Do Fundo do Baú : Fuzilados do Leitão no Cariri Cangaço

Fonte: YouTube Canal:Aderbal Nogueira

Um dos pontos altos de qualquer visita para pesquisa sobre o cangaço no município de Barbalha sem dúvidas é a visita ao cenário emblemático do monumento dos Fuzilados do Leitão ; o famoso Alto do Leitão.  Ali, há poucos quilômetros do centro de uma das mais acolhedoras cidades do cariri cearense, "à beira da Estrada da Feira" que ligava Barbalha a Crato, aconteceu a covarde chacina do grupo do cangaceiro Lua Branca, último dos irmãos Marcelinos, pelo Sargento José Antônio da policia do Ceará. O Cariri Cangaço esteve por diversas vezes realizando pesquisa de campo e em 2010 ao lado de grande caravana, proporcionou um dos momentos marcantes daquela edição, ora documentada pela Laser Vídeo do Conselheiro Cariri Cangaço, Aderbal Nogueira, disponibilizada em seu prestigiado canal no You Tube, vale a pena rever. 

O Massacre do Alto do Leitão foi sem dúvidas um dos mais marcantes episódios do cangaço na região do Cariri. No dia 05 de janeiro de 1928 o último dos irmãos Marcelinosnesta época seus dois irmãos: Bom de Veras e João 22 já haviam sido eliminados; conhecido por Lua Brancaseria barbaramente assassinado pelo grupo do sargento José Antônioquando supostamente eram transferidos pela "Estrada da Feira", de Barbalha para cadeia do Crato e dali para Fortaleza. 

Caravana Cariri Cangaço 2010 no Alto do Leitão, Barbalha Ceará

Na oportunidade o mais novo dos Marcelinos era morto, ao lado dos companheiros João e Joaquim GomesPedro Miranda e Manoel Toalha, naquela dia os presos foram tirados da casa de detenção, a cadeia de Barbalha, com o destino ao Crato, o trajeto era feito por uma antiga estrada usada pelos almocreves que transportavam alimentos e outros gêneros oriundos da Serra do Araripe e das redondezas, para a feira do Crato (Estrada da Feira) . Cerca de alguns quilômetros do centro de Barbalha, o inesperado...

O sargento José Antônio junto a seus homens; ordenou que parassem e de posse de enxadas e pás começassem a cavar covas rasas à beira do caminho. O desespero e a coragem do grupo acabou tornando a chacina ainda mais dramática. Uns conseguiram com coragem cavar e esperar o desfecho provável... Outros não conseguiram e tentaram correr em fuga, todos tiveram o mesmo fim: Morte e sepultamento nas covas cavadas pelos próprios presos.  A antiga "Estrada da Feira" ainda guarda suas marcas  por entre as cercas e o que restou da caatinga bruta desses lados do sertão cearense.  

Cariri Cangaço 2010 Alto do Leitão
Por: Manoel Severo
Vídeo Aderbal Nogueira - You Tube

Nenhum comentário: