"Quem teria sido realmente o grande herói de Angico? O tenente João Bezerra? O aspirante Ferreira de Melo? O soldado Antônio Jacó, conhecido por Manel Véi? Para mim o grande herói de Angico foi mesmo Virgulino Ferreira da Silva, que há 72 atras armou esse labirinto que é Angico e que até os dias de hoje não conseguimos sair dele...Vocês podem até achar que é uma bobagem o que eu digo, mas velho acaba ficando mesmo meio bobo e abestalhado, rsrsrs"
Alcino Alves Costa em depoimento a Manoel Severo no ano de 2010 em uma das visitas do Cariri Cangaço ao Angico 
no município de Poço Redondo, Sergipe...
Alcino Alves Costa é o autor da festejada obra,
"Lampião, Além da Versão:Mentiras e Mistérios de Angico"

Manoel Severo, Ingrid Rebouças e Aderbal Nogueira
Dr Lino Máximo, Manoel Severo, Alberto George e Aderbal Nogueira
Manoel Severo e Cláudia Carvalho
Manoel Severo e pesquisador Fred
oo
Presenças ilustres como o professor Joélcio Alves, dos empresários Jório Silveira, Marciano Silva, Carlos Manso, Dra Maria Amélia, Eveline Correia, Brener Cavalcante, do cineasta Ricardo Meira Arruda, Paulo Victor Gadelha, Radialista Roberto Gomes, Dr Lino Máximo e Lorena; ilustres componentes do Instituto Patriota; representados entre outros por, Sandra Cordeiro, Ana Pinto Albuquerque, Marcelo Filho e Arnaldo Nogueira; além de Magno Carvalho, Daniel Cruz, Ricardo Alan, Carlos Guillard, Felipe Mafuz e Ruy Gabriel formavam dentre outros a qualificada platéia do Cariri Cangaço-Café Patriota.
o
Joélcio Alves e Manoel Severo
 Rosa Firmo, Lourdinha Linhares, Manoel Severo e Malvinier Macedo
Teresinha Silva, Jório Silveira, Marciano Silva e Eveline Correia
Lynda Veríssimo, Lívio Ferraz e Manoel Severo
 Manoel Severo e Carlos Manso
 Manoel Severo e José Roberto Braga
Manoel Severo e Ricardo Meira Arruda
Dra Maria Amélia, Maristela Mafuz e Ingrid Rebouças
Dona Lenilse e Daniel Catunda
Leo Henriques, Manoel Severo e Magno Carvalho
Felipe Mafuz, Afrânio Gomes, Beto Souza e Tomaz Cisne
Marcelo Filho, Aderbal Nogueira e Ana Pinto Albuquerque

"Esta manhã de 15 de setembro foi espetacularmente especial, nossa segunda agenda no Café Patriota reuniu mais uma vez um extraordinário e qualificado público numa demonstração inequívoca da grande força da temática e da credibilidade de todo o Cariri Cangaço. O Café Patriota em si já é uma iniciativa coroada de êxito, proporcionando o equilíbrio perfeito entre a máxima gastronomia e o que temos de melhor em nossa cultura e historia, estão de parabéns os amigos Lincoln e Anapuena Havena, sensacionais. Sem dúvidas estamos particularmente muito felizes por essa nova empreitada que já demonstra seu grande sucesso na capital cearense. E para os amigos de Fortaleza o Cariri Cangaço está firmando mais uma grande parceria, desta vez com o Náutico Atlético Cearense através de seu Presidente, amigo Jardson Cruz, vem ainda muita coisa boa por aí, aguardem..." revela um entusiasmado Manoel Severo.

Flagrantes de uma manhã especial,
Parceria Cariri Cangaço-Café Patriota:ANGICO...


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cariri Cangaço e Café Patriota apresentam:
Angico, 80 Anos - Um vídeo de Aderbal Nogueira
15 de Setembro de 2018
Café Patriota, Fortaleza, CE


Nenhum comentário: