Vem aí Sílvio Bulhões pelas mãos de Pedro Popoff !!!


Um dia neste mesmo Blog, escrevi sobre a emoção de estar com o filho de Corisco e Dadá , numa especular visita que fizemos, eu e Ingrid ao lado de Archimedes e Elane a Maceió, vejamos : "Este maravilhoso e encantador universo do cangaço! Um fenômeno de natureza beligerante que marcou por décadas os conflitos rurais de nosso sertão , com uma força extraordinariamente grande, guarda fortes relações com nossas raízes  e que trouxe tanta dor ao povo do sertão é capaz de nos proporcionar surpresas verdadeiramente fantásticas, uma delas: Sílvio Bulhões; filho dos lendários capitão Corisco e sua intrépida companheira, Dadá.

Manoel Severo e Sílvio Bulhões

Conversar com Sílvio Bulhões, conhecer sua história, aproximarmo-nos de seu sentimento é algo de valor inestimável, tanto pela riqueza  e curiosidade histórica de sua vida como pelo grande ser humano que é, capaz de traduzir em poesia uma verdadeira saga de um menino que teve "dois pais e duas mães" aos quais dedicou todo o amor. O pequeno e grande Sílvio, filho de Corisco e Dadá, nasceu duas vezes: "Fui parido nas caatingas por minha mãe Dadá em um parto auxiliado pela cangaceira Moça, de Cirilo, em 1935  e depois tive um novo parto nove dias depois por minha mãe Liquinha, irmã do Padre Bulhões". O homem que teve dois pais: Corisco e Padre Bulhões e duas mães; Dadá e Liquinha; sempre nos recebe de braços abertos e torna todas as visitas, inesquecíveis..."


Bem , daí esse maravilhoso Universo do Cangaço nos permite encontrar outra personalidade simplesmente sensacional; esse um menino prodígio, um predestinado, um jovenzinho com muita estrela e um coração do tamanho do planeta; Pedro Popoff...

Aos 14 anos, Pedro Popoff é uma das mais festejadas personalidades mirins do universo sertanejo do sul do país. Filho de Bauru, com avós russos, o pequeno bauruense tem o coração nordestino, ama alma nordestina, “é uma cultura muito rica”, diz. Por isso, sempre que pode, lá está o menino do cordel, falando sobre o assunto e levando Cordéis para os amigos. Mais do que conhecer o Nordeste pelos filmes, poemas e músicas, Pedro já esteve em terras nordestinas, ja fez varias viagens ao nordeste e em especial participou de tres grandes edições do Cariri Cangaço; Exu, terra de Luiz Gonzaga, Fortaleza e Juazeiro do Norte. Mas ele ainda quer voltar para o cenário de Lampião e Maria Bonita muitas outras vezes e o próximo destino já está certo. “Eu gosto muito da Grota de Angicos, onde Lampião morreu. Ano que vem pretendo dormir lá, só eu, meu pai e minha mãe. Lá é lindo!”, planeja Pedro. Pedro Popoff foi premiado como "Jovem Destaque" justamente por ter criado a Cordelteca Gonçalo Ferreira; a primeira do gênero, no Sudeste. O cordelista conta que brincava com bonecos inventando histórias e a conversa entre os personagens era sempre em rima com sotaque nordestino. A partir daí, foram surgindo os primeiros cordéis de autoria própria.

Pois agora teremos os dois juntos, Pedro Popoff promove em seu Instagram um grande encontro numa live sensacional com o amigo Sílvio Bulhões, filho de Corisco e Dadá, simplesmente imperdível ! 

Live com Sílvio Bulhões
Dia 29 de Julho de 2020 às 20 horas
no Instagram de Pedro do Cordel

Nenhum comentário: