A Cangaceira Lídia, o Tempo e Juliana Por:Manoel Belarmino

Manoel Severo, João de Sousa Lima e Manoel Belarmino

Postei, recentemente, no Facebook um texto intitulado "Cangaceira Lídia: Amor, Traição, Valentia e Morte". O texto era sobre Lídia, a cangaceira companheira de Zé Baiano, que foi morta e enterrada pelo seu companheiro, acusada de traição, no riacho do Quartavo, na Fazenda Paus Pretos, em Poço Redondo.

Lídia, segundo os pesquisadores e seus familiares, era uma mulher muito bonita, de uma beleza admirável. A mais linda cangaceira do bando de Lampião.

Francelina, irmã de Lídia
Lídia nunca foi fotografada, mas foi encontrada uma fotografia de sua irmã Francelina que, segundo seus familiares, é muito parecida com a cangaceira.
Depois de minha postagem ser publicada a senhora Luciana Lima, moradora da comunidade Salgadinho, em Paulo Afonso (BA), onde Lídia nasceu e morou, fez comentários e postou uma foto da jovem Juliana, neta da Francelina da foto, irmã de Lídia, que eu havia postado junto ao texto. Juliana, a bela moça da foto, é sobrinha-neta de Lídia.

Juliana, sobrinha neta de Lídia...
Se a Francelina da foto, irmã de Lídia, parece com a cangaceira, a bela jovem Juliana, sobrinha-neta de Lídia, também é parecida demais. O tempo passa, mas a herança histórica e fisionômica permanece entre Lídia e Juliana.
Manoel Belarmino, pesquisador e escritor
Conselheiro Cariri Cangaço, Poço Redondo-SE

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom uma pergunta nunca nenhum familiar da Lidia foi ao local em Poço Redondo - SE, para fazer exumação dos ossos para enterrar em algum cemitério, realizar uma missa ou culto se forem evangélicos, pois a morte dessa moça foi muito violenta a mesma deve ter sofrido muito.

Jose Rosa disse...

Um bandido cruel e desumano como ze baiano, foi exumado. Uma vítima como foi Lidia, os seus restos mortais ainda permanecem no meio da caatinga. Lamentável.

Jose Rosa disse...

Querem excluir o meu comentário sincero: no brasil é assim, bandidos cruéis são transformados em verdadeiros heróis; uma vergonha. (Vão excluir?).

Anônimo disse...

Quando você se aprofundar na história verá que quem você aponta como heróis defendiam
Apenas seus interesses

Anônimo disse...

Nos EUA também idolatram bandidos do Velho Oeste . Pesquise ! E q essas coisas dão dinheiro