Aloysio Pereira Lima e o Memorial em Princesa Isabel Por:Jose Pereira Lima Neto

Aloysio Pereira Lima

Caro Severo, ninguém ignora na Paraíba a vida e as ações  de Aloysio Pereira Lima, meu pai, político sem mácula, sucessor honrado do coronel José Pereira Lima, meu avô, que teve seu nome ligado a Revolução de Trinta, no estado da Paraíba. 

Papai fez jus à coragem cívica de meu avô, militando na vida pública do estado e da sua querida Princesa Isabel, sabendo distinguir o interesse publico de quaisquer outro. Por mais que tal patrimônio cívico esteja bem na memória da Paraíba, necessário se fazia perpetuá-lo em um memorial físico, responsável não só pela guarda e exibição de seus objetos pessoais numa perpetuação legítima de sua existência dedicada ao bem estar de seus conterrâneos, mas, igualmente, de documentos e registros permanentes de suas ações político - administrativas, suficientes para comprovar sua honestidade pessoal, e, igualmente sua ação em favor de sua querida e amada gente. 

Honra-me tê-lo tido como pai, amigo, conselheiro, confidente, razões maiores que justificam minha iniciativa em homenageá-lo, e ao meu avô José Pereira, construindo um memorial, em Princesa Isabel, para preservação da vida e obra de ambos os líderes. Tal empreendimento é de tal grandeza histórica e diz da sensibilidade e do meu compromisso na preservação da memória dos homenageados e da história da Paraiba. Acompanhei com vivo interesse, a live do Cariri Cangaço, ocorrida ontem, dia 04/09/2020, que contou com a participação do conterrâneo Emanoel Arruda,  do ex-prefeito Thiago Pereira e também do ex-prefeito Dominguinhos, além do amigo Severo.

Oportuno, respeitoso e esclarecedor este evento. Sinceramente, desejo que possa tê-los presentes na abertura do memorial em breve. Será sem dúvida um dia marcante e de fortes emoções. Minha eterna gratidão a André  Vasconcelos e colaboradores, que muito me ajudaram nesta árdua missão de ver realizado e materializado meu sonho. Pela atenção meu muito obrigado! Abraço! 

José Pereira Lima Neto, João Pessoa 05/09/2020

Princesa Isabel terá Memorial em homenagem ao Coronel José Pereira e ao ex-deputado Aloysio Pereira


A história e a memória do ex-deputado estadual Aloysio Pereira Lima e de seu pai, o lendário caudilho princesense coronel José Pereira, líder da Revolta de Princesa, em 1930, serão preservadas e terão um memorial, segundo anunciou nesta sexta-feira (2) o filho do ex-parlamentar, José Pereira Lima Neto. De acordo com José Pereira Lima Neto, o memorial, com nome a ser definido nos próximos dias, será construído numa área lateral da casa do ex-parlamentar em Princesa Isabel, localizada na praça Epitácio Pessoa, vizinha ao Palacete dos Pereiras, no Centro da cidade.
“Tenho o dever, a obrigação moral, política, histórica e cultural de, ainda mais como filho e neto, honrar as biografias e legados de vovô Zé Pereira e de meu pai, Aloysio Pereira. Minha idealização foi integralmente apoiada por minha irmã Gláucia e igualmente chancelada pelos nossos filhos e sobrinhos, e agora será materializada, às expensas da própria família”, afirmou.
Na avaliação de José Pereira Lima Neto, a edificação “vai resgatar e preservar a memória e a história, a trajetória de protagonismo de dois filhos de Princesa Isabel, cujas vidas exemplares foram pautadas no bem servir à nossa terra. Por isso, o memorial será uma volta às origens, sem, contudo, perder com o legado de ambos, nas devidas proporções históricas, a perspectiva de futuro”.
Ele antecipou que a obra  disporá de acervo amplo, como documentos, correspondências, livros, fotos e objetos pessoais, entre outros itens. “Vamos disponibilizar fotos antigas, cartas, mobiliário e vestuário, além de livros e outros materiais que irão compor o acervo permanente do memorial”, revelou.
Com execução da VL Tecno Engenharia e projeto arquitetônico da arquiteta Fagna Juciene, a obra começará na próxima semana, com entrega prevista para abril de 2019, segundo também reforçou hoje o dono da empresa, engenheiro e empresário Verimarcos Leandro. “Será uma obra louvável e exemplar em Princesa Isabel e região que, a um só tempo, resgatará e homenageará a história de vida de duas importantes figuras princesenses que, nas suas dimensões respectivas, fizeram História. Há décadas que cobramos e aguardamos uma iniciativa assim, tanto por parte dos poderes públicos e também dos próprios familiares, que desta vez, de forma pioneira, bancam a iniciativa. Parabéns à família. Agora a coisa vai”, destacou Verimarcos.
Ele disse que o memorial terá salão para exposições, sala administrativa, almoxarifado, copa-cozinha, banheiros masculino e feminino com acessibilidade e sistema de monitoramento eletrônico, além de pracinha e jardim.
Fonte:http://opiniaotriunfodigital.blogspot.com
Carlos Ferraz.

Nenhum comentário: